logo Melhores Destinos

Países europeus que atraem milhares de turistas e não têm aeroporto

Rafael Castilho
17/02/2021 às 16:59

Países europeus que atraem milhares de turistas e não têm aeroporto

A Europa tem 50 países. Entre eles estão alguns dos menores países do mundo, que apesar do pequeno tamanho atraem milhares de turistas todos os anos. Mas apesar da grande procura pelos visitantes, cinco países não contam com aeroporto próprio. Veja abaixo quais são estes países europeus sem aeroporto.

Andorra

Um pequenos principado sem família real. Assim é Andorra, um pequeno país encravado nas montanhas dos Pirineus entre a Espanha e a França. O local não conta com aeroporto, mas dá nome e utiliza o Aeroporto de Andorra-La Seu, que se encontra a sul de Seu de Urgel, em Lleida, Espanha, a cerca de 20 quilômetros da capital Andorra-a-Velha.

A capital Andorra é a mais alta da Europa a pouco mais de 1000 metros de altitude. O país tem como idioma oficial o catalão e é tem dois chefes de Estado: o arcebispo de Urgell e o presidente da República Francesa, denominados “Copríncipes”.

Uma das formas de conhecer Andorra é dar uma esticada na viagem desde Barcelona a 200 km de distância. O país é muito procurado por suas estações de esqui e por compras isentas de impostos.

Liechtenstein

Encravado nos Alpes, entre a Suíça e a Áustria, Liechtenstein é o sexto menor país do mundo e não conta com aeroporto próprio. Se quiser conhecer o país, o aeroporto mais próximo é o de Zurique a 115 quilômetros ou Munique a 240 quilômetros.

O principado, que foi criado em 1719 pelo imperador Carlos VI,  é constituído por territórios que fizeram parte do Sacro Império Romano-Germânico. Atualmente quem comanda o país é o príncipe Alois que vive no castelo medieval de Vaduz, que fica sobre um morro e toma conta da paisagem da pequena capital de Liechtenstein.

O pequeno país, que fala alemão, tem como principais atrações museus, esqui e trilhas nos Alpes.

Mônaco

Um enclave de milionários no sul da França pertinho da fronteira com a Itália. É um destino buscado por muitos turistas, principalmente em viagens de um dia partindo de Nice. É de lá o aeroporto mais próximo a Mônaco, apenas 30 quilômetros de distância.

O Principado de Mônaco tem 2,02 km² de área e 38 mil habitantes. É o segundo menor país do mundo. O país tem a densidade populacional mais alta do mundo e seu território é menor que o de qualquer município do Brasil. O local foi fundado em 1297 pela família Grimaldi, que até hoje reina. Tem em seus casinos e centro histórico, além do famoso Grande Prêmio de Fórmula 1, suas principais atrações turísticas.

Mônaco é reconhecido no mundo todo como um enclave de bilionários. Estima-se que 30% dos moradores deste micro-estado sejam milionários e que se mudaram para o país atraídos pela isenção de impostos.

San Marino

A República de San Marino é conhecida por suas montanhas, Fórmula-1 e castelos medievais. Aliás, a Unesco classificou o centro histórico da cidade de San Marino, a sua capital, como Património Mundial da Humanidade, precisamente por causa dos seus três castelos que proporcionam vistas espetaculares.

San Marino é considerado o Estado nacional mais antigo do mundo, pois acredita-se que o país foi fundado em 3 de setembro de 301 por Marinus de Rab. Por suas peculiaridades, San Marino atrai turistas de passagem pela Itália que visitam o Palácio Público, a Torre Guaita e o Monte Titano. O aeroporto mais próximo de San Marino fica a 23 quilómetros, em Rimini, Itália. Já Veneza fica a cerca de 300 km de distância.

Vaticano

O menor país do mundo é um dos que mais atrai turistas. Cerca de 8 milhões de visitantes passam pelo Vaticano por ano mesmo sem ter aeroporto. Seria difícil, talvez impossível, instalar um aeroporto no Vaticano, afinal, o seu território tem cerca de 0,44 km² e encontra-se no centro de Roma. Por isso, a sede da Igreja Católica utiliza os dois aeroportos da capital italiana como base para a chegada dos milhares de fiéis e turistas.

O país com cerca de 1000 habitantes tem como chefe de Estado, hoje, o Papa Francisco. O local tornou-se cidade-estado em junho de 1929. As principais atrações turísticas a Basílica de São Pedro e o Museu do Vaticano com a Capela Sistina.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção