logo Melhores Destinos

Pedra Redonda – conheça a trilha mais famosa de Monte Verde

Daniel Akstein Batista
14/09/2024 às 16:00

Pedra Redonda – conheça a trilha mais famosa de Monte Verde

É fácil entender por que a Pedra Redonda é um dos lugares mais bonitos e um dos passeios mais procurados em Monte Verde. A vista que se tem de lá de cima é espetacular – e a trilha para chegar até o topo é razoavelmente fácil.

Quando visitei Monte Verde, uma moradora disse ter duas coisas principais para fazer nesse distrito do sul de Minas Gerais: comer bem e fazer trilha. E é óbvio que aproveitei tudo, inclusive fazendo a trilha mais famosa da região.

Quer fazer os passeios da Pedra Redonda? Reserve aqui:

Tour de 4×4 por Monte Verde
Trilha pela Pedra Redonda com piquenique

Pedra Redonda

Monte Verde conta com boas trilhas na Serra da Mantiqueira, como a Trilha do Chapéu do Bispo e a Trilha do Platô, além das Trilha do Pico Selado e Trilha da Pedra Partida, que estão fechadas e sem previsão de retorno. Outra caminhada fácil, mas essa partindo do centrinho de Monte Verde, é a Trilha do Pinheiro Velho. Mas a mais famosa é mesmo a Trilha da Pedra Redonda.

A trilha tem uma extensão de 926 metros e o tempo estimado do percurso é de 1h30, ida e volta (mas que depende também do ritmo de cada pessoa). O topo da Pedra Redonda fica em uma altitude de 1.990 metros.

Como chegar à Pedra Redonda

Apesar de serem propriedades privadas, a área e os acesso para a Pedra Redonda eram antigamente liberados de graça para todas as pessoas, devido a um acordo entre os proprietários do local e a Prefeitura de Camanducaia. Com o fim da concessão, a Trilha da Pedra Redonda passou a ser administrada pela Move (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região), que comercializa os ingressos de visitação (R$ 41,90 por pessoa).

Para visitar a Pedra Redonda, é preciso comprar a entrada online ou contratar alguma agência se a ideia for fazer o caminho acompanhado. O local não vende ingressos na hora e, se chegar alguém desavisado, os funcionários orientam a fazer a compra online lá mesmo no site oficial.

A trilha da Pedra Redonda funciona das 8h às 17h para quem vai sozinho ou das 9h às 17h30 para quem vai com agência. Ao comprar o ingresso, já é preciso escolher o horário da visitação para um controle maior das pessoas no caminho. Quem vai sem agência pode optar por alguns horários (8h, 10h30, 12h30 ou 14h30), com tolerância máxima de 15 minutos de atraso. Segundo o site da Move, os visitantes têm que sair em 1h45. É obrigatório o uso de tênis ou calçados específicos de caminhada e, para segurança de todos, crianças de colo ou que não conseguem andar devem permanecer em cadeirinhas de trekking, slings ou similares durante todo o percurso.

Quem contrata uma agência para fazer o passeio já conta com o traslado incluso. Mas, para quem vai sozinho, o único jeito é chegar de carro – a não ser que alguém já queira começar a caminhada alguns quilômetros antes (mas saiba que a subida será looonga e cansativa, então melhor nem cogitar isso).

Partindo da Avenida Monte Verde, a principal do distrito de Camanducaia, é só seguir as placas indicativas até chegar ao destino, no final da Avenida das Montanhas. O caminho não é dos melhores e carros baixos podem ter uma certa dificuldade na subida dependendo do tempo (muito seco ou após muita chuva), mas no geral todos conseguem subir. O trecho, aliás, está em obras e logo ficará muito melhor.

Há um estacionamento com cobrança extra no final do caminho, mas muita gente prefere deixar o carro um pouco antes, perto da caixa d’água que tem lá embaixo (perto da entrada do Kuriuwa Hotel), para não ter um custo a mais. Só tome cuidado para não estacionar no lugar dos jipeiros e nem muito antes, complicando a subida de outros carros. Há também uma lanchonete e banheiro antes da entrada principal.

Nos finais de semana e nos meses de férias, principalmente em julho, época de maior movimento de Monte Verde, o acesso para a trilha da Pedra Redonda costuma encher, por isso mesmo a Move limita o número de visitantes em 600 pessoas por dia.

Como a Pedra Redonda lotou todo dia em julho, podemos dizer que no último mês de férias do inverno cerca de 18 mil pessoas passaram pelo local.

A trilha da Pedra Redonda

Segundo a Move, a trilha da Pedra Redonda é do nível intermediário. Como sou uma pessoa, vamos dizer, com pouco condicionamento físico, fiquei um pouco preocupado se eu conseguiria subir sem ter de desistir no meio do caminho, mas encarei até que bem – apesar de chegar lá no topo um pouco cansado, confesso.

A trilha recebeu algumas melhorias nos últimos meses, com escadas e até uma rampa, o que facilita bastante o percurso. A subida em si, no entanto, considerei até fácil, sem necessitar de muito esforço físico e escaladas mais complicadas. Como contratei um passeio, recebi um bastão de caminhada que achava ser desnecessário, mas que ajuda bem na subida e descida.

Como estamos a quase 2 mil metros de altura, realmente a caminhada se torna um pouco mais cansativa, principalmente na segunda metade do trecho. Os primeiros 500 metros são bem mais fáceis e, em cerca de 15 minutos, já chegamos a um mirante. Uma dica é dar uma paradinha lá, tomar água (não se esqueça de levar a sua ou comprar no quiosque da entrada), fazer fotos, recuperar o fôlego e continuar.

A segunda metade é mais íngreme, e são mais 15 ou 20 minutos para chegar ao topo. Eu ainda parei umas duas vezes no meio do caminho para descansar, mas quem está mais acostumado a caminhar e fazer trilhas subirá de boa.

A segunda metade tem mais subidas e é um pouco mais cansativa

Ao chegar (cansado ou não), o sentimento é um só: valeu a pena! A paisagem é linda, estamos bem na divisa de Minas Gerais com São Paulo, dá para caminhar por cima da Pedra Redonda e apreciar diferentes vistas. De um lado, vemos a região mineira; de outro, observamos São Francisco Xavier e até os prédios de São José dos Campos se o tempo ajudar 100% (quase foi meu caso, pois no fim do horizonte a vista já estava um pouco encoberta).

Quando fiz a trilha da Pedra Redonda, o clima estava bom (até quente demais, considerando que era inverno) e com céu praticamente todo limpo. Infelizmente, por causa do horário da visitação, não tem como ver o pôr do sol de lá, que deve ser maravilhoso também. Fui bem cedinho durante a semana, antes das 10h, e na minha subida só encontrei outras três pessoas.

 

Após apreciar todo o céu da região, a Serra da Mantiqueira e outras paisagens, começamos a descida de volta. E aí nem vi o tempo passar nem o pulmão gritar para puxar mais ar – o retorno foi muito mais fácil e tranquilo, já encontrando muita gente que subia para ver aquilo que eu havia acabado de curtir.

Vale a pena visitar a Pedra Redonda?

Estou longe de ser a pessoa que gosta de trilhas, mas como não se encantar com aquilo tudo que está lá no topo? E, se você me perguntar se eu faria de novo, a resposta é SIM.

A trilha da Pedra Redonda é um dos passeios mais procurados pelos turistas em Monte Verde e agora eu já sei o motivo. Se você está com uma viagem marcada para esse destino mineiro, tente coloca a Pedra Redonda no seu roteiro. Vale a pena!

Dicas para visitar a Pedra Redonda

  • Vá com roupas confortáveis;
  • Use tênis ou calçado específico de caminhada;
  • Leve água ou mesmo uma mochilinha para guardar seus pertences;
  • Use protetor solar e repelente;
  • Leve um agasalho (pode ventar bastante lá em cima e fazer um pouco de frio);
  • Contrate um guia/agência se preferir fazer a caminhada com algum profissional.

Passeio da Pedra Redonda

Diferentes agências de Monte Verde fazem o passeio para a Pedra Redonda, buscando o contratante no hotel onde está hospedado e incluindo paradas em outros lugares da região.

O passeio 4×4 + city tour costuma ser sempre o combo predileto dos turistas. Além de normalmente ser um passeio exclusivo para quem contratou, ainda há visitações em cachaçaria, loja de chocolates e loja de queijos/doces – tudo com degustação.

Quer fazer o Tour de 4×4 por Monte Verde? Confira os valores e contrate o passeio agora mesmo!

Onde ficar em Monte Verde

Há diferentes hotéis e pousadas em Monte Verde. Confira alguns:

Hotel Nota na Booking.com Reservas
Mirante da Colyna Hotel & Spa 9,4 Reserve aqui
Pousada Jardim Monte Verde 9,7 Reserve aqui
Pousada Vista da Serra Monte Verde 9,6 Reserve aqui
Pousada Águia Dourada 9,2 Reserve aqui
Kuriuwa Hotel 9,3 Reserve aqui
Pousada Encanto da Serra 9,6 Reserve aqui
Pousada Cerejeiras 9,5 Reserve aqui
Domo da Montanha 9,9 Reserve aqui

Você já conhece Monte Verde? Fez a trilha da Pedra Redonda? Diz pra gente o que achou!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção