logo Melhores Destinos

Os países mais felizes do mundo em 2025 – e onde o Brasil aparece na lista!

Mari Kateivas
23/03/2025 às 14:00

Os países mais felizes do mundo em 2025 – e onde o Brasil aparece na lista!

As promoções do Melhores Destinos no seu WhatsApp

Entrar

Divulgar um levantamento sobre a felicidade no mundo é complexo. Mas, desde 2012, o World Happiness Report assume essa difícil missão para medir a felicidade e o bem-estar globais. Com dois destinos da América Latina no top 10, o ranking dos países mais felizes do mundo deste ano ficou ainda mais interessante. Além disso, o povo brasileiro está mais feliz, subiu quase dez colocações! Confira nesse post os “felizardos” da lista mundial, haha.

Para aproveitar as passagens aéreas em promoção, baixe o aplicativo do Melhores Destinos ou assinar nossa newsletter.

Em 2025, o Relatório Mundial da Felicidade trouxe à tona uma reflexão importante: a conexão entre bondade e bem-estar. O estudo analisa o nível de felicidade das pessoas em diferentes partes do mundo e, mais do que isso, tenta entender o que realmente importa quando o assunto é viver bem.

Relatório sobre a Felicidade Mundial

O ranking analisa o nível de felicidade em 147 países. E, mais uma vez, mostra o protagonismo dos países nórdicos. Na edição de 2025, a Finlândia continua no topo da lista como o país mais feliz do planeta, pelo oitavo ano seguido. Depois vem a Dinamarca, Islândia e Suécia – enquanto a Noruega aparece na sétima colocação.

Mas surpresas também surgiram: Costa Rica e México entraram no top 10 pela primeira vez, ocupando o 6º e o 10º lugares, respectivamente.

Já na Europa Central e Oriental, países como Lituânia (16º), Eslovênia (19º) e República Checa (20º) vêm mostrando que a felicidade está cada vez mais equilibrada entre as diferentes regiões do continente.

Por outro lado, os Estados Unidos caíram para a 24ª posição – a mais baixa desde o início do levantamento. Já o Brasil, subiu 8 colocações e aparece em 36º lugar. A Itália subiu uma posição e ficou em 40º.

paises mais felizes do mundo 2024

Esses movimentos mostram que o cenário da felicidade está em constante transformação, refletindo mudanças culturais, sociais e políticas.

Confira a lista dos 40 países mais felizes, segundo o relatório:

  1. Finlândia
  2. Dinamarca
  3. Islândia
  4. Suécia
  5. Holanda
  6. Costa Rica
  7. Noruega
  8. Israel
  9. Luxemburgo
  10. México
  11. Austrália
  12. Nova Zelândia
  13. Suíça
  14. Bélgica
  15. Irlanda
  16. Lituânia
  17. Áustria
  18. Canadá
  19. Eslovênia
  20. República Tcheca
  21. Emirados Árabes Unidos
  22. Alemanha
  23. Reino Unido
  24. Estados Unidos
  25. Belize
  26. Polônia
  27. Província de Taiwan, China
  28. Uruguai
  29. Kosovo
  30. Kuwait
  31. Sérvia
  32. Arábia Saudita
  33. França
  34. Singapura
  35. Romênia
  36. Brasil
  37. El Salvador
  38. Espanha
  39. Estônia
  40. Itália

O que te faz feliz?

Neste ano, os pesquisadores observaram que, na prática, as pessoas são muito mais gentis do que costumamos imaginar. E essa gentileza, por mais simples que pareça, tem um impacto direto na forma como nos sentimos.

Relações de confiança, solidariedade, empatia e apoio mútuo apareceram como pilares centrais para uma vida mais feliz.

Segundo os autores do relatório – John F. Helliwell, Richard Layard, Jeffrey Sachs, Jan-Emmanuel De Neve, Lara B. Aknin e Shun Wang – o segredo para uma sociedade mais feliz está justamente nas conexões que cultivamos e na forma como cuidamos uns dos outros.

Em um cenário mundial marcado por incertezas e desafios, pensar em felicidade pode parecer um luxo. Mas, como destacou Andrea Illy, um dos apoiadores da iniciativa, é justamente nos momentos mais difíceis que a solidariedade ganha força.

Quando nos unimos, sentimos mais segurança para enfrentar o que vier — e essa sensação de pertencimento nos ajuda a recuperar a alegria que parecia distante. Como viajantes sabemos bem disso, afinal, não há nada melhor para conhecer uma nova cultura do que ter moradores gentis e abertos para te receber.

Há 13 anos, o relatório vem mostrando que o bem-estar vai muito além de questões econômicas. Fatores como saúde mental, apoio social, confiança nas instituições e generosidade têm tanto peso quanto o dinheiro no bolso.

Por isso, o levantamento é considerado uma ferramenta valiosa para governos e organizações repensarem políticas públicas e prioridades.

Levantamento internacional

O Relatório Mundial da Felicidade é fruto de uma colaboração entre a Gallup, o Oxford Wellbeing Research Centre, a Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da ONU e um conselho editorial internacional. Além disso, tem apoio da illycaffè e da Fondazione Ernesto Illy.

Desde sua criação, o objetivo tem sido claro: incentivar lideranças a colocarem a felicidade e o bem-estar como parte central das decisões políticas e sociais.

Afinal, de que adianta um destino incrível e com crescimento econômico, se as pessoas não estão bem consigo mesmas e com o mundo ao redor? O relatório serve como um lembrete poderoso de que a busca pela felicidade é, sim, uma meta coletiva – e possível!

Acesse o relatório completo aqui.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção