logo Melhores Destinos

Mangia che te fa bene! Por que a Itália foi eleita o país com a melhor culinária da Europa

Rafael Castilho
20/11/2024 às 7:00

Mangia che te fa bene! Por que a Itália foi eleita o país com a melhor culinária da Europa

Um continente de contrastes gastronômicos, assim é a Europa. Ao norte, os pratos mais pesados fazem parte do dia a dia para lidar com o frio prolongado. Carnes de porco e de caça, além de peixes defumados acompanhados de raízes e grãos são os principais ingredientes na Alemanha, Islândia, Reino Unido, Lituânia, entre outros países. Já ao sul a famosa culinária mediterrânea domina com20 seus ingredientes frescos, simples e saudáveis com muitas verduras, legumes, sementes e peixes, tudo regado a muito azeite de oliva.

Com este contraste gritante, muitos turistas definem a culinária do norte como sem graça e a do sul como maravilhosa e inesquecível. Com esta pegada geo culinária, a edição 2024 do World Culinary Awards foi atrás do país com a melhor culinária da Europa.

Entre os concorrentes deste ano estavam: Itália, Armênia, Inglaterra, França, Áustria, Grécia, Alemanha e Espanha.

Melhor culinária da Europa

O grande vencedor do World Culinary Awards 2024 não requer muita apresentação e nem explicações sobre o porquê foi agraciado com a primeira posição. A Itália é amplamente reconhecida como o berço da gastronomia europeia e, para muitos, é o melhor país para se apreciar a culinária no Velho Continente.

A rica diversidade de ingredientes frescos, a tradição centenária de técnicas culinárias e o amor pelo alimento fazem da gastronomia italiana uma experiência única, que vai muito além da pizza e do macarrão. Cada região do país possui sua própria identidade culinária, refletindo a geografia, o clima e os hábitos locais.

O país é dividido em 20 regiões e cada uma delas possui uma identidade culinária própria, o que significa que, ao viajar de norte a sul, você encontrará uma infinidade de pratos únicos, ingredientes específicos e receitas tradicionais diferentes. Na Lombardia, por exemplo, você pode saborear o cremoso risotto alla milanese, enquanto na Sicília, o destaque vai para os arancini e os doces como cannoli e cassata, e em Nápoles fica a melhor pizza do mundo (Pizzeria da Michele: conheça a pizza do filme “Comer, Rezar, Amar” e uma das melhores de Nápoles).

Em nossa viagem gastronômica pela Itália chegamos ao norte, onde Bolonha, conhecida como a capital gastronômica do país, atrai os amantes da farta comida com pratos como tagliatelle al ragù, capeletti in brodo e tortellini. A capital Roma é famosa por suas massas icônicas, como cacio e pepe e carbonara, enquanto Florença oferece carnes suculentas, gelatos e vinhos mundialmente famosos. Deu até água na boca, só ao escrever estes dois parágrafos, mas a viagem pelas delícias italianas continua.

Com tanta coisa boa, a culinária italiana conquistou o mundo, e esse é outro motivo pelo qual a Itália é um destino gastronômico imperdível. Muitos dos pratos mais amados e consumidos globalmente têm origem na Itália, como pizza, massas, risotos e gelato. Quem nunca viajou para um país bem diferente e recorreu a um bom e belo restaurante italiano para não ser surpreendido? Viajar é bom, mas saborear essas iguarias na sua terra natal é uma experiência completamente diferente, que proporciona uma conexão mais profunda com as raízes, as receitas centenárias e a cozinha tradicional.

Ao visitar a Itália você irá perceber que a refeição não é apenas um rápido e básico ato de se alimentar. A comida é mais do que um meio de sustento e, sim, é uma celebração da vida. A tradição de comer devagar e aproveitar cada refeição em boa companhia faz parte da cultura italiana. O conceito de “la dolce vita” está presente em cada refeição, onde os italianos valorizam a qualidade e o prazer de cada prato, em vez de simplesmente comer por necessidade.

As refeições costumam ser longas, com múltiplos pratos, que incluem antepastos, massas, carnes, sobremesas e, claro, o café ou o digestivo, como o limoncello. Tudo fica melhor ainda quando acompanhado de um bom vinho italiano. Mas fique atento às tradições locais e nada de quebrá-las: não peça jamais ketchup; nada de queijo ralado na massa com frutos de mar; não corte o espaguete; jamais peça cappuccino após o jantar; é só seguir as regras para não deixar um italiano em fúria!

Nesta rápida descrição sobre um pouco da cozinha italiana, podemos afirmar que a Itália é muito mais do que o país com a melhor culinária da Europa; é uma experiência sensorial, onde cada refeição aguça todos os nossos sentidos e se transforma em uma celebração da vida abrilhantando ainda mais a sua viagem por meio de pratos frescos, deliciosos e centenários. Para quem busca comer bem, a Itália é, sem dúvida, o destino perfeito!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção