logo Melhores Destinos

Descubra as 17 mais belas e incríveis passarelas do mundo

Rafael Castilho
Rafael Castilho
14/10/2020 às 19:59

Descubra as 17 mais belas e incríveis passarelas do mundo

Muito mais que simples passarelas. Por todo o mundo arquitetos constroem belas pontes para pedestres que vão muito além do que uma simples passagem de ligação entre dois lugares. São passarelas que se tornam cartões postais e símbolos de várias cidades pelo mundo. Algumas modernas e futuristas, outras já históricas e icônicas. Conheça as mais belas e incríveis passarelas do mundo.

Europa

Ponte Vecchio – Itália

A data de inauguração não é precisa, mas acredita-se que esta ponte em Florença tenha sido construída ainda na Roma Antiga e era feita originalmente de madeira. Foi destruída pelas cheias de 1333 e reconstruída em 1345. Consiste em três arcos, o maior deles com 30 metros de diâmetro. Sobre a ponte há lojas e casas. Durante a Segunda Guerra Mundial foi a única que sobreviveu intacta aos bombardeios.

Ponte Vecchio - Itália

Ponte Vecchio, Itália

Ponte de Rialto – Itália

O sua beleza arquitetônica e romantismo a tornam a passarela mais charmosa e fotografada de Veneza. Também é a mais antiga. Primeiramente de madeira, mas em 1588 foi iniciada a construção da atual ponte que abriga pequenos comércios.

Ponte de Rialto - Itália

Ponte de Rialto, Itália

Gateshead Millennium – Inglaterra

O grande arco de aço da Ponte Gateshead Millennium, em Newcastle, forma a primeira ponte basculante do mundo. Além da incrível arquitetura, esta passarela para pedestres e bikes inclina 40 graus para a passagem de barcos.

Ponte Carlos – República Tcheca

Uma das principais atrações de Praga. Esta maravilha têm 516 metros de extensão e é apoiada em 16 arcos sobre o rio Moldava. A ponte mais antiga da capital tcheca teve o início das construções em 1357. Nas suas extremidades a Ponte Carlos é protegida por torres de arquitetura gótica. A ponte também é decorada por 30 estátuas de santos e patronos tchecos.

Ponte Carlos - República Tcheca

Ponte Carlos, República Tcheca

Stari Most – Bósnia e Herzegovina

A ponte original na cidade de Mostar, na Bósnia e Herzegovina, datava do século XVI. Mas infelizmente esta foi destruída durante a guerra na década de 90, mas foi reconstruída igualzinha a original em 2004.

Stari Most - Bósnia e Herzegovina

Stari Most, Bósnia e Herzegovina

Ponte Nova – Espanha

A bela Ponte Nova fica na cidade espanhola de Ronda, na Andaluzia. A primeira tentativa de construção de uma ponte no local foi iniciada em 1735. No entanto, seis anos depois o arco colapsou matando cerca de 50 pessoas. A ponte está num desfiladeiro de 98 metros de altura. Poucos anos mais tarde, em 1751, foram iniciadas novas obras, as quais foram finalizadas em maio de 1793.

Ponte Moisés – Holanda

Que tal abrir as águas como o profeta Moisés? Esta é a ideia desta passarela na Holanda. Esta passagem dá acesso ao Fort De Roovere, um entrincheiramento construído no século 17 e que fez parte da chamada West Brabant Water Line, uma linha de defesa que consistia uma série de fortalezas construídas entre as cidades de Bergen Op Zoom e Grave. Bem diferente e excêntrica, esta ponte holandesa não poderia ficar de fora das mais incríveis passarelas do mundo.

Ponte Moisés - Holanda

Ponte Moisés, Holanda

Kappellbrücke – Suíça

Esta ponte ganha o nome em português como Ponte da Capela. Originalmente construída em 1365, essa é a ponte coberta mais antiga da Europa e também a mais velha ponte de treliça ainda existente em todo o mundo. Toda de madeira, esta passarela é bela por fora e por dentro, onde abriga pinturas do século XVII.

Américas

Puente de la Mujer – Argentina

Localizada em Puerto Madero, em Buenos Aires, esta bela passarela foi projetada pelo famoso arquiteto espanhol Santiago Calatrava. O design assimétrico da ponte busca lembrar um casal dançando o tango.

Puente de la Mujer - Argentina

Puente de la Mujer, Argentina

Grand Canyon Skywalk – Estados Unidos

Numa das mais belas paisagens naturais dos Estados Unidos fica a Grand Canyon Skywalk. Uma ponte em forma de ferradura com o piso de vidro em Eagle Point, no Arizona, perto do rio Colorado, na beira de um desfiladeiro na área oeste do Grand Canyon.

Grand Canyon Skywalk, Estados Unidos

Grand Canyon Skywalk, Estados Unidos

Ásia

Helix – Singapura

Esta passarela futurista foi inesperada nas curvas da molécula de DNA. Toda iluminada esta ponte de pedestres liga o Marina Center com o Marina South, a ponte oferece belas vistas da Baía de Singapura, do Gardens by the Bay e do  resort de Marina Bay Sands.

Helix - Singapura

Helix, Singapura

Ponte Dourada – Vietnã

Uma das mais novas atrações turísticas do Vietnã inaugurada em 2018. A Ponte Dourada tem 150 metros de comprimento e está a 1.400 metros do nível do mar. Ela encanta pela sua construção excêntrica onde duas mãos gigantes seguram a passarela dourada como o nome. A Ponte Dourada não poderia ficar de fora desta lista das mais incríveis passarelas do mundo.

Ponte Dourada, Vietnã

Ponte Dourada, Vietnã

Langkawi Sky – Malásia

A Langkawi Sky Bridge é a mais longa ponte livre e suspensa curva do mundo. Pendurada a 670 metros do nível do mar, a passarela tem 120 metros e foi inaugurada em 2004. Para chegar nela só de teleférico e de lá admirar o belo cenário da natureza malaia.

Langkawi Sky, Malásia

Langkawi Sky, Malásia

U Bein – Mianmar

Sobre o Lago de Taungthaman em Amarapura, no norte de Mianmar, fica a passarela de U Bein toda feita de madeira. Com 1,2 quilômetro esta ponte foi construída por volta de 1850. Acredita-se que seja a ponte de madeira mais antiga do mundo e também a mais longa.

U Bein, Mianmar

Ponte de Chengyang – China

Esta passarela de 64 metros fica em Guangxi, na China. Sobre a ponte de Chengyang fica cinco belos pavilhões usados pela população para se proteger do vento e da chuva. A Chengyang não poderia ficar de fora das mais incríveis passarelas do mundo.

Ponte de Chengyang, China

Ponte de Lianjian – China

A maior ponte de vidro do mundo foi recentemente inaugurada e não poderia ficar d fora das pontes mais incríveis do mundo. Com 526 metros de comprimento ela cruza o Rio Lianjian, na Província de Guangdong, na região leste da China. A ponte foi construída ao custo de R$ 210 milhões. Teria coragem de cruzá-la?

Ponte Khaju – Irã

Localizada na histórica cidade de Isfahan, no Irã, a ponte Khaju liga o bairro de Khaju, na margem norte, ao bairro Zoroastriano, do outro lado do rio Zayanderud. Construída em 1650, a ponte tem 23 arcos e 123 metros de comprimento.

Ponte Khaju, Irã

Qual destas passarelas você mais gostou? Já visitou alguma? Deixe seu comentário logo abaixo.