logo Melhores Destinos

Phuket ou Krabi: Qual é o melhor destino de praias da Tailândia?

Wendell Oliveira
Wendell Oliveira
04/12/2019 às 5:12

Phuket ou Krabi: Qual é o melhor destino de praias da Tailândia?

Polêmica: Phuket ou Krabi, qual é a melhor? Se você está planejando uma viagem para as praias da Tailândia, certamente já se deparou com essa dúvida. Seja na hora de se hospedar, fazer passeios pelas ilhas ou vivenciar a cultura local, escolher a sua “base” no litoral da Tailândia pode definir toda a sua experiência! Phuket e Krabi possuem estilos completamente diferentes. Se você ainda não se decidiu, confira agora qual é a melhor opção de acordo com o seu perfil de viajante!

Phuket ou Krabi?

Na hora de definir se é melhor ficar em Phuket ou Krabi, é importante entender a principal diferença entre as duas: Phuket é uma ilha (a maior da Tailândia!), já Krabi é uma província com acesso ao mar.

Leia também:
As melhores ilhas e praias da Tailândia
Qual a melhor época para viajar para a Tailândia?
Dicas e roteiro da Tailândia

Phuket é uma ilha, Krabi é uma província. As duas possuem aeroportos e barcos para Koh Phi Phi.

Tanto Phuket quanto Krabi possuem aeroportos internacionais, com voos diários e frequentes saindo da capital Bangkok e outras cidades tailandesas, como Chiang Mai. Graças às companhias low cost como a AirAsia, os valores costumam ser bem baixos, mesmo se comprados sem muita antecedência. É possível encontrar voos para ambos os destinos a partir de 300 baht (US$ 10)! Provavelmente a corrida de táxi até o aeroporto será mais cara que isso…

Vale mencionar que Phuket e Krabi acabam sendo a “porta de entrada” para as principais ilhas do Mar de Andaman, como Koh Phi Phi. Por isso, você obrigatoriamente passará por uma delas antes de seguir para as ilhas.

1. Praias: Phuket x Krabi

Muita gente fala mal de Phuket, e com razão: Patong, a principal praia da ilha, possui um clima meio esquisito, com muitos inferninhos, trânsito demais e uma qualidade de areia e água que não são exatamente o “padrão Tailândia”. Mas isso não significa que Phuket toda seja assim.

Fora dali, praias urbanas como como Kata, Karon e Surin são tudo o que podemos esperar de um excelente destino de férias. Um pouco mais afastadas, Nai Yang, Freedom e Paradise Beach são capazes de emocionar com a beleza de suas águas cristalinas e areias branquinhas. Cenários com uma natureza bem preservada ao redor e ainda desconhecidos da maioria dos turistas.

Confira as melhores praias de Phuket.

Freedom Beach, em Phuket

Freedom Beach, em Phuket

Krabi, por outro lado, tem basicamente duas praias onde concentram-se a maioria dos turistas: Ao Nang e Railay Beach. Ao Nang tem um clima bem familiar, com bons restaurantes à beira-mar, mas nada muito além disso. Espere por um lindo pôr do sol e… só. A maré baixa e a cor da água em Ao Nang nem sempre propiciam a melhor experiência de praia na Tailândia.

Railay Beach

Já a praia de Railay, a 15 minutos de barco de Ao Nang (200 baht ida e volta), tem uma paisagem romântica e encantadora, com morros de pedras que parecem sair do mar e envolver a praia em um cenário único. É o tipo de lugar onde o tempo demora a passar; ideal para relaxar, passar um tempo com a família ou ter uma lua de mel mais tranquila. De lá também saem passeios para algumas ilhas (os mesmos que partem de Ao Nang) e Koh Phi Phi.

Railay Beach, Krabi

2. Hotéis: Phuket x Krabi

Em Phuket é possível encontrar uma oferta maior de hotéis. Há muitas opções de resorts de luxo e hotéis de 4 e 5 estrelas, com vistas espetaculares e alto padrão de serviço. Alguns dos melhores hotéis e redes hoteleiras internacionais estão em Phuket, atraindo um público cosmopolita e com alto poder aquisitivo. Confira os hotéis em Phuket.

Hotéis na praia de Katathani, em Phuket.

Krabi, por outro lado, tende a ser menos desenvolvida. As opções de hospedagem nas praias próximas, como Ao Nang e Railay, enquadram-se mais no estilo “refúgio”: pousadas simples e acomodações em meio à natureza para quem busca por paz e sossego. Os preços mais baixos atraem bastante mochileiros. Confira os hotéis em Krabi.

3. Transportes: Phuket x Krabi

Phuket e Krabi possuem em comum a praticidade de terem aeroportos internacionais, mas também a quase total ausência de transporte público. Embora transfers sejam fáceis de serem reservados do aeroporto para o hotel, locomover-se internamente pode ser uma tarefa pouco prática.

Sem ônibus ou outro tipo de transporte regular, talvez seja necessário apelar para os tuk-tuks ou esperar pelos pouco confortáveis songthaews, como são chamadas as caminhonetes locais. O Grab, aplicativo alternativo ao Uber na Tailândia, também funciona no litoral, embora os preços possam ser mais caros do que os praticados Bangkok.

Ponto positivo para Krabi, já que as curtas distâncias de Ao Nang e Railay permitem fazer quase tudo a pé. As grandes dimensões de Phuket praticamente obrigam você a ter seu próprio transporte, ou perder tempo e dinheiro negociando com taxistas. Alugar uma moto é a opção mais comum e barata (a partir de 150 baht por dia), mas requer cuidados especiais e habilitação própria.

Aluguel de moto: uma boa opção na Tailândia, mas requer cuidados.

Aluguel de moto na Tailândia: uma boa opção, mas requer cuidados.

4. Vida Noturna: Phuket x Krabi

A vida noturna de Phuket é digna de destaque. Na infame Bangla Walking Street é possível encontrar bares com música ao vivo, restaurantes de frutos do mar, clubes, e até outros tipos de estabelecimentos que você provavelmente evitaria em uma viagem em família. O melhor e o pior da Tailândia estão na rua Bangla. Se você souber aproveitar, terá um experiência inesquecível… ou vai acordar com ressaca 🙂

Bangla Walking Street, em Phuket

Bangla Walking Street, em Phuket

Vida noturna em Krabi: Zzzzzzzzzz… Ok, exagero. Na verdade Krabi tem uma grande vantagem. Enquanto em Phuket os bares são próximos da praia ou nas ruas adjacentes, os bares de Krabi são verdadeiros ambientes pé na areia, onde você pode desfrutar de uma atmosfera muito mais relaxada ao som do barulho do mar — ou do karaokê mais próximo.

5. Preços: Phuket x Krabi

A Tailândia é conhecida como um dos países mais baratos do mundo para viajar. Tanto em Krabi quanto em Phuket os preços tendem a ser relativamente baixos. Phuket possui mais variedade de opções de compra em shoppings e lojas especializadas, enquanto Krabi oferece um melhor custo-benefício na compra de artesanatos e produtos locais.

Desde que você fuja dos extremos, em termos de gastos com alimentação, hospedagem e transporte, a diferença de preços entre Phuket e Krabi é irrelevante e não deve pesar no orçamento da sua viagem.

6. Atrações: Phuket x Krabi

Phuket tem história. Foi aqui que os portugueses chegaram, ainda no início do século XVI, deixando um grande legado cultural que ainda pode ser visto nas construções de Phuket Town. Há ainda belos templos, museus e festivais que já existiam muito antes da ilha ser descoberta pelo turismo. Dá para curtir um dia com as crianças do famoso aquário de Phuket e até mesmo fazer um passeio de helicóptero. Não há registros de turistas que tenham morrido de tédio por aqui 🙂

Centro histórico de Phuket Town, com influências chinesas e portuguesas

Centro histórico de Phuket Town, com influências chinesas e portuguesas

Já as atrações de Krabi são focadas na natureza exuberante da região, com suas florestas e manguezais. Além das ilhas, você pode fugir do óbvio e fazer passeios para o safári de Khao Lak, visitar as águas termais de Klong Thom ou o Parque Florestal de Thung Teao, com suas cachoeiras e piscinas naturais de água transparente.

7. Comida: Phuket x Krabi

Phuket e Krabi estão localizadas na região sul da Tailândia, onde os pratos locais costumam ser mais apimentados do que a média no país. Felizmente há várias opções de comida tailandesa e culinária internacional, sendo perfeitamente possível encontrar algo mais adequado ao paladar brasileiro.

Pad Thai, o prato mais típica da Tailândia. Também há versões com frango, porco ou vegetarianas

Pad Thai, o prato mais típica da Tailândia. Também há versões com frango, porco ou vegetarianas

Phuket dispõe de mais opções de restaurantes finos, além de shoppings com redes de fast food e praças de alimentação. A falta de sofisticação em Krabi é compensada pela variedade de feirinhas e barraquinhas de rua, bem como restaurantes mais rústicos à beira-mar — e com o pé na areia.

Conclusão: Phuket ou Krabi?

Tendo morado em Phuket e explorado cada praia da ilha, minha análise pode parecer um pouco enviesada. Mas o fato é que Phuket realmente apresenta uma variedade maior de coisas para ver e fazer do que Krabi. Praias para todos os gostos, excelentes hotéis, restaurantes sofisticados e atividades feitas sob medida para agradar todos os turistas.

No entanto, é justamente esse excesso de Phuket que vem a ser o seu maior defeito. Sem um planejamento adequado e dias suficientes para aproveitar as atrações, Phuket pode parecer apenas mais um lugar comum. Krabi, por outro lado, ainda guarda um que de exótico e é mais conveniente para estadias mais curtas. As distâncias menores, as acomodações em perfeita harmonia com a natureza e a praticidade de se locomover para as ilhas e praias mais próximas são suas maiores qualidades.

Resumindo: Vai passar bastante tempo na Tailândia e quer explorar as praias? Vá para Phuket, sem dúvidas. Deseja apenas um lugar para passar um ou dois dias e servir de base para os passeios para as ilhas? Krabi é sua melhor opção.


E você, é #TeamPhuket ou #TeamKrabi? 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *