O que acontece se eu testar positivo para Covid-19 antes de retornar ao Brasil?
O que acontece se eu testar positivo para Covid-19 antes de retornar ao Brasil?
O governo determinou que viajantes brasileiros ou estrangeiros que estiverem voando para o Brasil deverão apresentar antes do embarque um teste negativo de RT-PCR para Covid-19. Mas o que fazer se o resultado der positivo? Quantos dias é necessário aguardar? A companhia aérea remarca a passagem aérea sem custo? Existe algum seguro viagem que cubra as despesas adicionais de hospedagem e eventuais custos com internação ou atendimento de saúde? Neste post você confere essas e outras informações para se planejar para este risco adicional nas viagens internacionais em tempos de pandemia.
É bom lembrar que mesmo usando máscara e seguindo as recomendações de segurança e de distanciamento social, todos nós estamos sucetíveis ao coronavírus. Seja na cidade onde moramos, ou no meio de uma viagem a trabalho ou lazer. Por isso, se você planeja viajar para o exterior em 2021, é bom se planejar e saber o que fazer em caso de imprevistos, por menor que seja a chance disso ocorrer. Inclusive alguns leitores nos escreveram relatando experiências recentes de quarentena obrigatória após testarem positivo para Covid-19.
O que fazer se o teste der positivo para Covid-19 no retorno de uma viagem ao exterior?
O primeiro passo é contactar a companhia aérea e informar do resultado do exame. A orientação é se isolar no local de hospedagem e não ir para o aeroporto, pra evitar o risco de contaminar outras pessoas, mesmo estando assintomático. Você não vai conseguir embarcar de volta para o Brasil.
Algumas companhias aéreas oferecem remarcação sem custo mediante comprovação da contaminação. O bilhete fica em aberto até que o exame dê negativo e você possa embarcar. Mas as empresas são livres para cobrar eventuais taxas e diferença de tarifa no caso de remarcações. Por isso, não deixe de avisar antes do horário de embarque, para evitar o “no-show”, quando fica caracterizado o não comparecimento do passageiro, o que geralmente acarreta em multas adicionais ou até a perda integral da passagem.
Quanto tempo após um teste positivo de Covid-19 eu posso realizar outro teste?
Um teste positivo indica que você contraiu Covid-19 há pelo menos 3 dias, mas não dá para saber ao certo quanto tempo vai demorar para a carga viral diminuir no seu organismo ao ponto de não ser mais detectada no exame. De acordo com os médicos, em média leva de 2 semanas após a contaminação para isso acontecer, independentemente de haver ou não sintomas. Mas pode demorar mais, dependendo de como o seu organismo vai reagir ao vírus.
Como os testes não são baratos (veja quanto custa um teste RT-PCR de Covid-19 pelo mundo), o ideal é esperar pelo menos 3 dias após o término dos sintomas para fazer um novo exame, quando haverá maior chance de um resultado negativo. Mas nada impede que você faça um novo exame num período menor.
Aonde eu vou ficar caso eu teste positivo para Covid-19 antes do retorno para o Brasil? Quem paga a conta?
Como regra geral, é de total responsabilidade do viajante providenciar estadia adicional durante o período de isolamento no caso de contaminação pela Covid-19. O ideal é ficar no mesmo local onde estava hospedado para evitar deslocamentos. Mas nada impede que você faça a reserva em outro hotel. É importante verificar se há alguma restrição da cidade ou do local de estadia.
A recomendação é ter um orçamento extra para contingências, suficiente e compatível com o país que será visitado. Pensar num plano B antes da viagem vai te ajudar a planejar os custos e identificar opções viáveis, caso um imprevisto aconteça. Ou até verificar se o destino oferece algum tipo de suporte nesses casos.
Nosso leitor José Carlos Garcia, médico de Belo Horizonte, testou positivo com sua família numa viagem de retorno do Caribe. Ficou em quarentena obrigatória no Panamá, mas por sorte num hotel pago pelo governo local. A princípio terá que ficar 14 dias, podendo retornar após conseguir o negativo no exame PCR.
O seguro viagem cobre despesas com a Covid-19?
A maioria dos seguros viagem, incluindo aqueles das bandeiras dos cartões de crédito, não cobre despesas relacionadas ao coronavírus, já que pandemias estão nas cláusulas de exclusão das apólices. Mas algumas seguradoras lançaram produtos específicos que incluem cobertura que inclui despesas médicas com a Covid-19 em viagens. É o caso da Allianz Travel, que oferece cobertura de custos com despesas médicas e hospitalares relacionadas a Covid-19, respeitando o capital segurado do plano contratado.
No entanto, a suspeita ou confirmação de Covid-19 não são eventos cobertos pela cobertura de cancelamento de viagem, ainda que declarada por um médico, sendo necessário que haja internação decorrente da doença na data de embarque para acionamento da cobertura de cancelamento de viagem. Já se houver comprovação de internação devido ao Covid-19 (ou em razão de qualquer outra doença) que impossibilitou o embarque de retorno ao Brasil, aí sim a passagem de volta será coberta pelo seguro, conforme o capital contratado e demais gerais.
Caso o viajante tenha contratado a cobertura adicional de Cancelamento por Diversas Causas (nossa recomendação), e esteja em isolamento ou em quarentena, declarados por relatório médico, aí sim poderá solicitar a cobertura de cancelamento de viagem e o reembolso das despesas específicas, conforme capital segurado do plano contratado e demais regras.
Vale lembrar que as despesas médicas em viagem podem custar muito caro dependendo do país que você estiver visitando. Portanto, é fundamental fazer um bom seguro viagem antes de deixar o país em meio à pandemia.
Posso retornar ao Brasil sem um resultado negativo por uma urgência pessoal ou profissional?
Não, o seu embarque será negado pela companhia aérea caso não apresente um exame válido com resultado negativo. Portanto, ao planejar uma viagem, tenha um plano de contingência, seja trabalhando remotamente, ou entrando em período de licença de saúde com a comprovação médica.
E você, ficou com alguma dúvida? Tem viagem planejada para este ano? Comente e participe!
Veja também: