Os países mais felizes do mundo em 2025 – e onde o Brasil aparece na lista!


Os países mais felizes do mundo em 2025 – e onde o Brasil aparece na lista!
Divulgar um levantamento sobre a felicidade no mundo é complexo. Mas, desde 2012, o World Happiness Report assume essa difícil missão para medir a felicidade e o bem-estar globais. Com dois destinos da América Latina no top 10, o ranking dos países mais felizes do mundo deste ano ficou ainda mais interessante. Além disso, o povo brasileiro está mais feliz, subiu quase dez colocações! Confira nesse post os “felizardos” da lista mundial, haha.
Para aproveitar as passagens aéreas em promoção, baixe o aplicativo do Melhores Destinos ou assinar nossa newsletter.
Em 2025, o Relatório Mundial da Felicidade trouxe à tona uma reflexão importante: a conexão entre bondade e bem-estar. O estudo analisa o nível de felicidade das pessoas em diferentes partes do mundo e, mais do que isso, tenta entender o que realmente importa quando o assunto é viver bem.
Relatório sobre a Felicidade Mundial
O ranking analisa o nível de felicidade em 147 países. E, mais uma vez, mostra o protagonismo dos países nórdicos. Na edição de 2025, a Finlândia continua no topo da lista como o país mais feliz do planeta, pelo oitavo ano seguido. Depois vem a Dinamarca, Islândia e Suécia – enquanto a Noruega aparece na sétima colocação.
Mas surpresas também surgiram: Costa Rica e México entraram no top 10 pela primeira vez, ocupando o 6º e o 10º lugares, respectivamente.
Já na Europa Central e Oriental, países como Lituânia (16º), Eslovênia (19º) e República Checa (20º) vêm mostrando que a felicidade está cada vez mais equilibrada entre as diferentes regiões do continente.
Por outro lado, os Estados Unidos caíram para a 24ª posição – a mais baixa desde o início do levantamento. Já o Brasil, subiu 8 colocações e aparece em 36º lugar. A Itália subiu uma posição e ficou em 40º.
Esses movimentos mostram que o cenário da felicidade está em constante transformação, refletindo mudanças culturais, sociais e políticas.
Confira a lista dos 40 países mais felizes, segundo o relatório:
- Finlândia
- Dinamarca
- Islândia
- Suécia
- Holanda
- Costa Rica
- Noruega
- Israel
- Luxemburgo
- México
- Austrália
- Nova Zelândia
- Suíça
- Bélgica
- Irlanda
- Lituânia
- Áustria
- Canadá
- Eslovênia
- República Tcheca
- Emirados Árabes Unidos
- Alemanha
- Reino Unido
- Estados Unidos
- Belize
- Polônia
- Província de Taiwan, China
- Uruguai
- Kosovo
- Kuwait
- Sérvia
- Arábia Saudita
- França
- Singapura
- Romênia
- Brasil
- El Salvador
- Espanha
- Estônia
- Itália
O que te faz feliz?
Neste ano, os pesquisadores observaram que, na prática, as pessoas são muito mais gentis do que costumamos imaginar. E essa gentileza, por mais simples que pareça, tem um impacto direto na forma como nos sentimos.
Relações de confiança, solidariedade, empatia e apoio mútuo apareceram como pilares centrais para uma vida mais feliz.
Segundo os autores do relatório – John F. Helliwell, Richard Layard, Jeffrey Sachs, Jan-Emmanuel De Neve, Lara B. Aknin e Shun Wang – o segredo para uma sociedade mais feliz está justamente nas conexões que cultivamos e na forma como cuidamos uns dos outros.
Em um cenário mundial marcado por incertezas e desafios, pensar em felicidade pode parecer um luxo. Mas, como destacou Andrea Illy, um dos apoiadores da iniciativa, é justamente nos momentos mais difíceis que a solidariedade ganha força.
Quando nos unimos, sentimos mais segurança para enfrentar o que vier — e essa sensação de pertencimento nos ajuda a recuperar a alegria que parecia distante. Como viajantes sabemos bem disso, afinal, não há nada melhor para conhecer uma nova cultura do que ter moradores gentis e abertos para te receber.
Há 13 anos, o relatório vem mostrando que o bem-estar vai muito além de questões econômicas. Fatores como saúde mental, apoio social, confiança nas instituições e generosidade têm tanto peso quanto o dinheiro no bolso.
Por isso, o levantamento é considerado uma ferramenta valiosa para governos e organizações repensarem políticas públicas e prioridades.
Levantamento internacional
O Relatório Mundial da Felicidade é fruto de uma colaboração entre a Gallup, o Oxford Wellbeing Research Centre, a Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da ONU e um conselho editorial internacional. Além disso, tem apoio da illycaffè e da Fondazione Ernesto Illy.
Desde sua criação, o objetivo tem sido claro: incentivar lideranças a colocarem a felicidade e o bem-estar como parte central das decisões políticas e sociais.
Afinal, de que adianta um destino incrível e com crescimento econômico, se as pessoas não estão bem consigo mesmas e com o mundo ao redor? O relatório serve como um lembrete poderoso de que a busca pela felicidade é, sim, uma meta coletiva – e possível!
Acesse o relatório completo aqui.