Portugal vai construir parque temático de futebol para a Copa do Mundo de 2030
Portugal vai construir parque temático de futebol para a Copa do Mundo de 2030
Quem gosta de futebol vai ganhar um novo motivo para visitar Portugal nos próximos anos. O país apresentou o projeto do Viva Mundo, parque temático dedicado ao esporte que será construído em Santarém, cidade que está a cerca de 80 km de Lisboa.
Com investimento privado de €450 milhões (cerca de R$ 2,9 bilhões), o empreendimento já tem até data de inauguração: 29 de abril de 2030. A data não foi escolhida por acaso. Portugal será uma das sedes da Copa do Mundo de 2030, ao lado de Espanha e Marrocos, e a expectativa é que o parque esteja pronto cerca de um mês e meio antes do início da competição.

Baixe o app do Melhores Destinos e receba notificações em tempo real das melhores promoções de passagens aéreas, hotéis, pacotes de viagem e muuuuito mais!
Como será o Viva Mundo, novo parque temático de futebol de Portugal?
Grandes eventos esportivos costumam deixar atrações permanentes para quem visita o destino depois da competição. Em Portugal, a aposta é o Viva Mundo, projeto pensado para continuar atraindo turistas muito além da Copa do Mundo de 2030. A expectativa dos idealizadores é receber cerca de 1 milhão de visitantes por ano.
Santarém foi escolhida para receber o empreendimento por sua localização estratégica, entre Lisboa e Porto, as duas maiores cidades do país, além da proximidade com a Espanha. A ideia é facilitar o acesso de visitantes de diferentes regiões da Península Ibérica e também de turistas internacionais.
Veja algumas imagens extraídas do vídeo de divulgação:
Apesar de ser totalmente inspirado no futebol, o Viva Mundo não será dedicado a um clube específico. Diferentemente de atrações como o Real Madrid World, em Dubai, o parque pretende celebrar o esporte de forma ampla, com experiências voltadas para torcedores de diferentes países.
O Viva Mundo ocupará uma área de 80 hectares e o coração do parque será a Football World, organizada ao redor de um lago e dividida em quatro distritos temáticos. Ao todo serão 28 atrações, incluindo montanhas-russas, brinquedos aquáticos, roda-gigante, experiências imersivas, uma fan zone dedicada ao futebol, arena para eventos, restaurantes e um hotel com 300 quartos.
Confira o vídeo de apresentação pública do projeto Viva Mundo:
Copa do Mundo 2030
Portugal dividirá a organização da Copa do Mundo de 2030 com Espanha e Marrocos. A competição marcará o centenário do torneio e será a primeira disputada em três continentes. Antes de seguir para os três países-sede, os jogos de abertura acontecerão no Uruguai, na Argentina e no Paraguai, em homenagem à primeira edição do Mundial.
🗒️ Leia mais:
— 48 experiências para fazer pelo menos uma vez na vida em Portugal
— 30 lugares que você precisa conhecer em Portugal – para além do Porto e Lisboa
Aline Bernardes
Sou jornalista formada pela UFRGS, com mais de 12 anos de experiência em conteúdo de viagem. Já escrevi de tudo: guia, revista de bordo, blog, release, post, SMS, e-mail… o que você imaginar. A paixão pelo tema me levou de volta à sala de aula para estudar Turismo, pela UFOP. Estou sempre pensando qual vai ser o próximo destino, monitorando preço de passagens e prontinha para elaborar um roteiro e partir pro aeroporto amanhã. Mas na hora de viajar mesmo, tenho uma queda por metrópoles, cidadezinhas históricas e praias de mar sem onda. Aqui no Melhores Destinos, fico de olho nas novidades dos destinos, o que pode envolver atrações, hotéis, parques temáticos e tudo mais que mereça a sua atenção e contribua para a sua viagem.