Passaporte de saúde já é aceito por 11 companhias aéreas – e a maioria voa para o Brasil!
Passaporte de saúde já é aceito por 11 companhias aéreas – e a maioria voa para o Brasil!
Devido à pandemia da Covid-19, governos e companhias aéreas estão considerando passaportes de saúde como meio de garantir uma viagem segura. Esse documento permite aos viajantes se pré-autorizarem e agilizarem todo o processo de segurança para embarque no aeroporto. Hoje, já há um punhado de empresas aéreas com esse sistema em vigor, mas podemos esperar que muitas mais venham a seguir o exemplo futuramente. Por enquanto o uso é opcional, mas pode ser que algumas companhias passem a exigir o documento digital para o embarque no futuro. Apesar de ser chamado de passaporte de vacina, ele não substitui o passaporte dos viajantes.
Passaporte de saúde para viajar
Como esse conceito de passaporte de saúde ainda é muito novo, nem todas as companhias aéreas aderiram à novidade. Contudo, um número considerável já está usando a documento digital, principalmente em caráter experimental.
No momento, as companhias aéreas utilizando o passaporte de saúde são:
- Alaska Airlines
- American Airlines (foi a primeira dos EUA)
- British Airways
- Cathay Pacific
- Iberia
- Lufthansa
- Qatar Airways
- Singapore
- Swiss
- United
- Virgin Atlantic
Todas da lista acima voam aqui para o Brasil, exceto a Alaska, a Cathay e a Virgin, que até iria operar por aqui, mas acabou mudando de planos. Outras companhias, como a Copa Airlines e a Air New Zealand, já anunciaram que iniciarão em breve os testes com o documento.
Existem aplicativos de passaporte de saúde que permitem que os viajantes carreguem os documentos necessários, seja um comprovante de vacinação ou um teste PCR negativo. Saiba um pouco mais a seguir.
Aplicativo VeriFLY
O aplicativo VeriFLY (disponível para Android e iOs) está sendo usado pela American e British como passaporte de saúde, com outras companhias aéreas como a Alaska também aderindo em breve. O aplicativo foi criado antes da pandemia como forma de agilizar o check-in e triagem de segurança TAS, mas foi adaptado posteriormente para ser um passaporte de saúde.
Segundo um dos criadores, “o VeriFLY compila informações de bem-estar em tempo real a partir de questionários de saúde autocertificados e/ou resultados de teste da Covid-19 com diagnóstico de mais de 20 mil laboratórios. Fornece também crachá digital, prova do status do teste para anticorpos e no futuro terá também prova de vacina”.
Passe de viagem da IATA
Desenvolvido pela International Air Transport Association, o IATA Travel Pass (passe de viagem da IATA) é outro passaporte de saúde disponível para as companhias aéreas. A IATA fez parceria com a Emirates, Etihad e Qatar para testar seu Travel Pass, e a Emirares e a Etihad devem adotar o sistema até o final do primeiro trimestre.
A Copa Airlines também anunciou seus planos para o IATA Travel Pass, com testes previstos para começar em março. Ela será a primeira companhia aérea da América Latina a utilizar o serviço.
E você, acha que esse esquema de passaporte de saúde digital vai dar certo? O que pensa sobre o assunto? Comente abaixo e participe!