logo Melhores Destinos

O que fazer enquanto espera seu voo no aeroporto? Dicas para aproveitar o tempo e relaxar

Leonardo Cassol
06/09/2020 às 7:03

O que fazer enquanto espera seu voo no aeroporto? Dicas para aproveitar o tempo e relaxar

Durante 15 anos eu tive uma rotina de viagens muito frequentes. Cheguei a fazer 250 voos por ano entre 2014 e 2016, com vários trechos de bate e volta no mesmo dia, em diferentes cidades do Brasil. Isso me gerou muitas milhas, mas também um grande aprendizado, permitindo que eu utilizasse os aeroportos como uma extensão de casa, ou do escritório. Deixei de encarar a espera pelos voos com ansiedade e aflição, tornando esses momentos produtivos e/ou relaxantes. E tenho certeza que você também consegue fazer isso, não importando a sua frequência de viagens, ou quanto tempo o seu voo venha a atrasar!

O maior erro que os passageiros cometem, na minha opinião, é não se organizar minimamente para uma viagem. Eu tenho aversão a chegar em cima da hora e correr o risco de perder o voo e meu compromisso, então gosto de ir mais cedo para o aeroporto e assim ter entre 30 e 60 minutos antes do voo para fazer alguma coisa útil.

A seguir vou listar algumas sugestões práticas do que você pode fazer para relaxar ou aproveitar o tempo nos aeroportos em sua próxima viagem, especialmente se estiver sozinho:

Trabalhar

A vida de quarentena nos mostrou como pode ser fácil (ou difícil) trabalhar remotamente, fora do escritório. Com computador ou telefone em mãos, acesso à internet e um lugar para sentar, é possível produzir, checar e responder e-mails, acessar notícias e muito mais. Especialmente quando viajo sozinho, essa é minha opção favorita. Já perdi a conta de quantos posts escrevi dos aeroportos da vida, sentado nas mesinhas de lanchonetes… Geralmente procuro um local menos tumultuado do aeroporto, mas já dentro da aérea embarque dos terminais. Para quem tem dificuldade de se concentrar, sugiro um fone com isolamento de ruídos. O mais complicado mesmo é participar de reunião, pois os aeroportos costumam ser muito barulhentos (bem que isso poderia mudar!).

Ah, também recomendo colocar o despertador com o horário do seu embarque, caso você se concentre demais no trabalho e acabe perdendo o horário.

Ler

Quase todo aeroporto tem uma daquelas livrarias que se pode ficar à vontade, procurando novidades e folheando as obras sem compromisso. Eu gosto sempre de dar uma olhada no que tem de novo no mercado editorial. Além disso, quase sempre tenho livros digitais pendentes de leitura e acabo aproveitando momentos de folga para ler. Eu consigo me concentrar, apesar do barulho. Mas existem outras opções para quem tem dificuldade.

Assistir filmes e séries

Eu costumo sempre deixar salvo no meu celular, tablet e notebook filmes, documentários e capítulos de séries que gosto de assistir na Netflix e no Itunes. Assim, sempre que sobra tempo, ou quando não estou com pique para trabalhar, eu acabo assistindo. O tempo passa tão rápido que o risco é perder o voo. Por isso, vale colocar um alarme com o horário do embarque.

Comer ou tomar um café

Se eu tenho um voo cedo, geralmente deixo para tomar o café da manhã no aeroporto, enquanto leio as notícias na internet. Os preços meio que exorbitantes cobrados nos terminais não servem como desculpa, já que você pode levar alguma coisa de casa. Se meu voo é de tarde, ou de noite, deixo para tomar um café ou lanchar antes da viagem. Nos últimos anos melhorou bastante a qualidade dos restaurantes e lanchonetes nos principais aeroportos brasileiros. Em alguns deles, como Brasília, Congonhas, Guarulhos, Santos Dumont, Galeão, Campinas, Florianópolis, Recife, Belo Horizonte ou Fortaleza há grandes inclusive redes famosas. Nos três últimos, tem até lojinha de comidas e bebidas típicas!

Ouvir música

Talvez não tenha coisa melhor do que ouvir suas músicas favoritas ao invés do sistema de som do aeroporto com aqueles jargões decorados, berrando “última chamada”. Um fone com isolamento de ruído torna essa experiência ainda melhor. Eu tenho algumas playlists para essas ocasiões, com a duração quase que exata das viagens.

Quick Massage 

Aquelas cadeiras ou estandes de massagem que têm em alguns aeroportos dão um alívio danado e ajudam a passar o tempo e a preparar o corpo para passar horas apertado na cabine do avião. Quinze minutos já faz uma grande diferença. Custa caro, mas relaxa demais! Sou cliente cativo desse serviço. Em Brasília e no Recife tem também a opção de fazer massagem na maca, melhor ainda.

Sala VIP

Alguns aeroportos possuem excelentes salas VIP domésticas, como Brasília, Guarulhos, Congonhas, Galeão, Santos Dumont, Belo Horizonte, Florianópolis, Curitiba, entre outros. Além de comer e beber, as salas são excelentes espaços para trabalhar e até tomar banho (nem todas oferecem esse serviço). Um bom cartão de crédito para acessar salas VIP, ou status Diamante ou Ouro na Smiles, ou Diamante no TudoAzul, são suficientes para utilizar esses serviços sem custo adicional. Agora, se for pagar pelo acesso, dificilmente compensa.

Organizar fotos de viagem

Você viaja e acumula milhares de fotos, muitas delas parecidas ou que não ficaram tão boas. E aquilo vai acumulando, acumulando, até que fica difícil encontrar qualquer coisa… Acho que isso acontece com quase todo mundo. Pois os momentos de espera nos aeroportos são muito bons para fazer uma limpa e liberar memória no celular e organizar as fotos de viagem. É quase uma terapia…

Acessar a internet e as redes sociais

Essa é a hora ideal para vadiar um pouco na internet, nos seus sites favoritos. Por exemplo, conferir as promoções do Melhores Destinos 🙂 ! Dar aquela espiada no que seus contatos estão fazendo/comentando nas redes sociais também é um passatempo perfeito enquanto espera seu voo. E também mandar um zap ou um Telegram!

Comprar

Os aeroportos tendem cada vez mais a seguir o conceito dos shoppings centers, aproveitando o grande volume de pessoas para faturar. Alguns anos atrás as lojas dos aeroportos eram sinônimo de preços mais altos, mas isso está mudando (exceto na parte da alimentação). Hoje, tanto no Brasil como no exterior, existem quiosques de óculos de sol e franquias de roupas e acessórios com preços tabelados e idênticos a outros pontos comerciais. Então, porque não aproveitar essa oportunidade e cheirar os perfumes do Duty Free ou ficar namorando aquela loja de brindes?

Fechar o roteiro de viagem

Se eu estiver viajando a passeio, também aproveito para fazer uma revisão e últimos ajustes na programação, olhando a previsão do tempo e os dados mais recentes.

Jogar

Sabe aquele joguinho viciante que tem no seu celular? Tem melhor momento pra isso, do que no aeroporto? É um bom momento para se distrair. Só cuidado com suas bolsas e pertences, especialmente do lado de fora da área segura do aeroporto (antes do controle por raios-x), pois há risco de furtos.


No mais, quando tenho tempo e estou num aeroporto que não conheço eu caminho de ponta a ponta para ver o que tem de novo. É algo que eu curto. Talvez pareça meio maluco, mas sou curioso e o aeroporto pra mim é um ambiente amigável. Também gosto de ficar sentado olhando a movimentação no pátio das aeronaves, os aviões saindo e chegando… É confortante! Estando acompanhado, aproveito para colocar a conversa em dia e até discutir o roteiro da viagem. Não gosto muito de falar no telefone, pois por causa do barulho temos que falar muito alto.

Espero ter te convencido que vale a pena planejar o que fazer no tempo livre da sua viagem! Você vai perceber que os momentos de ansiedade vão se transformar em algo produtivo e relaxante. Fora que a espera ociosa cansa bem mais do fazendo algo útil para você mesmo!

Lembre-se de recarregar seus equipamentos eletrônicos e levar o carregador e/ou uma bateria extra. E sempre leve fones de ouvido. É muito útil!

E você, o que gosta de fazer enquanto espera o voo no aeroporto? Comente e participe!

Veja também:

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção