logo Melhores Destinos

Temporada de observação de baleias-francas atrai turistas ao litoral de Santa Catarina

Mari Kateivas
27/07/2022 às 14:51

Temporada de observação de baleias-francas atrai turistas ao litoral de Santa Catarina

Se você tá pensando em visitar o litoral sul de Santa Catarina, olha só esse incentivo para ir até o destino nas próximas semanas: a temporada de observação das baleias-francas já começou!

Os amantes da natureza (e que gostam de se surpreender) não podem deixar de fazer o passeio para observar a baleia-franca. A fêmea, por exemplo, pode ter mais de 17 metros de comprimento. E se, tiver sorte, pode vê-la com o seu filhote (como no vídeo a seguir).

O Projeto ProFRANCA/Instituto Australis faz o monitoramento das baleias-francas no litoral sul do Brasil e trabalha com a preservação da espécie. O centro de visitantes do projeto fica na praia de Itapirubá Norte, em Imbituba, que é uma das enseadas com maior frequência de avistamentos de baleias-francas no Brasil.

Lá você aprende sobre os animais marinhos e ainda pode ter a chance de ver as baleias pertinho da costa (faça aqui o agendamento da visita gratuita).

Veja também: 10 praias imperdíveis de Santa Catarina para a sua próxima viagem

Durante a temporada é possível ver as baleias-francas com o filhote (Foto: ProFRANCA/Divulgação)

Empresas de turismo da região, como Ao Sul Natural, também oferecem alguns passeios para a observação na Rota da Baleia-Franca, que integra os municípios de Garopaba, Imbituba e Laguna. A atividade ocorre por terra, pois a baleia-franca tem como característica ficar bem próxima aos costões. (Clique aqui).

Eu imagino que seja emocionante observar esse animal. Quando visitei Paraty, no Rio de Janeiro, fiquei encantada ao ver os golfinhos, imagina só uma baleia? Realmente, a natureza é maravilhosa!

No nosso Guia de Destinos você também confere sobre as principais praias de Santa Catarina.

Preservação da espécie

Segundo o projeto, a temporada reprodutiva de baleia-franca ocorre de julho a novembro, mas pode começar ainda em junho e os animais podem retornar para Antártida um pouco antes de novembro.

O monitoramento a partir de terra é uma das ações do ProFRANCA, e está previsto para iniciar em agosto, quando a equipe monitora os maniferos desde o Cabo de Santa Marta, em Laguna, até a praia da Pinheira, em Palhoça.

Borrifo de água da baleia-franca é em forma de V (Foto: ProFRANCA/Divulgação)

A baleia-franca ainda é classificada como “em perigo” na lista nacional de espécies ameaçadas de extinção, porém, vem se recuperando do período de caça. Ela é a única espécie de baleia ameaçada de extinção que se reproduz na costa do Brasil.

Por isso, além de ser surpreendente poder ver um animal desse, é essencial entender a importância dessas aparições nessa luta de preservação.

No ano passado foi registrada a presença de 120 baleias durante um sobrevoo realizado em setembro pelo ProFRANCA.

Neste ano, ainda é cedo para confirmar uma expectativa dos mamíferos marinhos para a temporada, já que nos últimos anos aconteceram grandes oscilações. Algumas aparições já foram registradas e estão disponíveis nas redes sociais do ProFRANCA.

Outras informações sobre o projeto e as baleias você confere no site do ProFRANCA.

E aí, já viu uma baleia-franca? Gostaria de encontrar uma dessas na costa do litoral sul do Brasil? Conta pra gente nos comentários.

 

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção