12 melhores parques para andar de bicicleta no Brasil
12 melhores parques para andar de bicicleta no Brasil
Encontrar o melhor parque para andar de bicicleta pode ser desafiador no Brasil, pois nosso país tem muitos espaços verdes perfeitos para pedalar.
Para ajudar leitores que adoram momentos sobre as duas rodas em diferentes destinos, neste post vamos explorar alguns dos locais mais recomendados para ciclistas, desde parques urbanos até reservas naturais que combinam paisagens e trilhas desafiadoras!
Viaje mais gastando menos! Baixe o app do Melhores Destinos e não perca os alertas de promoções de passagens aéreas!
Lugares para andar de bicicleta
Versátil, o ciclismo oferece diferentes modalidades, como o road cycling, mountain bike e cicloturismo. Suas diferenças incluem desde o local da pedalada, até os níveis de habilidade do ciclista.
As possibilidades de destinos são inúmeras no país e no exterior. Para este post selecionamos 12 parques para você pedalar pelo Brasil e esperamos descobrir suas recomendações de lugares preferidos nos comentários!
1. Parque da Cidade Sarah Kubitschek (Brasília)
Querido por muitos candangos, o Parque da Cidade não é lugar de encontro apenas do famoso casal Eduardo e Mônica, da letra de Legião Urbana. Considerado como o maior parque urbano da América Latina, este espaço cativa moradores e turistas há 46 anos.
O Parque da Cidade Dona Sarah Kubitschek oferece várias pistas de ciclismo, tanto para iniciantes quanto para ciclistas experientes. Além das trilhas planas, o parque é conhecido pela grande área verde nos seus 420 hectares.
2. Parque Ibirapuera (São Paulo)
Um dos lugares mais visitados de São Paulo também é abrigo para ciclistas de estrada, que aproveitam as ciclovias cercadas por verde em meio à correria da capital. O Parque Ibirapuera é muito procurado por moradores e turistas, que buscam por momentos de lazer nos seus quase 160 hectares.
Suas pistas de ciclismo planas e bem pavimentadas são ideais para ciclistas de todos os níveis. É uma excelente opção para quem quer pedalar de forma mais tranquila em um ambiente urbano.
3. Parque Barigui (Curitiba)
Que tal um passeio de bike na beira do rio com possibilidade de encontrar capivaras (fofas) no caminho? O Parque Barigui é muito procurado por visitantes e locais, principalmente nos (poucos) dias de sol na capital paranaense.
O lugar tem grande extensão, ciclovia bem sinalizada, área plana e paisagens lindas. É ótimo para ciclistas de todos os níveis e para quem busca pedalar em um ambiente natural, com bastante espaço para outras atividades físicas.
4. Parque Villa-Lobos (São Paulo)
Localizado na zona oeste, o Parque Villa-Lobos é um dos melhores parques de São Paulo para pedalar. Ele oferece infraestrutura e um ambiente agradável para ciclistas de diferentes níveis.
O lugar conta com ciclovia exclusiva, pavimentada e sinalizada, com aproximadamente 3,5 km de extensão. É uma ótima opção tanto para quem quer pedalar de maneira mais tranquila quanto para aqueles que buscam uma prática esportiva regular.
5. Parque Madureira (Rio de Janeiro)
Sem dúvida, se estiver no Rio de Janeiro de bike, aproveite a orla para uma bela pedalada! Mas se quiser um parque urbano, uma opção é o Parque Madureira.
Na Zona Norte da cidade, o lugar tem ciclovia pavimentada e sinalizada, e é de fácil acesso até para ciclistas menos experientes. Organizado, o lugar é bem frequentado e uma boa alternativa para quem está longe da zona sul.
6. Parque Nacional da Tijuca (Rio de Janeiro)
Em um lugar único, o passeio de bicicleta pelo Parque Nacional da Tijuca te convida a fazer uma imersão em meio à Mata Atlântica. Além das trilhas para ciclismo de montanha, o parque oferece uma bela vista da cidade e mar.
Desde 2014 foram abertas duas pistas de mountain bike no local, o círculo da barragem (dificuldade média) e o circuito dos gecos (dificuldade alta). Para um exercício mais leve, visitar os mirantes pedalando são também uma ótima opção.
Dentre as opções de trajeto, o ciclista pode acessar o Setor da Floresta das 6h até as 17h. Já o acesso à estrada do Redentor, é permitido para ciclistas a qualquer hora do dia. Quem preferir, pode reservar passeios de bike em grupo com agências de turismo do Rio de Janeiro.
7. Parque Nacional do Itatiaia (Rio de Janeiro e Minas Gerais)
O primeiro Parque Nacional do Brasil também é um ótimo lugar para ciclistas aventureiros que dominam mountain bike. O Parque Nacional do Itatiaia fica na Serra da Mantiqueira, onde contempla os municípios de Itatiaia e Resende, no estado do Rio de Janeiro, além de Bocaina de Minas e Itamonte, em Minas Gerais.
Ideal para ciclistas que gostam de montanha e trilhas mais técnicas, o parque tem o ponto mais alto do país que se pode chegar pedalando. Com suas paisagens montanhosas, oferece desafios e vistas espetaculares.
Uma das opções de passeio é pelo Circuito Mont Serrat, trilha de uso compartilhado para ciclistas e caminhantes. Com início e término no Centro de Visitantes, na Parte Baixa do parque, o percurso tem 7 km, 220 metros de ganho de altitude e é de dificuldade média.
Quem tiver interesse de pedalar no destino em outras trilhas, recomendo ver aqui o relato cheio de detalhes da experiência do Silas Romanha.
8. Parque Estadual da Serra do Rola-Moça (Minas Gerais)
Amantes de mountain bike podem incluir o Parque Estadual da Serra do Rola-Moça na lista de destinos para pedalar. Localizado em Minas Gerais e perto de Belo Horizonte, oferece diversas trilhas e estradas de terra que passam por paisagens deslumbrantes, como montanhas, vales e mirantes com vistas espetaculares.
Uma sugestão é conferir aqui o roteiro feito pelo Luciano Pavesi Martins, que decidiu encarar o desafio e considera o lugar como um dos mais lindos do Brasil para pedalar.
9. Parque Estadual do Rio Vermelho (Florianópolis)
O Parque Estadual do Rio Vermelho (PAERVE) é uma unidade de conservação bem conhecida por suas trilhas de caminhadas, mas alguns dos seus trechos também podem ser bem aproveitados pelos ciclistas.
Situado em Florianópolis, no nordeste da Ilha de Santa Catarina, entre a Praia de Moçambique (12,5 km de extensão), e a Lagoa da Conceição, o lugar tem uma área de 1.532 hectares.
O parque é ideal para quem gosta de mountain biking em trilhas de terra batida e areia, com algumas partes mais técnicas e outras mais tranquilas. A vegetação nativa e as trilhas de terra fazem com que o passeio de bicicleta seja um ótimo contato com a natureza.
10. Parque Nacional de Brasília (Distrito Federal)
Em meio à biodiversidade do Cerrado, ciclistas de mountain bike podem aproveitar uma trilha de 15 quilômetros preparada para o esporte no Parque Nacional de Brasília.
Chamada de Trilha Cristal, o trajeto tem três opções de percurso, com 5 km, 10 km e 15 km de extensão. O nível de dificuldade e a duração variam. Com paisagens de vegetação nativa, a trilha oferece também duchas para os aventureiros se refrescarem pelo caminho.
Infelizmente, devido ao incêndio no parque no mês de setembro, é preciso conferir como se encontra o lugar antes de programar sua próxima visita.
11. Parque Nacional da Chapada Diamantina (Bahia)
O Parque Nacional da Chapada Diamantina, na Bahia, é famoso pelas trilhas de trekking e até de escalada. No entanto, ciclistas de mountain bikes mais experientes podem se aventurar em algumas trilhas mais técnicas, com paisagens incríveis.
Em Lençóis, principal base do parque, a empresa Brasil by Bike aluga mountain bike e faz roteiros especiais de bike para grupos. Ter a companhia de um guia é essencial no parque, por questões de segurança e porque as trilhas não são bem definidas.
Para ter ideia, atletas profissionais participam de uma competição anual de mountain bike na cidade de Mucugê, na Chapada, pelas trilhas da Serra do Sincorá. A prova ocorre em dois dias, com 160 km de percurso. Não é mole, não!
12. Parque Nacional do Iguaçu (Paraná)
Um dos meus lugares preferidos no mundo é o Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as incríveis Cataratas do Iguaçu! Além da beleza das quedas, ciclistas também podem aproveitar as trilhas do parque de bicicleta e descobrir cantinhos únicos do lugar, em Foz do Iguaçu.
A própria unidade de conservação oferece um passeio com guia pela Trilha Poço Preto, com 9 quilômetros (ida) em meio à Mata Atlântica. Há ainda passeios oferecidos por agências locais, incluindo o trajeto da Trilha das Cataratas.
Cuidados nos passeios de bicicleta
Qualquer atividade física requer cuidados para aproveitar só o lado positivo da prática. Com a bike não é diferente! Veja as dicas a seguir para curtir o passeio sobre duas rodas:
- Escolha a bicicleta certa: escolha a bicicleta apropriada para o tipo de ciclismo que você pretende fazer;
- Use equipamento de segurança: use sempre capacete de tamanho adequado para se proteger em caso de queda ou acidente;
- Planeje sua rota: antes de sair, planeje sua rota usando aplicativos ou o Google Maps que destacam os trajetos mais tranquilos e seguros;
- Pedale com atenção: mantenha-se ciente do ambiente ao seu redor;
- Respeite o local do passeio: seja um parque urbano ou natural, seguir as placas e regras do ambiente é essencial para um passeio agradável e respeitoso.
Leia também
- Cicloturismo: 8 dos mais belos e famosos roteiros de bicicleta pelo mundo
- Cicloturismo: 8 roteiros para conhecer o Brasil de bicicleta
- Qual a melhor companhia aérea para transportar bicicleta nos voos?
Já pedalou nesses parques? Conhece outros interessantes para ciclistas? Compartilhe com os demais leitores nos comentários!