logo Melhores Destinos

5 pedidos bizarros que as companhias aéreas já fizeram aos passageiros

Wendell Oliveira
13/02/2021 às 5:52

5 pedidos bizarros que as companhias aéreas já fizeram aos passageiros

Já falamos aqui sobre os pedidos mais bizarros que os comissários receberam a bordo, mas e quando a situação é inversa? O mundo da aviação é uma caixinha de surpresas e algumas companhias aéreas se destacam por fazer pedidos inusitados aos passageiros, quase inacreditáveis! Confira:

1. Fazer xixi antes de embarcar

Em 2009, a companhia aérea japonesa ANA fez um apelo ambiental diferente: Todos os passageiros deveriam ir ao banheiro antes de embarcar no avião. Segundo a empresa, cerca de 4,2 toneladas de CO2 por mês poderiam ser economizadas ao reduzir o peso adicional das bexigas cheias a bordo.

Companhia japonesa pediu aos passageiros para urinar antes de embarcar

“Esvazie a bexiga e salve o planeta”

Embora um pouco invasiva, a ideia faz sentido. Um passageiro com a bexiga cheia pode não fazer muita diferença no peso do avião, mas multiplique isso por centenas de passageiros e o resultado é relevante. Uma bexiga normal consegue segurar até 450 ml de líquido antes que a vontade de urinar seja sentida. Se todos os 270 passageiros do 767-300 da ANA embarcassem com as bexigas cheias, seriam quase 120 quilos de peso adicional transportados no voo!

A medida, no entanto, foi testada apenas por um mês. A ANA preferiu economizar peso de outras formas: adotando copos de papel reciclado e garrafas plásticas, além de pedir aos passageiros que levassem menos bagagem.

2. Verificar o peso dos passageiros

O peso do avião é um assunto levado a sério. A companhia aérea escandinava Finnair pesa seus passageiros desde 2017, “apenas para fins de pesquisa”. Já a Uzbekistan Airways também exige que os passageiros subam na balança, em um esforço para “garantir a segurança do voo”. A Hawaiian Airlines também implementou uma nova política nos voos para Samoa Americana para ajudar a distribuir o peso de maneira uniforme pela aeronave.

Pesar passageiros antes de embarcar

Hoje pesam sua bagagem, amanhã podem pesar você!

Por enquanto ainda não há nenhum tipo de restrição, limite ou taxas adicionais para passageiros acima de um determinado peso. Mas segundo a startup britânica Fuel Matrix, a ideia já vem sendo discutida com algumas companhias aéreas. A empresa acredita que a prática ajudará as companhias a minimizar o custo do combustível.

3. Não levar a fruta proibida

A durian é uma fruta encontrada no Sudeste Asiático, famosa por seu odor bem “peculiar”. Seu cheiro forte pode ser sentido de longe e impregnar o ambiente, o que já fez muitos países criarem leis para banirem a fruta dos espaços públicos. Nos aviões, não seria diferente. A AirAsia proíbe o transporte da durian in natura em seus voos, mas desenvolveu salgadinhos com o polêmico sabor, para que os passageiros possam apreciar a iguaria — mas sem deixar o cheiro no ar.

Durian, a fruta fedorenta

Durian, a fruta fedorenta (e proibida)

4. Pedir autorização para usar o banheiro

Seguindo novas medidas de segurança sanitária devido à Covid-19, a Ryanair adotou uma medida inusitada: proibir os passageiros de se levantarem durante o voo. Na prática, isso significa que os passageiros terão que pedir permissão para usar o banheiro, sujeitos a autorização dos comissários. O objetivo é evitar filas e aglomerações dentro das aeronaves.

Ryanair: passageiros terão que pedir permissão para usar o banheiro

“Tia, tô apertado, posso ir ao banheiro?”

5. Com máscara por aqui, sem máscara por ali

Você já deve ter ouvido falar de assentos diferenciados para clientes VIP, de classe executiva ou que tenham comprado poltronas com mais espaço. Mas que tal assentos separados para clientes que se recusarem a usar máscaras?

Companhia aérea terá assentos separados para quem se recusar a usar máscara

Não parece uma boa ideia, concorda?

É isso mesmo: a companhia aérea russa Aeroflot anunciou que designará assentos específicos para os passageiros que estiverem sem máscara. A decisão, inédita em tempos de pandemia, desafia os rigorosos protocolos de segurança para prevenção da Covid-19. A companhia não anunciou se vai implementar banimentos ou outras punições, mas isolá-los em uma seção específica do avião pode reduzir as chances de transmissão do vírus.


E você, já tinha ouvido falar desses pedidos bizarros? Conhece mais algum? Deixe seu comentário!

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção