Passeios de trem em São Paulo: 7 opções para curtir um passeio sobre os trilhos
Passeios de trem em São Paulo: 7 opções para curtir um passeio sobre os trilhos
As viagens de trem no Estado de São Paulo já serviram para diferentes propósitos: como transporte de importantes produtos comerciais, de passageiros e, claro, para passeios turísticos. E é exatamente dos passeios de trem em São Paulo que vamos falar aqui.
Infelizmente, muitas das ferrovias que tínhamos antes estão hoje deterioradas. Se no passado as viagens de trem eram fundamentais principalmente para o transporte de café, hoje em dia nossa malha de trilhos já não é a mesma. Ainda assim, os trens continuam circulando pelo Estado, oferecendo alguns passeios turísticos.
Baixe o aplicativo do Melhores Destinos e confira as promoções de passagens aéreas, aluguel de carros e hotéis.
Passeios de trem em São Paulo
No início de novembro, o Governo de São Paulo anunciou planos para criar a maior rede de turismo ferroviário do Brasil, com o Programa de Turismo Ferroviário do Estado de São Paulo. A ideia é expandir a rede de trens turísticos com a ampliação de 23 circuitos ferroviários.
A seguir, vamos conhecer alguns passeios de trem que já existem no estado paulista. Que tal embarcar em uma dessas viagens?
Trem de Guararema
O Trem de Guararema é um ótimo passeio de trem em São Paulo, percorrendo um total de 14 km (ida e volta). O trem parte da estação central de Guararema, cidade que está a cerca de 80 km da capital paulista, e vai até a vila de Luís Carlos.
Os passeios costumam ser feitos aos sábados, domingos e feriados, com duração de duas horas, já contando com a parada na vila para visitação.
Os passageiros podem realizar o passeio no Trem de Guararema em diferentes vagões, incluindo as classes turísticas e executiva. Outra opção é viajar no “caboose”, uma espécie de varanda. Os valores partem de R$ 95 por pessoa (crianças de até 5 anos viajam de graça, desde que não ocupem um assento) e podem incluir um kit lanche. Confira mais informações e reservas no site oficial.
Trem Republicano
Uma viagem no tempo. Assim podemos resumir o passeio do Trem Republicano, que tem um roteiro entre Itu e Salto. A ferrovia tem apenas sete quilômetros de extensão, o que pode parecer pouco, mas nessa uma hora de trajeto o passeio vem recheado de muita história.
Itu faz parte da história brasileira, e foi na cidade, no século XIX, que aconteceu a Convenção de Itu, marco importante para a Proclamação da República, em 1889.
O Trem Republicano oferece diferentes pacotes, desde apenas o passeio de trem em si, ou combos com café da manhã, almoço e tour histórico por Salto e Itu, por exemplo. Dependendo da categoria do vagão escolhida, os viajantes têm serviço de bordo com snacks e bebida.
Confira todos os passeios e valores no site oficial.
Maria Fumaça de Campinas – Jaguariúna
Outro passeio de trem legal para fazer pertinho de São Paulo é o da Maria Fumaça entre Campinas e Jaguariúna.
Ao longo de 25 km, o trajeto completo passa por seis estações ao longo do caminho, a bordo de uma clássica locomotiva pelos antigos trilhos da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro.
No total, o passeio dura cerca de quatro horas – 1h30 para ir, o mesmo tempo para voltar e mais 1h para almoçar em Jaguariúna (isso se o passeio contratado sair de Campinas, pois dá também para começar por Jaguariúna).
Os passeios costumam acontecer aos fins de semana e feriados, e a Maria Fumaça oferece alguns pacotes especiais, com café da manhã servido no próprio vagão. Informações e reservas no site oficial.
Trem dos Operários
O Trem dos Operários é, segundo a definição do próprio site, um “serviço ferroviário de passageiros para fins turísticos e de operação esporádica entre a Estação Paula Souza, no centro da cidade de Sorocaba, e a cidade de Votorantim, utilizando a antiga Estrada de Ferro Elétrica Votorantim (EFEV).”
O nome do trem tem uma explicação, já que ele era o principal meio de transporte dos funcionários que trabalhavam nas três fábricas do Grupo Votorantim. Os bondes pararam de circular em 1966.
Atualmente, o Trem dos Operários faz passeios esporádicos e em épocas especiais, como o Natal. O trajeto tem extensão de 3 km (ida e volta), e o trem é composto por Locomotiva Diesel (nº 3036) e Carro de Passageiros (EFS Mafersa – “Superluxo”). Mais informações no site oficial.
Expresso Turístico CPTM
O Expresso Turístico é um trem de passeio da CPTM que funciona desde 2009, com viagens que partem da Estação Luz, no centro de São Paulo, com destino a Jundiaí, Mogi das Cruzes e Paranapiacaba.
Os passeios são feitos em vagões antigos de 1962 da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF) e duram, no geral, cerca de dez horas. Os trens têm capacidade para 352 pessoas.
A viagem de trem em si tem duração de 1h30, e a maior parte do tempo do passeio é destinada para os visitantes conhecerem o destino. Atualmente, o embarque é realizado às 8h, com partida às 8h30 da plataforma 1 ou 4 da Estação Luz, e o retorno das cidades visitadas ocorre às 16h30, chegando a São Paulo por volta das 18h30. Mais informações no site oficial.
Estrada de Ferro Campos do Jordão
110 anos de história. Essa é a idade da Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ), que liga a famosa cidade turística a Pindamonhangaba. Inaugurada em 1914, a estrada tinha o objetivo de levar os enfermos de “Pinha” a Campos do Jordão. Na década de 1970, passou a ter o uso direcionado ao turismo e ao transporte de passageiros.
Atualmente, a Estrada de Ferro Campos do Jordão está com trens turísticos operando apenas no trecho urbano de Campos do Jordão, da estação Emílio Ribas (onde são vendidos os bilhetes) até a vila Abernéssia (cerca de 4 km) ou até o portal (7 km).
O passeio pode ser feito de bonde turístico ou com a Maria Fumaça de Campos do Jordão. A locomotiva a vapor costuma funcionar só de fim de semana e feriados, enquanto as viagens de bonde acontecem diariamente em diferentes horários.
Ao lado da estação Emílio Ribas, os visitantes podem conhecer também o Centro de Memória Ferroviária, com entrada gratuita. Veja todos os horários e valores do passeio de trem no site oficial.
Trem dos Imigrantes
O Trem dos Imigrantes é um passeio de Maria Fumaça dentro de São Paulo, sempre de fim de semana e feriado. O trajeto do passeio percorre cerca de 1 km partindo da antiga plataforma da Hospedaria dos Imigrantes, indo até próximo à estação da Mooca da CPTM, passando pelo Museu dos Imigrantes. Posteriormente, a composição chega até próximo à estação do Brás da CPTM.
O passeio dura cerca de 25 minutos e é feito em uma locomotiva a vapor de 1922. De um monitor dentro do trem, os visitantes conhecem um pouco da história da ferrovia, do museu e dos imigrantes que chegaram ao Porto de Santos, além da instituição que cuida do próprio trem e da Maria fumaça.
Veja mais no site oficial.
Você já conhecia algum desses passeios? Já fez algum passeio turístico de trem? Deixe seu comentário!