logo Melhores Destinos

Quais viagens estão em alta no Brasil? Pesquisa revela motivos e destinos favoritos

Rafael Castilho
Rafael Castilho
24/09/2021 às 13:46

Quais viagens estão em alta no Brasil? Pesquisa revela motivos e destinos favoritos

O Airbnb encomendou uma pesquisa para entender o comportamento e as novas prioridades dos brasileiros na retomada das viagens, após um período sem atividades presenciais devido à pandemia. O resultado mostrou que as primeiras viagens devem ser para destinos próximos com objetivo de reconectar familiares e amigos.

De acordo com a pesquisa comanda pelo Ipsos, 84% dos entrevistados afirmaram que planejam realizar a primeira viagem pós-pandemia para se reencontrar com familiares e outros parentes. Já 55% garantiram que se sentem muito ligados ao seu núcleo familiar reforçando a necessidade do reencontro físico.

viagem de carro arredores brasilia

Pirenópolis (GO)

Sobre a distância a ser percorrida para a primeira viagem após pandemia, 82% disseram ter preferência por viagens de carro para perto de casa. Para estas viagens curtas, 75% dos entrevistados afirmaram ainda que o meio ambiente e a sustentabilidade são aspectos importantes a considerar nos destinos.

De acordo com o balanço do Airbnb no segundo trimestre de 2021, as reservas no Brasil já superaram os níveis pré-pandemia, com predominância de viagens para destinos a até 500 km dos centros urbanos, perto da natureza, para combinar descanso em família e trabalho ou estudo remoto. Segundo a plataforma de alojamento local, cidades menores, no interior ou litoral, têm se destacado na preferência dos hóspedes, como os municípios com até 50 mil habitantes. Entre eles: Itatiaia (RJ),  Mata de São João e Itacaré (BA), Torres (RS), Camanducaia (MG),  Imbituba e Porto Belo (SC), Pirenópolis (GO), Cunha e Ilhabela (SP).