<
logo Melhores Destinos

Obras do metrô para o Aeroporto de Congonhas avançam, e operação assistida está prevista para março

Daniel Akstein Batista
29/07/2025 às 12:52

Obras do metrô para o Aeroporto de Congonhas avançam, e operação assistida está prevista para março

Acesse nosso grupo de ofertas no telegram

Entrar

As obras da nova Linha 17-Ouro do Metrô de São Paulo, que vai ligar a capital paulista ao Aeroporto de Congonhas, avançaram 22% em um período de dois anos, e a previsão é que ele seja inaugurado oficialmente no segundo semestre de 2026. Antes disso, em março, é esperado que ele comece com a operação assistida.

O projeto já atingiu 83% de execução e, nesta segunda-feira, o governador Tarcísio de Freitas visitou as obras da zona sul de São Paulo.

“No primeiro semestre do ano que vem, a partir de março, começamos a fazer a operação assistida e, no segundo semestre, podemos iniciar a operação comercial para trazer mais conforto e mobilidade para os passageiros da zona sul da capital”, disse o governador. Estamos avançando bem e com obras dentro do cronograma”.

Novo monotrilho. Foto: Mônica Andrade/Governo do Estado de SP

Obras do monotrilho

A Linha 17-Ouro conectará o Aeroporto de Congonhas à estação Morumbi da Linha 9-Esmeralda, com integração à Linha 5-Lilás. A expectativa é que o projeto irá beneficiar cerca de 100 mil passageiros por dia.

Desde a retomada das obras em 2023, o projeto já entregou algumas etapas:

  • Túnel de ligação entre o aeroporto e a estação Congonhas;
  • Instalação de passarelas metálicas nas estações Washington Luís, Campo Belo e Chucri Zaidan;
  • Coberturas metálicas nas estações Washington Luís, Brooklin Paulista, Vila Cordeiro e Chucri Zaidan.

Além disso, outras fases importantes do projeto seguem no cronograma, como o avanço das obras no Pátio Água Espraiada e a implantação das portas de plataforma nas oito estações.

Implantação de portas nas plataformas. Foto: Mônica Andrade/Governo do Estado de SP

Os sistemas de multimídia, monitoramento eletrônico, transmissão de dados, telecomunicações e controle de acesso também começaram a ser implantados nas estações Aeroporto de Congonhas, Vereador José Diniz e Campo Belo, e logo estarão nas demais estações.

De acordo com o planejamento das obras, as próximas etapas incluem a finalização das obras civis, testes dos sistemas, paisagismo e compensação ambiental.

No início do ano, o primeiro monotrilho realizou a sua primeira viagem teste, saindo da oficina de trens até a estação Washington Luís, percorrendo um trecho de 1.200 metros.

 

Das 14 composições que vêm da China, duas já estão no Brasil em fase de comissionamento na via elevada e outras duas estão vindo para o país. As outras 10 seguem em produção na China, produzidas pela empresa BYD. Cada composição do monotrilho é formada por cinco carros, com capacidade para 616 passageiros, incluindo assentos prioritários e áreas para pessoas com deficiência.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção