11 perguntas que você nunca deveria fazer para os funcionários do hotel
11 perguntas que você nunca deveria fazer para os funcionários do hotel
Quem nunca chegou na recepção do hotel com algum pedido meio ousado, pensando “o não eu já tenho”? Pedir check-in adiantado, tentar um upgrade de graça ou com jeitinho perguntar se o transfer pro aeroporto te leva até outro lugar? Mas, acredite, a equipe do hotel já ouviu de tudo e há perguntas que sempre se repetem.
Inspirados na matéria do MSN.com sobre coisas que você não deveria perguntar aos funcionários do hotel, reunimos aqui uma lista com 11 perguntas que todo hóspede já pensou em fazer, ou, pior, já fez. Evitar essas situações vai deixar sua estadia mais tranquila e a equipe feliz.
🛏️ Confira as promoções e reserve os melhores hotéis com desconto!
1. Posso fazer o check-in antes?

Chegar na recepção e perguntar se dá para fazer o check-in antes do horário é um clássico. Os hotéis têm horários de check-in e check-out por um motivo: a equipe precisa de tempo para limpar e preparar o quarto. Se você chegar horas antes, é bem provável que o quarto ainda esteja ocupado pelo hóspede anterior ou em processo de limpeza.
Mesmo que haja quartos vagos, a equipe não consegue garantir qual estará pronto. Por isso, o check-in antes do horário nem sempre é possível. Pergunte com jeitinho, e se receber um “não”, dê uma passeada pelo bairro ou aproveite as áreas comuns do hotel.
🛎️ Leia mais: Check-in mais rápido? Limpeza do quarto de hotel terá tempo máximo por lei
2. Você viu minha reclamação no Google?

Algumas pessoas acham que postar uma review negativa no Google ou reclamar no Instagram vai resolver qualquer problema na hora. A verdade é que, se algo der errado durante a estadia, o mais indicado é falar diretamente com a equipe da recepção. Eles não ficam de olho nas redes em tempo real, ou seja, sua chance de ter o problema resolvido na hora é quase nula.
Falando com educação, aumentam muito a chance de uma solução rápida. E se o erro for mesmo do hotel, você pode até garantir um upgrade de quarto ou alguma cortesia como pedido de desculpas.
3. Tem como me colocar num quarto com vista pro mar sem custo extra?

Quarto com vista para o mar é um clássico dos upgrades dos sonhos. Mas, como quase tudo que é especial na vida, tem um custo. Tentar um jeitinho para conseguir essa vista de graça é outra saia justa clássica que os hóspedes fazem a equipe do hotel passar.
Nossa dica de ouro? Aproveitar as promoções e os cupons de desconto que divulgamos aqui no Melhores Destinos. Dessa forma, aquele visual dos sonhos pode ser seu desde o começo da viagem e sem custar tanto a mais assim.
4. Por que o valor da minha diária é diferente da do meu amigo se os quartos são iguais?
Assim como acontece com passagens aéreas, as tarifas de hotel mudam constantemente. O preço que você paga depende de quando fez a reserva, por qual canal e se aproveitou alguma promoção. Lembrando que programas de fidelidade e pacotes especiais também podem influenciar o valor final.
🛎️ Leia mais: Pesquisa aponta as 10 maiores redes de hotéis no Brasil – quais você conhece?
5. Vocês não podem liberar só mais uma horinha no check-out?

É claro que sim! Você pode estender o check-out… pagando uma taxa! Normalmente custa entre 50% e 70% do valor da diária, mas não é tão simples. Se o quarto já estiver reservado para outro hóspede, nem pagando você consegue ficar mais um tempinho.
Assim como no check-in antecipado, os horários existem por um motivo. Permitir que cada hóspede fique um pouco mais atrapalha a rotina de limpeza e a chegada do próximo visitante. Lembra quando você queria entrar mais cedo e precisava que alguém saísse antes? Pois é, agora é o outro lado da moeda.
6. Por que o outro hóspede ganhou cortesia e eu não?

Alguns hóspedes recebem mimos ou pequenas cortesias porque participam de programas de fidelidade e alcançaram status especiais, ou seja, são clientes frequentes ou “VIPs”. Esses benefícios podem incluir upgrade de quarto, late check-out, café da manhã grátis, welcome drink ou acesso a áreas exclusivas.
Verifique antes o que está incluído na sua reserva e evite pressionar a equipe do hotel achando que todos os hóspedes deveriam receber o mesmo. Vai que conhecer essas vantagens faça você se interessar pelos programas de fidelidade dos hotéis?
7. Sei que o hotel está cheio, mas tem como eu ficar mais um dia?
Decidir ficar um dia a mais para aproveitar o destino é totalmente compreensível, só não vale pressionar a equipe, especialmente em datas concorridas, quando fica evidente que o hotel está cheio.
Mesmo que você já esteja hospedado, a extensão da estadia depende da disponibilidade. Se todos os quartos estiverem reservados, não há como garantir sua permanência. Liberar o espaço afetaria a reserva de outro hóspede e atrapalharia a operação do hotel. Não é falta de boa vontade, é só a logística do dia a dia mesmo.
🛎️ Leia mais: Os 11 melhores hotéis de luxo do Brasil de 2025, segundo prêmio da Forbes
8. Qual quarto os famosos ficam quando se hospedam aqui?

Quando a gente se hospeda em um hotel badalado e descobre que algum famoso já esteve ali, é quase impossível não sentir curiosidade. Mas cair na tentação de querer saber detalhes sobre qual quarto aquela celebridade costuma ocupar não é uma boa ideia.
As reservas e hábitos dos hóspedes são totalmente confidenciais, e a equipe do hotel não pode divulgar essas informações. Melhor manter a curiosidade na imaginação e aproveitar as mordomias do hotel sem invadir a privacidade de ninguém.
9. Posso trazer minha bebida do mercado e colocar no frigobar?

O frigobar do quarto é um serviço do hotel e cada item consumido é registrado e cobrado. Por isso, colocar bebidas próprias não é permitido oficialmente por uma questão de inventário e segurança. Alguns hóspedes acabam guardando sem avisar, mas melhor não perguntar sobre isso na recepção. O jeito mais seguro é aproveitar o que o hotel oferece ou guardar sua bebida discretamente no quarto.
10. Você pode dar um jeitinho e não cobrar a taxa de serviço?
No Brasil, pode acontecer de alguns hotéis cobrarem uma taxa de serviço, geralmente cerca de 10% sobre consumo de restaurantes e bares, que é repassado para a equipe que atende os hóspedes. O funcionário da recepção não pode simplesmente isentar você do pagamento, pois faz parte da política do hotel. Pergunte sempre com educação se a taxa é obrigatória e decida se quer pagá-la, sem constrangimento.
🛎️ Leia mais: Day Use – o que é, como funciona, quais as vantagens e quando usar esse serviço
11. Sei que o transfer é do aeroporto, mas vocês não conseguem me levar ali rapidinho?

Muitos hotéis, especialmente os próximos aos aeroportos, oferecem transfer gratuito entre o hotel e o aeroporto. De primeira, pode parecer que “não custa nada” pedir para o motorista dar uma esticadinha e levar você até um shopping, restaurante ou atração.
Esse transporte é uma cortesia para os hóspedes, mas tem custo e faz parte de uma operação logística: o motorista precisa seguir a rota definida para evitar atrasos. Se você quiser ir para outro lugar, o jeito é recorrer a outros meios de transporte, como ônibus, metrô, táxi ou Uber.
Que pergunta inusitada já fez ou presenciou na recepção de um hotel? E que outra pergunta você acha que deveria entrar nessa lista? Participe!