Peru prorroga suspensão de voos para o Brasil
Peru prorroga suspensão de voos para o Brasil
O governo do Peru prorrogou a suspensão de voos comerciais com origem ou destino ao Brasil, África do Sul e Índia, visando limitar a disseminação de novas variantes do coronavírus no País. As restrições passam a valer até 15 de agosto, podendo ser novamente prorrogadas.
Sem a medida, a proibição dos voos para o Brasil terminaria no próximo dia 31 de julho. Recapitulando as medidas do governo peruano, as restrições das viagens recomeçaram em janeiro, após a segunda onda de contágio por aqui. E seguem sendo renovadas desde então.
Apesar de uma queda consistente no número de casos e de mortes por covid, o Peru identificou recentemente infeções pela variante Delta. Já são pelo menos 19 casos confirmados, dos quais 15 em Lima, o que alertou os médicos. As autoridades acreditam que o número real seja bem maior, já que para identificar a variante são necessários testes de DNA. Ao todo, o País registrou mais de 195 mil mortes por covid desde o começo da pandemia, chegando a uma alta taxa de 601 óbitos a cada 100.000 habitantes.
Com 33 milhões de habitantes, o Peru vacinou apenas 7,5 milhões (26% da população) com a primeira dose. E se aproxima de 4,5 milhões (7,8% da população) de pessoas totalmente imunizadas.
O governo está realizando maratonas de vacinação nos finais de semana para acelerar o processo, chegando a imunizar até 300 mil por dia nesses eventos.
A decisão impede as companhias aéreas Avianca e Latam de retomarem as viagens entre os dois países, mesmo com passageiros que não tenham como destino final o território peruano.
O Peru vai continuar fora da lista dos 109 países para onde brasileiros podem viajar. Nada de turismo em Machu Pichu, Cusco ou Lima, pelo menos por enquanto.
Confira o decreto governamental com a medida.