Procon-SP pede explicações à Iberia por cancelamento de passagens promocionais para Paris
Procon-SP pede explicações à Iberia por cancelamento de passagens promocionais para Paris
A companhia espanhola Iberia tem 72 horas para prestar esclarecimentos ao Procon-SP sobre o cancelamento das passagens aéreas partindo do Rio de Janeiro para Paris adquiridas na promoção realizada no último 28 de dezembro – e, claro, divulgada pelo Melhores Destinos. Na ocasião, encontramos voos a partir de R$ 1.362 ida e volta com taxas inclusas e datas para viajar inclusive no verão europeu.
Com a notificação, o Procon-SP quer saber quais foram as condições promocionais da venda das passagens, que foi divulgada no própria site da empresa, e quantos bilhetes foram ofertados na promoção.
O órgão também questiona a Iberia sobre o motivo do cancelamento, o número de passageiros atingidos e a razão pela qual a companhia comunicou o cancelamento somente 72 horas após a emissão dos bilhetes. A alegação da companhia aérea é que houve um “erro na alimentação das tarifas para essa rota, publicadas em um valor equivalente a 10% (dez por cento) da tarifa real e correta”.
Como já comentamos neste post, a decisão da Iberia é polêmica, uma vez que os bilhetes cancelados já tinham sido efetivamente emitidos e o valor cobrado pela empresa dava margens para o entendimento de que se tratava de uma oferta real e não de um erro de tarifa. Por exemplo, há não muito tempo publicamos uma promoção da Latam para Paris por R$ 1.915 que não foi erro de tarifa. Em dezembro de 2020 tivemos voos 2 em 1 combinando Paris com Lisboa por R$ 1.539 com a TAP, que também era uma oferta real que foi honrada pela empresa.
Seguimos acompanhando o desenrolar desta história e traremos todas as novidades, torcendo para que o desfecho seja favorável aos viajantes.
* Com informações do jornal O Globo