Parque Nacional do Pico da Neblina deve reabrir em março, depois de 17 anos fechado

Daniel Gadelha
13/01/2020  ·  15:2113 · jan · 2020  ·  15:21

Parque Nacional do Pico da Neblina deve reabrir em março, depois de 17 anos fechado

Boa notícia para os amantes de ecoturismo. O Parque Nacional do Pico da Neblina pode ser reaberto ao público em março de 2020, depois de 17 anos fechado.

O Instituto Chico Mendes de Conservação Ambiental (ICMBio) lançou edital para seleção de empresas que trabalharem para o desenvolvimento da atividade turística no local.

A proposta é que índios da comunidade local atuem como guias conduzindo os turistas pelo parque. A expectativa é de que mais de 2,9 mil indígenas de seis comunidades da região participem do projeto.

O Pico da Neblina está a 2.994 metros acima do nível do mar e é o ponto mais alto do território brasileiro. Localizado no estado do Amazonas, na fronteira com a Venezuela e Colômbia, possui 2,25 milhões de hectares e é considerado uma unidade de conservação ambiental.

O parque foi fechado em 2003, por recomendação do Ministério Público Federal, motivado pelo desordenamento da exploração turística, que segundo a entidade gerava violação dos direitos indígenas, conflito com turistas e danos ao meio ambiente.

Com informações e imagem da Agência Brasil.