logo Melhores Destinos

Quais são os principais países abertos para brasileiros?

João Goldmeier
João Goldmeier
12/01/2022 às 16:59

Quais são os principais países abertos para brasileiros?

Desde julho de 2020 o Melhores Destinos mantém uma lista dos países para onde os brasileiros podem viajar. Ela começou com o início das reaberturas e foi crescendo até chegar a listar mais de 100 países! Demos uma reduzida, passamos a listar apenas os destinos mais procurados pelos brasileiros, mas a lista ainda estava bem grande.

Para atualizá-la durante um ano e meio contávamos com os e-mails diários enviados pela IATA com as principais mudanças, serviço que deixou de existir no fim de 2021. A tarefa de tentar organizar as informações ficou bem mais trabalhosa, mas a nossa missão é fazer nossos leitores viajarem mais, pagando menos, certo?

Então fizemos este novo post, com uma lista mais reduzida, só com principais países abertos para brasileiros. Esperamos que vocês gostem, e contamos com a sua colaboração nos ajudar a manter o post sempre atualizado.

Atenção! As informações acima sofrem constante atualização e estão sujeitas a mudanças sem aviso prévio. O Melhores Destinos é um site jornalístico, que apenas divulga as informações do mapa da IATA, e não se responsabiliza pelo conteúdo.

A lista apresentada aqui é exemplificativa e podem existir outros países abertos. Não listamos países com restrições severas como quarentena na chegada, por entender que isso inviabiliza a maioria das viagens a turismo.

Antes de reservar seu voo, consulte a representação consular do destino e a companhia aérea.

Lembre-se também que para retornar ao Brasil é necessário apresentar teste antígeno ou RT-PCR com resultado negativo, em português, inglês ou espanhol, com antecedência de 24h e 72h do embarque, respectivamente.

Países abertos para brasileiros nas Américas

🇦🇷 Argentina

Atualizado em 11/01/2022

Exigências: Apresentar teste RT-PCR negativo realizado até 72h antes do embarque (menores de 6 anos estão isentos) e certificado de vacinação completa há pelo menos 14 dias antes da chegada (não se aplica a passageiros menores de 18 anos). É preciso preencher previamente o formulário “Declaracion Jurada Electronica para el ingreso al Territorio Nacional” nas 48h antes da viagem (passageiros maiores de 70 anos podem preencher o formulário na chegada). Possuir seguro saúde com cobertura para Covid-19.

🇨🇦 Canadá

Atualizado em 11/01/2022

Exigências: Apresentar teste RT-PCR negativo para Covid-19, em inglês ou francês, realizado até 72h antes do embarque (não se aplica a menores de 5 anos) e certificado de vacinação completa, em inglês ou francês, realizada há pelo menos 15 dias antes da chegada (dia da vacinação + 14 dias), com uma das vacinas aprovadas: AstraZeneca (Covishield), AstraZeneca (SK Bioscience, Vaxzevria), Covaxin, Janssen, Moderna (Spikevax), Pfizer-BioNTech (Comirnaty), Sinopharm or Sinovac (Coronavac) – não se aplica a menores de 12 anos acompanhados de pais ou responsáveis totalmente vacinados.

O passageiro deve ainda preencher suas informações pessoais no aplicativo/site ArriveCAN até 72 horas antes da chegada ao Canadá (saiba mais aqui e outros detalhes sobre requisitos de entrada no Canadá) e apresentar o comprovante de envio para poder embarcar. Não há quarentena na chegada para passageiros.

🇨🇱 Chile

Atualizado em 11/01/2022

Exigências: Apresentar teste RT-PCR negativo realizado até 72h antes do embarque do voo para o Chile (não se aplica a menores de 2 anos) e certificado de vacinação completa há pelo menos 14 dias com uma das seguintes vacinas: AstraZeneca (Vaxzevria, SK Bioscience ou Covieshield), Janssen, Moderna (Spikevax), Pfizer-BioNTech (Comirnaty), Sinopharm and Sinovac (Coronavac) – não se aplica a menores de 6 anos viajando com pais ou responsáveis vacinados. O certificado deve ser valido pela internet antes da viagem, um processo que costuma demorar de 1 a 3 semanas.

Preencher o formulário “Affidavit for Travellers to Prevent Coronavirus Diseases (COVID-19) (Declaracion Jurada)” nas 48h que antecedem a chegada ao Chile, que irá gerar um QR Code a ser apresentado na chegada. Possuir seguro médico com cobertura mínima de US$ 30.000 que inclua tratamento para Covid-19. Um novo teste RT-PCR será realizado na chegada, até que saia o resultado o passageiro deverá aguardar isolado em sua acomodação (saiba mais).

🇨🇴 Colômbia

Atualizado em 11/01/2022

Exigências: Apresentar comprovante de vacinação completa há pelo menos 14 dias com qualquer vacina aprovada pela OMS ou certificado de vacinação com a primeira dose e teste RT-PCR realizado até 72h antes do embarque (não se aplica para menores de 18 anos). Preencher o formulário “Check Mig” nas 72h antes da chegada.

🇺🇸 Estados Unidos

Atualizado em 11/01/2022

Exigências: Apresentar comprovante de vacinação completa com qualquer das vacinas aplicadas no Brasil (menores de 18 anos isentos) e teste RT-PCR ou de antígeno realizado um dia antes do embarque com resultado negativo, em inglês, espanhol ou português. Menores de idade desacompanhados não vacinados também precisam apresentar teste negativo 24 horas antes do embarque (não se aplica a menores de 2 anos).

🇲🇽 México

Atualizado em 20/01/2022

Exigências: O México eliminou todas as exigências relativas à Covid, inclusive a necessidade de preencher o formulário “Mexico Vuela Seguro Platform“. Na prática é só ficar de olho nas exigências dos países das escalas (se houver) ou embarcar sem requisitos adicionais se o voo for direto.

🇵🇪 Peru

Atualizado em 11/01/2022

Exigências: Apresentar o certificado de vacinação completa há pelo menos 14 dias (não se aplica a menores de 12 anos) ou resultado negativo de exame RT-PCR realizado nas 72h antes do embarque, em espanhol (não se aplica a menores de 12 anos). Preencher o formulário “Declaración Jurada de Salud y Autorización de Geolocalización” nas 72h antes do embarque.

🇩🇴 República Dominicana

Atualizado em 11/01/2022

Exigências: Apresentar teste RT-PCR com resultado negativo realizado 72h antes da chegada ou certificado de vacinação completa há pelo menos 21 dias antes da chegada (não se aplica a menores de 5 anos). Preencher o formulário “Electronic Ticket” que irá gerar um QR Code a ser apresentado na chegada (saiba mais).

🇺🇾 Uruguai

Atualizado em 11/01/2022

Exigências: Apresentar comprovante de vacinação completa nos últimos 9 meses e no mínimo 7 dias antes da chegada no caso da terceira dose e teste negativo de RT-PCR realizado até 72h antes do embarque (menores de 6 anos isentos), seguro saúde com cobertura para Covid-19 e preencher o formulário “Declaración Jurada de Salud del Viajero” online nas 48h antes do embarque.

Países abertos para brasileiros na Europa

🇩🇪 Alemanha

Atualizado em 11/01/2022

Exigências: Apresentar comprovante de vacinação completa há pelo menos 14 dias antes do embarque, em inglês, francês, alemão, italiano ou espanhol, com as vacinas AstraZeneca (Vaxzevria), Janssen, Moderna (Spikevax) ou Pfizer-BioNTech (Comirnaty) – menores de 12 anos acompanhados de pais ou responsáveis vacinados estão isentos (mais informações aqui).

🇪🇸 Espanha

Atualizado em 11/01/2022

Exigências: Apresentar comprovante de vacinação completa das vacinas AstraZeneca (Vaxzevria, Covishield), Janssen, Moderna (Spikevax), Pfizer-BioNTech (Comirnaty), Serum Institute of India, Sinopharm ou Sinovac (Coronavac) há pelo menos 14 dias antes da chegada (não se aplica a menores de 12 anos acompanhados dos pais ou responsáveis vacinados). Também será necessário preencher o formulário “FCS Health Control Form” nas 48h que antecedem o embarque, que irá gerar um QR code a ser apresentado na chegada à Espanha.

🇫🇷 França

Atualizado em 11/01/2022

Exigências: Apresentar o comprovante de vacinação completa com as vacinas: Janssen há pelo menos 28 dias antes da chegada ou AstraZeneca (Vaxzevria ou Covishield), Moderna (Spikevax), Pfizer-BioNTech (Comirnaty) or R-Covi há pelo menos 7 dias da segunda dose antes da chegada exame RT-PCR ou de antígeno com resultado negativo realizado até 48h do embarque (não se aplica a menores de 12 anos). Quem vacinou com a Coronavac poderá entrar desde que tenha tomado a dose de reforço com a Pfizer há pelo menos 7 dias. Preencher declaração de honra.

Menores de 18 acompanhados de pais ou responsáveis não precisam estar vacinados, mas entre 12 e 18 anos é necessário apresentar exame RT-PCR negativo realizado há no máximo 48h antes do embarque.

🇳🇱 Holanda

Atualizado em 11/01/2022

Exigências: Apresentar resultado negativo em teste LAMP, MPOCT, NAAT, PCR, RT-PCR ou TMA realizado até 48h antes do embarque ou de antígeno realizado até 24h antes do embarque (não se aplica a menores de 12 anos) e apresentar comprovante de vacinação completa com uma das vacinas: AstraZeneca (Vaxzevria ou Covishield), Covaxin, Moderna (Spikevax), Pfizer-BioNTech (Comirnaty), Sinopharm or Sinovac (Coronavac) há pelo menos 14 dias – se a vacina for Janssen o intervalo a ser respeitado é de 28 dias antes da viagem. Ainda é preciso preencher o formulário “Health Declaration Form” para todos viajantes a partir de 13 anos.

🇵🇹 Portugal

Atualizado em 11/01/2022

Exigências: Apresentar teste RT-PCR realizado até 72h antes do embarque ou de antígeno até 48h antes do embarque (não se aplica a menores de 12 anos). Preencher o formulário “Passenger Locator Card (PLCe)” que irá gerar um QR Code a ser apresentado na chegada.

🇬🇧 Reino Unido

Atualizado em 11/01/2022

Exigências: Apresentar certificado de vacinação completa com as vacinas AstraZeneca (SK Bioscience, Vaxzevria ou Covishield), Covavax, Covaxin,  Janssen, Moderna (Spikevax), Nuvaxovid (Novavax), Pfizer-BioNTech (Comirnaty), Sinovac (Coronavac) or Sinopharm (BIBP) há pelo menos `15 dias antes da chegada (não se aplica a menores de 18 anos) ou teste negativo de antígeno ou RT-PCR, em inglês, francês ou espanhol, realizado há no máximo dois dias antes do primeiro embarque da jornada (não se aplica a menores de 12 anos, saiba mais detalhes). Preencher o formulário “Public Health Passenger Locator Form” para ser apresentado na check-in e na chegada. É preciso agendar um teste RT-PCR que deverá ser realizado no 2º e 8º dia após a chegada. O custo do teste ficará a cargo do viajante. Crianças com menos de cinco anos estão dispensadas do exame.

🇨🇭Suíça

Atualizado em 19/01/2022

Exigências: Apresentar comprovante de vacinação completa de qualquer uma das vacinas aprovadas pela OMS (inclusive Coronavac) há no máximo 9 meses (a partir de 31/01, até lá 12 meses) e exame negativo RT-PCR realizado no máximo 72h antes da chegada à Suíça ou teste de antígeno realizado até 24h antes da chegada à Suíça  (não se aplica a menores de 16 anos). Os testes deixam de ser obrigatórios a partir do dia 21/01. Quem tiver tomado a vacina da Janssen deverá aguardar o 22º dia após a aplicação da dose única da vacina para o embarque. Passageiros recuperados da Covid-19 há até quatro semanas (com teste positivo para provar) podem entrar com apenas a primeira dose de uma das vacinas acima. Preencher o formulário online “Electronic Passenger Locator Form“.

Menores de 18 anos estão isentos de comprovação de vacinação ou teste se viajando com seus pais ou responsáveis legais vacinados. Todos precisarão preencher um formulário “Contact Tracing Card” com informações de contato e o local de hospedagem.

🇹🇷 Turquia

Atualizado em 11/01/2022

Exigências: Apresentar resultado negativo em teste RT-PCR realizado nas 72h antes da chegada à Turquia (menores de 12 anos isentos) e comprovante de vacinação completa com uma das vacinas aprovadas pela OMS há pelo menos 14 dias. Preencher o formulário “Entry to Turkey” nas 72h antes do embarque, a ser apresentado no check-in.

Países abertos para brasileiros na Ásia

🇶🇦 Catar

Atualizado em 11/01/2022

Exigências: Estar totalmente vacinado há pelo menos 14 dias com as vacinas Pfizer BioNTech, Moderna, AstraZeneca (Vaxzevria, Covaxin, Covishield), Janssen, Sinopharm ou Sinovac (Coronavac). Quem tiver tomando Coronvac deverá apresentar um exame positivo para Covid-19 feito nos últimos 30 dias ou comprovar que recebeu uma dose de reforço com as vacinas Covaxin, Moderna (Spikevax) or Pfizer-BioNTech (Comirnaty) há pelo menos 14 dias. O certificado de vacinação deverá ter um QR Code, nome igual ao passaporte, datas das vacinações, nome da vacina, número do lote e selo oficial da autoridade que vacinou e tem validade de 12 meses após a segunda dose ou dose única.

É ainda obrigatório apresentar teste RT-PCR negativo para Covid-19 obtido até 72h antes da chegada. Um novo teste RT-PCR será realizado na chegada, no Aeroporto de Doha, ao custo de 300 QAR (cerca de R$ 420).

Todos os passageiros deverão ainda se registrar no aplicativo Ehteraz (clique aqui) três dias antes da chegada, que deverá estar ativo no celular na chegada. Nele o viajante deverá se cadastrar e enviar a documentação comprovando a imunização em até 12 horas antes da chegada ao país. Após o envio e análise, será emitida uma autorização de viagem que deverá ser apresentada no check-in e também na imigração no Catar.

É necessário ainda preencher o formulário “Undertaking and Acknowledgment Form

Menores de 12 anos seguem o mesmo regime dos pais – se vacinados, terão o mesmo tratamento dos vacinados. Adolescentes de 12 a 17 não vacinados terão que fazer quarentena acompanhados de pelo menos um dos pais, mesmo que este último esteja vacinado.

🇦🇪 Emirados Árabes Unidos

Abu Dhabi: Atualizado em 11/01/2022

Exigências: Apresentar teste RT-PCR impresso com resultado negativo, em árabe ou inglês, realizado até 48h antes do primeiro embarque da jornada (menores de 12 anos estão isentos). Os passageiros precisam se registrar em um site antes da viagem, que irá gerar um QR Code a ser apresentado na chegada. O visto na chegada voltou a ser oferecido, e um novo teste de Covid-19 poderá ser realizado na chegada a Abu Dhabi. Passageiros totalmente vacinados com as vacinas AstraZeneca (Vaxzevria, SK Bioscience ou Covishield), Janssen, Moderna (Spikevax), Pfizer-BioNTech (Comirnaty), Sinopharm, Sinovac (Coronavac) ou Sputnik V não estão sujeitos a quarentena.

Dubai – Atualizado em 11/01/2022

Exigências: Apresentar teste RT-PCR impresso com resultado negativo, em árabe ou inglês, realizado até 72h antes do embarque do último voo direto para os Emirados (menores de 12 anos estão isentos). É preciso baixar e criar uma conta no aplicativo DXB Smart. É necessário seguro de saúde com cobertura para Covid-19. Passageiros totalmente vacinados com as vacinas AstraZeneca (Vaxzevria, SK Bioscience ou Covishield), Janssen, Moderna (Spikevax), Pfizer-BioNTech (Comirnaty), Sinopharm, Sinovac (Coronavac) ou Sputnik V não estão sujeitos a quarentena.

🇲🇻 Maldivas

Atualizado em 11/01/2022

Exigências: Apresentar teste RT-PCR com resultado negativo realizado até 96h antes do primeiro embarque da viagem (não se aplica a menores de 1 ano). Passageiros cuja viagem tenha demorado mais de 24h deverão repetir o teste. O certificado deve conter o nome igual ao passaporte do passageiro e também o nome e endereço do laboratório que realizou o teste. Passageiros totalmente vacinados há pelo menos 14 dias com as vacinas AstraZeneca (Vaxzevria or SK Bioscience Co Ltd. from Korea), Covishield, Janssen, Moderna, Pfizer-BioNTech, Sinopharm or Sputnik V não estão sujeitos a quarentena.

É necessário ter uma reserva de hotel para toda a estadia no país. Passageiros devem ainda preencher o formulário “Traveller Health Declaration” nas 48h que antecedem a chegada.

Países abertos para brasileiros na África

🇪🇬 Egito

Atualizado em 11/01/2022

Exigências: Apresentar o certificado de vacinação completa há pelo menos 14 dias com as vacinas AstraZeneca (Vaxzevria), Janssen, Moderna, Pfizer-BioNTech, Sinopharm, Sinovac ou Sputnik V, com certificado em árabe, francês ou inglês, que deverá conter QR Code (como o emitido pelo ConecteSUS) ou teste RT-PCR negativo para Covid-19 impresso, em árabe, francês ou inglês, em realizado até 96h antes do embarque do último voo direto para o Egito ou teste de antígeno negativo realizado até 24h antes do embarque do último voo direto para o Egito (não se aplica a menores de 12 anos).

O certificado do RT-PCR deverá conter as seguintes informações: nome completo do passageiro; número do passaporte; data e hora em que a amostra foi colhida; detalhes do tipo de amostra colhida para o cotonete e carimbo ou um código QR no certificado de teste.

Todos os passageiros também devem preencher um formulário de declaração de saúde que será fornecido a bordo da aeronave, e estão sujeitos a novo teste na chegada.

Aproveite as informações para se organizar e viajar nos feriados 2022!