Parque Nacional do Pico da Neblina deve reabrir em março, depois de 17 anos fechado
Parque Nacional do Pico da Neblina deve reabrir em março, depois de 17 anos fechado
Boa notícia para os amantes de ecoturismo. O Parque Nacional do Pico da Neblina pode ser reaberto ao público em março de 2020, depois de 17 anos fechado.
O Instituto Chico Mendes de Conservação Ambiental (ICMBio) lançou edital para seleção de empresas que trabalharem para o desenvolvimento da atividade turística no local.
A proposta é que índios da comunidade local atuem como guias conduzindo os turistas pelo parque. A expectativa é de que mais de 2,9 mil indígenas de seis comunidades da região participem do projeto.
O Pico da Neblina está a 2.994 metros acima do nível do mar e é o ponto mais alto do território brasileiro. Localizado no estado do Amazonas, na fronteira com a Venezuela e Colômbia, possui 2,25 milhões de hectares e é considerado uma unidade de conservação ambiental.
O parque foi fechado em 2003, por recomendação do Ministério Público Federal, motivado pelo desordenamento da exploração turística, que segundo a entidade gerava violação dos direitos indígenas, conflito com turistas e danos ao meio ambiente.
Com informações e imagem da Agência Brasil.