logo Melhores Destinos

Patagônia Argentina: atrações, hotéis e tudo que você precisa saber!

Jéssica Weber
07/07/2024 às 7:00

Patagônia Argentina: atrações, hotéis e tudo que você precisa saber!

A Patagônia Argentina confundiu minha cabeça. Lá eu encontrei vilarejos banhados por lagos cristalinos e jurei que estava nos Alpes. Depois passei por desertos de tons dourados e terrosos e me imaginei em um filme de Velho Oeste. Caminhei entre pinguins, naveguei no meio de icebergs, vi geleiras tão extensas que só terminavam depois da linha do horizonte. E não, não era a Antártica. Mas por pouco: a Patagônia Argentina é a última parada antes do continente de gelo, fica no caminho para o fim do mundo.

Aos pés da Cordilheira dos Andes, a Patagônia ocupa a metade sul da Argentina. É uma tarefa danada resumir uma área tão grande e diversa em um só post, mas vou separar por regiões para que fique mais simples. Trago fotos, dicas, sugestões de hotéis e atividades de cada uma para você montar o melhor roteiro na Patagônia Argentina. Vem com a gente?

Chegada a El Chaltén. Fotos: Jéssica Weber/Melhores Destinos

Patagônia Argentina: os principais destinos

A primeira coisa de que você precisa ter noção sobre a Patagônia Argentina é o seu tamanho. Esse post aqui fala especificamente sobre a área argentina, mas, na verdade, Patagônia é o nome dado à vasta área no extremo sul da América do Sul, ocupando partes da Argentina e do Chile — a gente, inclusive, tem um guia sobre Torres del Paine. São quase 800 mil km² de paisagens impressionantes e natureza quase intocada.

De Bariloche a Ushuaia, são 2,1 mil km de estrada. É a mesma distância entre São Paulo e Aracaju, no Sergipe. Eu conheci os principais destinos em uma viagem apenas — foram seis voos e 16 dias na terra dos hermanos, parando só para dormir. Porém, é mais comum fazer Ushuaia e El Calafate em uma viagem, com voo direto entre os dois destinos, e região de Bariloche em outra. E partir prometendo voltar pelos destinos preteridos.

Tem gente que é apaixonada por estrada e quer vencer essas distâncias de carro — ou de moto, de Jeep, motorhome, mas tem jeito muito mais fácil. Falamos sobre ele a seguir.

Mapa da Patagônia Argentina

Como chegar à Patagônia Argentina

patagonia argentina

Decolagem em El Calafate

A forma mais fácil de chegar à Patagônia Argentina é de avião. Há três aeroportos: em Bariloche (norte da Patagônia), em El Calafate (mais ao centro) e em Ushuaia (ao sul). O único que tem voos diretos do Brasil é o de Bariloche, e apenas no inverno. Se não é esse o caso, provavelmente você fará uma conexão em Buenos Aires.

Embora não sejam grandes, esses terminais são tri charmosos e têm uma boa estrutura, com locadoras de veículos, lanchonetes e lojas diversas. Ah, e há voos internos ligando os três destinos da Patagônia Argentina. As principais empresas que operam na região são Flybondi, Jet Smart e Aerolíneas Argentinas, que foi como eu voei.

Dá para achar passagens com um preço bem honesto. Baixa o nosso aplicativo e configura as notificações para ser informado de promoções para a Patagônia Argentina.

Aos que sonham em ir ao “fim do mundo” dirigindo — tem até quem vá do Alasca ao Ushuaia —, a Ruta Nacional 3 é a referência. Trata-se de uma rodovia que percorre a Argentina de norte a sul, desde a província de Buenos Aires até a província da Terra do Fogo, totalizando 3.074 km. A Ruta 40, que passa por pela região de El Calafate e de Bariloche, também é uma alternativa, com trechos cinematográficos:

Se a ideia é alugar um carro na Argentina mesmo, aproveite o cupom exclusivo MELHORESDESTINOS5 e tenha 5% de desconto ao alugar na sua reserva pela Rentcars.

Patagônia Argentina – Norte

É o destino de neve favorito dos brasileiros, em razão das estações de esqui de Bariloche e das cidades próximas. Mas é uma região linda de conhecer em qualquer época do ano, tendo os lagos cristalinos como destaque.

Bariloche 

Lagos de tons intensos, lindos bosques, cerros (morros) verdes no verão e branquinhos de neve no inverno, Bariloche é um lugar com natureza privilegiada e uma enorme variedade de passeios para explorá-la. Aliado a eles, há ainda o charme da colonização alemã e austríaca, impresso na arquitetura e na gastronomia. Parece um destino europeu no meio da Argentina.

Bariloche é a porta de entrada da Patagônia Argentina pelo norte e a cidade mais famosa na região dos lagos andinos. Com 130 mil habitantes, sua economia é voltada ao turismo, com grande estrutura de atrativos, hotéis e restaurantes. É, essencialmente, um destino de inverno, e recebe tantos brasileiros nessa época que os locais a chamam de Brasiloche. Mas pode ser visitada em qualquer época do ano, pois há muito mais que esqui e snowboard.

Os principais pontos turísticos são:

Tem ainda mais coisa para fazer na cidade, dá para tomar chá da tarde em um hotel histórico, dá para testar a sorte em um cassino, beber um drink num bar de gelo, caminhar em um bosque de arrayanes… Veja tudo o que fazer em Bariloche.

Esses são os hotéis mais reservados e mais bem avaliados pelos hóspedes:

HOTEL NOTA NO BOOKING RESERVA
Hotel Milan 9,2 Ver preços
Llao Llao Resort Golf Spa 9 Ver preços
Boutique Hotel & Spa Bosque del Nahuel 9 Ver preços
Monasterio Hotel Boutique 8,9 Ver preços
Huinid Bustillo Hotel & Spa 8,9 Ver preços
Hotel Ayres Del Nahuel 8,8 Ver preços
Hotel Tirol 8,8 Ver preços
Hotel Aspen Ski 8,7 Ver preços
Hosteria El Condado by Nordic 8,8 Ver preços
Design Suites Bariloche 8,7 Ver preços
Alma Del Lago Suites & Spa 8,7 Ver preços
Hotel Nahuel Huapi 8,6 Ver preços
Hotel Cristal 8,6 Ver preços
Gran Hotel Panamericano 8,6 Ver preços
Hampton By Hilton Bariloche 8,5 Ver preços
Aguila Mora Suites e Spa 8,5 Ver preços
Hotel EcoSki by bund 8,4 Ver preços
Huinid Pioneiros Hotel 8,4 Ver preços
Hotel Tres Reyes 8,2 Ver preços
Hotel Crans Montana 8,2 Ver preços

Villa La Angostura

Villa La Angostura é uma cidade super charmosa a 80 km de Bariloche, no começo da famosíssima Rota dos 7 Lagos da Argentina. Com 7 mil habitantes, é muito menor que a vizinha ilustre, mas tem um centrinho tão bonito quanto, centro de esqui, prainhas com água cristalina (e gelada) e outras atrações em meio à natureza.

As principais atrações são:

  • Centro de Villa La Angostura
  • Cerro Bayo (estação de esqui)
  • Parque Nacional Los Arrayanes
  • Puerto Manzano
  • Praia do Lago Correntoso
  • Lago Espejo

Dá para fazer bate-volta a partir de Bariloche, de carro, de ônibus ou com excursões que vão no mesmo dia a Villa La Angostura e Villa Traful ou fazem a já citada Rota dos Lagos.

Mas a vontade que dá é de se hospedar alguns dias por Villa La Angostura, para curtir o clima das montanhas na Patagônia Argentina, longe do agito. Inclusive, tem pousadas, cabanas e hotéis maravilhosos por lá. Seguem algumas hospedagens bem avaliadas pelos nossos leitores:

HOTEL NOTA NO BOOKING RESERVAS
Calfuco Wine Hotel & Spa 9,5 Ver preços
Alehue Casa de Montaña 9,5 Ver preços
Amigos del Bosque 9,3 Ver preços
Alma Andina Hosteria 9,2 Ver preços
Hostería Verde Morada 9,2 Ver preços
BOG Ocrehue – Cabanas 9,1 Ver preços
Correntoso Lake & River Hotel 9 Ver preços
Hosteria Puertas del Sol 8,9 Ver preços
Altos Los Pioneros & Spa 8,8 Ver preços
Hosteria las Cumbres 8,7 Ver preços
El Faro Boutique Hotel 8,7 Ver preços
Sol Arrayan Hotel & Spa 8,7 Ver preços

San Martín de Los Andes

San Martín de Los Andes é uma pequena cidade a cerca de 190km de Bariloche, o ponto final da Rota dos 7 Lagos. As paisagens nessa região são muito bonitas, com diversos lagos, bosques patagônicos e montanhas. É um destino interessante para quem busca tranquilidade e contato com a natureza.

Cheia de árvores, construções baixas de madeira e jardins bem cuidados, a cidade argentina parece abraçar o Lácar, um belo lago de origem glacial. Inclusive, curtir a prainha e sua Avenida Costanera é uma das atrações imperdíveis! A água é fria, mas dá para alugar um caiaque ou apenas curtir o sol sentado na areia.

As principais atrações são:

  • Centrinho de San Martín
  • Lago Nácar e Avenida Costanera
  • Cerro Chapelco (estação de esqui)
  • Parque Nacional Lanín
  • Circuito Miramas

Eu dormi lá uma noite, quando fiz a Rota dos 7 Lagos. Mas entendo quem quer se isolar do mundo e curtir mais tempo nesse lugar. Esses são as hospedagens mais populares e aclamadas pelos hóspedes:

HOTEL NOTA NO BOOKING RESERVA
Latitud 40 9,1 Ver preços
El Refugio Ski & Summer Lodge 9,1 Ver preços
Apart Hotel del Pellin 9 Ver preços
Hosteria Las Walkirias 9 Ver preços
Apart & Hotel La Fontaine 9 Ver preços
Del Sauco Apart e Spa 8,9 Ver preços
Amonite Apart & Spa 8,9 Ver preços
Hosteria Monteverde 8,8 Ver preços
Hosteria Las Lengas 8,7 Ver preços
Alhue Patagonia Hostel 8,7 Ver preços
Le Chatelet 8,7 Ver preços
Hostería El Arbol Duende 8,4 Ver preços
Hotel Intermonti (foto acima) 8,1 Ver preços
Tunqueley Hotel 8 Ver preços

Patagônia Argentina – região central

Essa é a região que concentra os mais lindos glaciares (geleiras) da Patagônia Argentina e também tem belíssimas opções de trekking. Só atente que, diferente dos demais destinos que apresentei, aqui no inverno é baixa temporada: alguns hotéis e restaurantes fecham e parte das atividades é suspensa.

El Calafate

El Calafate é a “terra dos glaciares”. A principal atração, o Perito Moreno (foto) pode ser admirado de passarelas, de barco, dá até fazer trekking EM CIMA dele. Mas para além das geleiras — como se elas já não fossem o suficiente… —, o destino tem muita história, sabores e aventura ao ar livre.

A cidade em si está no meio de uma região desértica, que são as estepes patagônicas. E estrutura não falta: há muitos restaurantes, hotéis, lojas, agências turísticas, mercados, etc. E dá gosto de passear pelo centro, com prédios baixos, jardins floridos, muitos pés de lavanda e uma longa fileira de ciprestes no canteiro central. Leia o guia completo de El Calafate.

As principais atrações são:

A gente traz 21 sugestões de atividades no post o que fazer em El Calafate, não deixe de lê-lo antes de viajar!

Também veja nossas sugestões de hotel em El Calafate:

Hotel Nota no Booking Reserva
Patagonia Queen Hotel Boutique 9,5 Ver preços
Hotel Kosten Aike 9,2 Ver preços
Posada Larsen 9,2 Ver preços
América del Sur Hostel 9 Ver preços
Mirador del Lago Hotel 9 Ver preços
Hotel y Cabanas Las Marias 9 Ver preços
Hotel Posada Los Alamos 9 Ver preços
Hotel ACA 9 Ver preços
Hosteria La Estepa 8,9 Ver preços
Kau Kaleshen 8,9 Ver preços
Calafate Parque Hotel 8,8 Ver preços
Hostal Schilling 8,8 Ver preços
Hotel Picos del Sur 8,6 Ver preços
Xelena Deluxe Suítes 8,6 Ver preços
Calafate Hostel 8,5 Ver preços
Hotel Amado 8,5 Ver preços
Esplendor By Wyndham 8,4 Ver preços
Blanca Patagonia Boutique y Cabañas 8,4 Ver preços

El Chaltén

El Chaltén é de tirar o fôlego, em todos os sentidos. Localizada a 215 km de El Calafate, onde fica o aeroporto mais próximo, a “capital argentina do trekking” recebe visitantes do mundo inteiro em busca das suas trilhas em montanha. Especialmente, em busca do monte Fitz Roy. Se você tiver a sorte de pegar um dia aberto, vai se arrepiar com a imagem das suas torres afiadas de granito e gelo em direção ao céu.

As principais atrações são:

  • Fitz Roy
  • Centrinho de El Chaltén
  • Chorrillo del Salto
  • Mirador de Los Cóndores
  • Laguna Torre

El Chaltén tem hospedagens mais em conta (hosterías e hosteis) e também opções luxuosas, com spa e tudo. A gente traz, nessa lista, 20 das opções mais reservadas e melhor avaliadas pelos próprios hóspedes:

HOTEL NOTA NO BOOKING RESERVAS
Estancia Bonanza 9,7 Ver preços
Anita’s House 9,5 Ver preços
Chalten Camping – Glamping 9,4 Ver preços
Kaulem Hotel Boutique 9,3 Ver preços
Hospedaje Mi Rincón 9,2 Ver preços
Hostería El Pluma 9,1 Ver preços
Patagonia Eco Domes 9,1 Ver preços
Destino Sur Hotel & Spa de Montaña 9 Ver preços
Hostería Senderos 8,9 Ver preços
Chalten Suites Hotel 8,9 Ver preços
Posada y Cabañas El Barranco 8,9 Ver preços
Hotel Lunajuim 8,7 Ver preços
Hotel Cumbres Nevadas 8,6 Ver preços
Hotel Poincenot 8,5 Ver preços
Hostería Vertical Lodge 8,5 Ver preços
Hostería Don Atilio 8,4 Ver preços
Rancho Apart Hostel 8,4 Ver preços
Rancho Grande Hostel 8,2 Ver preços
Condor de Los Andes 8,2 Ver preços
Desierto Suites 8,2 Ver preços

Patagônia Argentina – Sul

Essa região fica muito mais perto da Antártica do que de Buenos Aires, inclusive, é de onde partem a maioria das navegações ao continente de gelo. Pode ser visitada tanto no inverno quanto no verão, embora pareça dois destinos diferentes.

Ushuaia

Ushuaia é conhecida como a cidade do fim do mundo. Rodeada por montanhas com o topo branquinho de neve, tem lagos azuis, bosques patagônicos e uma história curiosa, construída sobre uma penitenciária de criminosos reincidentes.

Lá eu vi baleias e pica-paus, andei no meio de pinguins. E caminhei muuuuito. É ótima para quem quer gastar a sola do sapato em trekkings, mas também agrada aos “levantadores de garfo” — veja onde comer no Ushuaia. Fui embora com vontade de voltar no inverno, para curtir as brincadeiras na neve e estação de esqui.

A gente compila todas 23 dicas muito massas de atividades para todas as épocas do ano no post o que fazer em Ushuaia

HOTEL NOTA RESERVA
Los Acebos Ushuaia Hotel 9,1 Ver preços
Oshovia Hostel 9,2 Ver preços
Los Calafates Boutique Hotel 9,2 Ver preços
B&B Nahuel en Ushuaia 9,3 Ver preços
Antarctica Hostel 9,1 Ver preços 
Hotel Tierra del Fogo 8,9 Ver preços
Los Cauquenes Resort & Spa 9,1 Ver preços
Hostería Aonikenk 9,2 Ver preços
Mirador del Beagle 8,9 Ver preços
Hosteria América 8,7 Ver preços
Alto Andino 8,9 Ver preços
Del Bosque Apart Hotel 8,7 Ver preços
Mil810 Ushuaia Hotel 8,5 Ver preços
Las Hayas Ushuaia Resort 9 Ver preços
Hotel Albatros 8,2 Ver preços
Hostería Hostal Malvinas 9 Ver preços
Posada del Fin del Mundo 8,9 Ver preços
Lennox Ushuaia 8,7 Ver preços
Arakur Ushuaia Resort & Spa 9,2 Ver preços
Wyndham Garden Ushuaia Hotel del Glaciar 7,9 Ver preços

A Patagônia Argentina foi uma das viagens mais surpreendentes que já fiz! Se você já foi, conta nos comentários o que achou e o que não dá para deixar de conhecer!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção