logo Melhores Destinos

Boa notícia! OMS aprova Coronavac e abre caminho para aceitação da vacina na União Europeia

Leonardo Cassol
Leonardo Cassol
01/06/2021 às 12:32

Boa notícia! OMS aprova Coronavac e abre caminho para aceitação da vacina na União Europeia

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aprovou hoje o uso emergencial da vacina Coronavac para Covid-19, desenvolvida pela Sinovac Biotech. A notícia é importante, já que deve abrir espaço para que os países da União Europeia e outras nações aceitem o imunizante que é amplamente utilizado no Brasil.

A Comissão Europeia prometeu divulgar até 9 de junho a lista de países com viagens sem restrições para o bloco. Mas, em sua ainda indefinida política de reabertura ao turismo, a dúvida é se pessoas vacinadas do nosso país serão mesmo liberadas para viagens, já que as últimas notícias indicam que deverá ser criada uma categoria vermelha com restrições mais firmes aos países com grande circulação de variantes do coronavírus, que pode incluir Brasil, Índia e África do Sul, por exemplo.

Para os países que forem liberados com restrições leves, serão aceitos cidadãos já completamente vacinados contra a Covid-19 com uma vacina reconhecida pelo bloco – que hoje são Pfizer, AstraZeneca, Moderna e Janssen.

É esperado que a Agência Regulatória Europeia (EMA) também anuncie a aprovação da Coronavac nas próximas semanas. Mas, mesmo que isso não ocorra, a política da União Europeia deve permitir que os países-membros aceitem imunizantes aprovados para uso emergencial pela OMS.

Vale destacar que, com a aprovação emergencial da OMS, a Coronavac poderá ser comprada e incorporada ao consórcio Covax Facility, para distribuição em escala global.

Com informações da CNN Brasil