Paraguai pode obrigar brasileiros a fazer quarentena
Paraguai pode obrigar brasileiros a fazer quarentena
O governo do Paraguai estuda tornar obrigatória uma quarentena para todos os viajantes provenientes do Brasil e dos Estados Unidos. Esta nova possibilidade faz parte de um projeto do Ministério da Saúde para reforçar o controle epidemiológico no país sul-americano.
A medida, que ainda está em estudo por técnicos do Ministério e pelo ministro da Pasta, prevê um isolamento obrigatório de sete dias para todos que cheguem do Brasil, independente da nacionalidade. A quarentena seria feita num hotel ou em outro endereço apontado pelo viajante na Ficha de Declaração de Saúde, documento já obrigatório que deve ser preenchido na chegada ao Paraguai.
Além da quarentena, o viajante teria que apresentar um teste PCR negativo realizado até 72 horas antes da chegada ao país. Outro exemplo deverá ser feito após o isolamento. Atualmente o teste PCR antes da viagem já é obrigatório para todos que saem do Brasil em direção ao Paraguai.
A noticia de que quarentena era obrigatória foi amplamente divulgada por alguns veículos de imprensa aqui no Brasil. Mas o governo paraguaio divulgou nota desmentindo a informação. Entretanto, o aperto das restrições está em análise para frear a entrada da variante Delta.
#COMUNICADO | El Ministerio de Salud Pública y Bienestar informa: pic.twitter.com/8cNnkTZKi2
— Ministerio de Salud (@msaludpy) July 5, 2021
Até o momento, o Paraguai registrou cerca de 428 mil infecções e 13,4 mil mortes devido a pandemia.