logo Melhores Destinos

Passeios em Madri: 10 pontos turísticos imperdíveis para você visitar na capital da Espanha

Yenifer Contreras
15/11/2021 às 6:00

Passeios em Madri: 10 pontos turísticos imperdíveis para você visitar na capital da Espanha

Madri é uma das minhas cidades favoritas. Eu adoro porque tem todos os tipos de panoramas, para viajantes com diferentes interesses. Se procura uma cidade onde possa fazer compras, desfrutar da gastronomia, desfrutar da natureza, saber deslocar-se em transportes de forma simples, e se gosta de fazer passeios pedestres, Madri deve estar no topo da sua lista dos próximos destinos.

Entre agosto e setembro de 2021 estivemos em Madri. Visitamos a cidade e tomamos o pulso do avivamento. Visitamos a maioria das atrações que estão abertas e já em funcionamento. Com todas essas informações, deixo-vos a minha classificação dos 10 melhores pontos turísticos para visitar em Madri.

1. Parque do Retiro

Se você gosta da natureza, em busca de lugares que te passam tranquilidade e inspiração no meio de sua viagem, não deixe de visitar o Parque do Retiro em Madri. É muito perto da estação ferroviária Atocha. Possui uma área de 118 hectares, onde você encontrará trilhas para caminhadas, corrida e prática de seus esportes preferidos.

Existem também esplanadas junto à Lagoa Grande onde pode comer e beber algo delicioso enquanto desfruta de uma tarde de descanso ou, se preferir, pode navegar em barcos de aluguer. No Parque do Retiro também se pode visitar o Monumento a Afonso XII, o Palácio de Cristal, a Lagoa Grande, o Parterre, a Puerta de Felipe IV, o Real Observatório Astronômico e a Fonte de Alcachofa.

2. Praça Mayor

A Plaza Mayor é o coração de Madri. Ideal se você puder chegar lá desde os arredores a pé, pois todas as ruas vizinhas têm surpresas com bares, restaurantes, mercados e lojas para visitar. Está localizado no bairro El Sol, a 300 metros da estação de metrô e praça Puerta del Sol.

Estima-se que a primeira casa da Plaza Mayor de Madri tenha sido construída no início do século XVI. Agora é um ponto de encontro de viajantes e locais, que buscam conhecer o centro nevrálgico da cidade, que também possui restaurantes e lojas no térreo de seus prédios, o que o torna um belo passeio no meio da tarde.

3. Mercado de San Miguel

O Mercado San Miguel fica ao lado da Plaza Mayor, a apenas duas quadras a pé desta última atração. Se você gosta de conhecer a gastronomia local dos destinos que visita, o Mercado de San Miguel é imperdível. Encontrará os mais requintados presuntos, embutidos, vinhos, cervejas, doces e os destaques da gastronomia espanhola.

Tapas, anchovas, bacalhau, sucos de fruta, torrones e chocolates artesanais fazem parte das iguarias que poderá degustar no Mercado de São Miguel. E como em qualquer mercado, os preços são bem convenientes, um pouco mais baixos do que nos restaurantes tradicionais, então aproveite!

4. Porta de Alcalá

É a fotografia que você não pode deixar de ter. A Puerta de Alcalá é uma das 5 portas reais que davam boas-vindas a quem chegava à cidade na antiguidade. Você pode incluí-lo em seu passeio ao lado do Palácio e da Fonte de Cibeles, que ficam bem próximos a este ícone de Madri. Recomendamos terminar o passeio com um passeio pela Gran Vía.

Todos os viajantes que antigamente vinham da França ou de Aragão entravam por este acesso, daí a importância deste monumento. É uma zona de acesso livre na rua, não tem que pagar nenhum tipo de entrada e tem a possibilidade de ter uma das suas melhores fotos de Madri desde diferentes ângulos.

5. Palacio de Cibeles

O Palácio de Cibeles e a fonte com o mesmo nome estão a poucos metros da Puerta de Alcalá, por isso recomendamos que o inclua no mesmo percurso. Faz parte da zona histórica de Madri. Embora tenha sido construída a partir de 1907, ela encanta os viajantes por sua arquitetura maravilhosa.

Sempre serviu de prédio de serviços públicos. Antes era Palácio das Comunicações, hoje acolhe vários serviços, e desde 2007 é a sede oficial da Prefeitura (Ayuntamiento) de Madri, além de ter espaços dedicados à cultura. As visitas podem ser agendadas no site oficial.

6. Turrones e Chocolates Vicens

A família Vicens produz torrones há mais de dois séculos, especialmente a partir do Turrón de Agramunt. As suas origens são documentadas pela primeira vez em 1741, quando este produto aparece nas cartas de famílias nobres, mas sabe-se que, na vila, esta tradição é muito mais antiga. Em Madri é possível visitar uma das suas tentadoras lojas mesmo em frente à entrada do Museu do Prado, que fica junto a uma das saídas do Parque do Retiro.

Na loja você vai encontrar não só torrones, mas também chocolates de todos os tipos e uma grande variedade de doces. É uma parada imperdível no seu passeio pelos atrativos da cidade.

7. Museu do Prado

O Museu Nacional do Prado de Madri deve estar no seu roteiro de visitas culturais, pois é sem dúvida o centro de conservação mais importante da cidade. As meninas de Velázquez e Três de Maio de 1808 de Goya fazem parte das atrações principais de suas salas. Ao passear, também é possível ver obras-primas das escolas espanhola, italiana e flamenca.

O Prado possui uma valiosa coleção de 8.600 pinturas e mais de 700 esculturas. Devido à sua amplitude, recomendamos que você planeje sua visita com antecedência, e até mesmo reserve seus ingressos com antecedência no site oficial do museu. O melhor é que tem horário grátis: segunda a sábado das 18 às 20 horas e domingos e feriados das 19 às 20 horas.

8. Barrio de las Letras

O Barrio de las Letras é um charme em Madri. Entre suas estreitas ruas de paralelepípedos, você pode encontrar lojas exclusivas com livros, roupas, acessórios, pequenas galerias de arte e muitos, muitos lugares para parar e saborear alguns tapas com uma boa cerveja. É um bairro que mistura a vida diurna e noturna, e a tranquilidade que caracteriza as zonas mais recônditas do centro. Eu recomendo!

Está localizado no coração da cidade, entre a zona do Paseo del Prado e a Puerta del Sol, por isso recomendamos este setor até para se hospedar em Madri. Você terá uma localização estratégica, bem próximo a todos os atrativos da cidade, onde não precisará entrar a um carro ou no metrô para chegar a nenhum deles.

9. Porta do Sol

A Puerta del Sol é o coração de Madri, aqui converge a estação de Metro com o mesmo nome, que liga a quase todos os transportes, e as ruas mais movimentadas da cidade. É um ponto de encontro dia e noite. Se for às compras, com certeza deve passar por este lugar, porque em Madri, “todas as ruas chegam à Puerta del Sol”.

O lugar tem muita atividade e moradores e visitantes lotam seus espaços. A partir daqui, estará a uma curta distância a pé das lojas mais conhecidas da Europa e pode ser o seu ponto de partida para iniciar os passeios de cada dia. E não se esqueça da foto com a Estátua do Urso e o Madroño! Um típico cartão postal da cidade que fica de um lado da Puerta del Sol, entre as ruas Alcalá e Carrera de San Jerónimo.

10. Gran Vía

É de longe a rua principal de Madri. Você pode começar sua jornada para a Gran Vía a partir da Fuente de Cibeles, e caminhar por ela por completo. Começa na Calle de Alcalá e termina na Plaza de España. Ao longo de sua jornada, você poderá se conectar com lugares icônicos como a Puerta del Sol. O Edifício Metropolis, com sua grande estátua no topo, será o cartão-postal perfeito para começar sua caminhada.

São lojas das mais variadas marcas, pode até encontrar uma filial da procurada loja oficial do Real Madri. Tem sempre muita gente, por isso se preferir evitar multidões, começar a caminhada por volta das 10 horas é uma boa. O Hotel de Las Letras e o Hotel Atlántico são outros edifícios muito fotogênicos neste passeio.

Dicas Gerais

  • Madri tem estações muito marcantes. No verão o calor é intenso e no inverno você sentirá muito frio. Estávamos no final de agosto de 2021, encerrando o verão, e era um momento perfeito. Tudo dependerá de suas preferências.
  • Brasileiros pode entrar com certificado de vacinação completo com uma das vacinas autorizadas pela EMA ou pela OMS, que inclui a coronavac. Confira nosso post sobre a reabertura das fronteiras da Espanha para turistas do Brasil.
  • Madri é uma cidade ideal para caminhadas e passeios, e a maioria das suas atrações são ao ar livre, é a altura certa para a visitar. Você pode planejar muitas coisas ao ar livre e de graça, sem ter que estar em aglomerações de pessoas em espaços fechados.
  • Sempre carregue uma garrafa de água e ande, ande e ande!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção