Expectativa! Paraná pode ter voos diretos para a Europa pela primeira vez
Expectativa! Paraná pode ter voos diretos para a Europa pela primeira vez
Expectativas foram criadas! O estado do Paraná poderá finalmente ter voos diretos para a Europa. O governador Ratinho Júnior afirmou ontem que o anúncio oficial “deve ser feito em novembro, após a conclusão das tratativas com a companhia aérea responsável”.

“Nós vamos daqui uns dias anunciar um voo internacional para a Europa saindo do Paraná. Estamos fechando isso agora em novembro para anunciar para a imprensa e para a população”, disse o governador em um evento.
Curitiba é uma das poucas grandes capitais e o Paraná é um dos estados que não têm voos diretos para a Europa.
Está se organizando para viajar no próximo ano? Confira os feriados 2026
Voos do Paraná para a Europa
Sem informações oficiais, ficam muitas dúvidas sobre como será a operação. Até o momento, não se sabe qual será a companhia aérea, a rota, a frequência dos voos e a data de estreia. Mas é possível fazer algumas suposições.

Pelo timing previsto do anúncio, dificilmente essa operação começará em 2025. O planejamento de implementação de uma rota regular pode levar bastante tempo, e por isso é quase certo que a estreia, caso se concretize, poderá acontecer em algum momento do próximo ano.
A cidade paranaense contemplada com o voo é outro ponto que gera especulações. A opção mais óbvia seria Curitiba, mas Foz do Iguaçu também estaria no páreo – não só pela força turística internacional, mas por essa declaração do governador:
“O Paraná, por dois anos seguidos, é o estado que mais vem crescendo no turismo no Brasil. Foz do Iguaçu, por exemplo, se tornou o segundo destino de estrangeiros do país, atrás apenas do Rio de Janeiro”.
Além disso, o Aeroporto de Foz do Iguaçu concluiu recentemente os trabalhos de ampliação da pista – agora, tem 2.705 metros. Isso permite, por exemplo, que o terminal receba aviões de maior porte, que fazem voos internacionais de longa distância.

Foz do Iguaçu está no páreo para ter voos diretos para a Europa
Além disso, pesa contra Curitiba uma questão técnica que envolve o tamanho da pista do aeroporto. A companhia aérea portuguesa TAP, por exemplo, chegou a considerar a capital paranaense para uma expansão no Brasil, mas descartou a possibilidade por causa da pista.
Uma saída provisória seria uma operação adaptada, com menos carga, por exemplo, para que aviões de corredor duplo possam pousar e decolar em segurança.
A Motiva, concessionária do aeroporto de Curitiba, pretende iniciar a construção de uma terceira pista, de mais de 3.000 metros de extensão, em 2026. A expectativa era de que as obras começassem neste ano.
TAP ou Air Europa? Ou nenhuma das duas?
Essa manifestação anterior de interesse por Curitiba nos leva a pensar que A TAP poderia seria uma das opções mais viáveis para ligar a capital paranaense ou até mesmo Foz do Iguaçu diretamente a Portugal e à Europa.
Antes de a aérea chegar a Florianópolis, em 2024, especulou-se que a rota da capital paranaense para Lisboa incluiria uma parada em Curitiba. A TAP já opera sob esse esquema nas linhas Lisboa-Manaus–Belém e Lisboa-Natal–Maceió.

Outra companhia aérea que pode estar na mesa de negociações é a espanhola Air Europa. Antes da pandemia, a empresa teve voos de Puerto Iguazu – vizinha de Foz de Iguaçu -, na Argentina, para Madri, na Espanha. A rota teve vida curta, e foi interrompida poucos meses depois da estreia por baixa demanda.
Há, é claro, a possibilidade de que a companhia aérea a pisar no Paraná não seja nenhuma dessas duas. Mas o histórico leva a pensar que o voo poderá ser, de fato, de TAP ou Air Europa.
Com informações do portal GDIA
Ficou na expectativa? Qual você acha que será o formato desse possível voo internacional no Paraná? Participe nos comentários!