França muda novamente forma de obtenção do Pass Sanitaire


França muda novamente forma de obtenção do Pass Sanitaire
A França modificou outra vez a forma de obtenção do pass sanitaire, documento que comprova a vacinação, necessário para entrar em restaurantes, museus e outras atrações. Agora não é mais possível fazer o pedido de forma antecipada, pelo site. Ele deve ser solicitado na chegada ao país, em farmácias credenciadas.
Atualizado em 07/01/22
O que é o Pass Sanitaire?
O Pass Sanitaire é um documento que comprova a vacinação para quem foi vacinado ou que o portador fez um teste de Covid (antígeno ou RT-PCR) com resultado negativo nas 72h anteriores.
Ele é exigido para a entrada em estabelecimentos com capacidade para mais de 50 pessoas como museus, monumentos, cinemas, teatros, festivais, parques de diversão, restaurantes e cafés. Também é necessário para acessar transportes de longa distância como avião, trem ou ônibus.
Como brasileiros adultos só podem entrar na França totalmente vacinados, a opção de obter o pass sanitaire através dos testes de Covid-19 só é relevante para os menores de idade entre 12 e 17 anos não vacinados, que terão que ser testados a cada 72h (cada teste de antígeno tem um custo aproximado de €25). Menores de 12 anos estão isentos.
Como era o procedimento de obtenção do Pass Sanitaire?
Inicialmente a solicitação era feita por e-mail e posteriormente foi criado um site para fazer o pedido, antes mesmo do embarque para a França. Mas nenhum dos dois sistemas funcionava direito. Eu estive em Paris logo que a exigência passou a vigorar, fiz o pedido por e-mail e jamais recebi o passe. Diversos outros leitores relataram dificuldades semelhantes nos comentários dos nossos posts.
Como pedir o Pass Sanitaire agora?
A partir do dia 04/11/2021 a França deixou de permitir a solicitação via site. Agora o documento deve ser solicitado após a chegada na França em uma farmácia credenciada.
Para isso é preciso apresentar os seguintes documentos:
- Passaporte;
- Certificado de vacinação completa onde deve constar nome, sobrenome, data de nascimento, data da vacinação, vacina utilizada, número de doses recebidas e o país onde ocorreu a vacinação (recomendamos usar o certificado emitido pelo ConecteSUS em inglês).
Importante: Pessoas com idade a partir de 65 anos que receberam a 2ª dose há mais de 7 meses e pessoas a partir de 18 anos que foram vacinadas com Janssen há mais de 2 meses precisam ter tomado uma dose de reforço para conseguir o passe sanitário francês.
A má notícia é que o procedimento, antes gratuito, agora tem um custo de € 36. Você pode encontrar uma farmácia habilitada a fazer a conversão neste site. Depois de feita a conversão, o pass sanitaire irá aparecer no aplicativo TousAntiCovid que deverá ser apresentado nos locais que exigem o comprovante.
Vale lembrar que você não precisa do pass sanitaire para embarcar do Brasil para a França.
Quem acompanha o Instagram do Melhores Destinos sabe que estive em Paris em agosto, logo após a vigência das novas regras exigindo o pass sanitaire (os destaques estão salvos lá).
Apesar de ter feito a solicitação, não recebi o pass sanitaire e utilizei o certificado emitido pelo ConecteSUS em inglês sem problema algum, em restaurantes, atrações e transporte público. Mas essa é só a minha experiência, logo no início da exigência e não é a garantia de que será assim com todo mundo.
Como o assunto interessa a muita gente, amanhã (12/11/21) às 18h (horário de Brasília) vamos bater um papo com o Rodrigo, do Blog Conexão Paris para falar sobre o novo procedimento de obtenção do Pass Sanitaire e também da cidade-luz, claro. Quem tiver dúvidas, não pode perder! Vai ser o Instagram do Mellhores Destinos!