logo Melhores Destinos

Nu com a mão no bolso! Passageiros podem ser vistos sem roupa no scanner do aeroporto?

Sandro Kurovski
11/05/2025 às 7:00

Nu com a mão no bolso! Passageiros podem ser vistos sem roupa no scanner do aeroporto?

As promoções do Melhores Destinos no seu WhatsApp

Entrar

O que os scanners corporais dos aeroportos mostram exatamente? Os agentes de segurança conseguem ver os passageiros nus? A preocupação veio de uma leitora do Melhores Destinos, com medo de que sua privacidade estivesse sendo violada ao passar pela inspeção em suas viagens. Para responder, fui investigar melhor a questão e descobri fatos interessantes, que não poderia deixar de compartilhar com você também.

Pode até parecer bobagem, mas o receio da leitora, sobre ser vista sem roupa nos scanners corporais dos aeroportos, tem fundamento. Vale destacar que esses equipamentos não são tão comuns em aeroportos brasileiros, mas nos Estados Unidos e na Europa é quase certo que você vai passar por um.

Diferente do detector de metal – aquela “moldura” que a gente atravessa no raio-x – o scanner corporal é uma máquina mais complexa, na qual posicionamos os pés em duas marcas no chão e erguemos os braços enquanto o equipamento faz um giro ao redor do nosso corpo.

Os escâneres corporais utilizados nos aeroportos têm o objetivo de detectar objetos ocultos que possam representar ameaças à segurança. Eles usam tecnologia de imagem avançada para identificar itens escondidos embaixo das roupas dos passageiros. E sim, eles conseguem gerar uma imagem perfeita da gente sem roupa (inclusive com detalhes das partes íntimas), mas calma! Não há motivo para pânico.

Como os scanners corporais dos aeroportos funcionam?

Antes de responder a pergunta sobre o que os scanners corporais de aeroportos mostram, é importante entender como eles funcionam e o que acontece exatamente quando você coloca os pés nas pegadas amarelas e levanta os braços.

Os scanners corporais usam uma tecnologia chamada Tecnologia de Imagem Avançada (AIT na sigla me inglês), é um scanner de ondas milimétricas que detecta vários tipos de materiais metálicos e não metálicos, em questão de segundos!

Scanner corporal segurança aeroporto revista

As ondas eletromagnéticas atravessam as roupas e refletem na pele do passageiro (e em qualquer outra coisa que esteja escondida) gerando uma imagem que é interpretada pela máquina.

Se as ondas eletromagnéticas atingirem algo que pareça suspeito o passageiro será revistado com mais rigor. Se for encontrado algum item proibido ele pode ser confiscado e, dependendo do que for, a pessoa pode até ter problemas com as autoridades. Caso esteja tudo certo, o passageiro será liberado pra seguir viagem.

Os scanners corporais dos aeroportos mostram você nu?

As primeiras versões dos scanners foram lançadas sem nenhuma proteção de privacidade, e os operadores de segurança podiam sim ver imagens de passageiros nus na tela. O que gerou muita polêmica na época – e muito provável essa seja a origem do receio da nossa leitora.

Scanner corporal segurança aeroporto modelo antigo mostrava passageiros nus

Máquinas antigas mostravam corpo do passageiro em detalhes

No entanto, por questões de privacidade e saúde, essas máquinas foram removidas de todos os aeroportos em 2013. Agora, quando os passageiros são escaneados, as máquinas mostram imagens genéricas de um corpo em vez da imagem detalhada do passageiro.

É literalmente só o contorno de um corpo, um avatar, com marcas que representam os locais onde o scanner detectou algo que precisa ser averiguado.

Segurança aeroporto scanner corporal

Modelos atuais mostram apenas um avatar com destaque para as áreas a serem verificadas

Se não houver nenhum alerta, os agentes de segurança não veem absolutamente nada, só uma tela com a mensagem OK.

O que os scanners corporais dos aeroportos procuram?

Os scanners corporais dos aeroportos alertam sobre ameaças como armas, facas, explosivos e outros materiais que possam comprometer a segurança do voo. Ao contrário do que muita gente imagina, eles não conseguem ver nada dentro do corpo (não é igual a um raio-x). Então a máquina não identifica, por exemplo, se a pessoa tiver algo no estômago, como cápsulas de droga.

Você precisa passar por um scanner corporal se tiver o TSA PreCheck?

Mesmo quem tem o TSA PreCheck para viajar aos Estados Unidos precisa passar por esse tipo de equipamento – embora possa pular alguns dos processos de segurança mais chatos, como tirar os sapatos, remover líquidos da bagagem de mão e tirar o computador da bolsa.

Você pode se recusar a passar por um scanner corporal?

Se mesmo sabendo que os agentes não vão te ver sem roupa você ainda não se sentir confortável, você pode se recusar a passar pelo scanner corporal no aeroporto. Mas esteja ciente de que, nesse caso, poderá ser feita uma revista mais rigorosa.

Revista de segurança no aeroporto

Eles vão averiguar seu corpo da cabeça aos pés, possivelmente incluindo uma verificação íntima dos seios/virilha/nádegas. E embora você possa solicitar uma sala privativa para essa triagem, ela geralmente é feita perto do posto de controle mesmo. Então, passar pelo scanner acaba sendo até menos invasivo, no fim das contas.

E aí, já tinha se preocupado com isso? Espero que as informações te ajudem a passar pelo scanners sem nenhum receio na sua próxima viagem.

Aproveita e já confere também as nossas dicas sobre itens proibidos na bagagem de mão, pra não ter nenhum tipo de problema com a segurança do aeroporto hein.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção