Emirates poderá ter novos assentos “revolucionários” na classe econômica – veja o que já sabemos!
Emirates poderá ter novos assentos “revolucionários” na classe econômica – veja o que já sabemos!
Finalmente os refrescos? A companhia aérea Emirates, uma das mais premiadas do mundo, está trabalhando em um novo conceito de assento para a classe econômica. Segundo o CEO da empresa, Tim Clark, será algo “revolucionário” para passageiros e a indústria aeronáutica.
“Se você tem pessoas sentadas em uma cabine muito apertada por 16 ou 17 horas, precisamos fazer melhor do que estamos fazendo neste momento”, afirmou o CEO ao portal Executive Traveller.

A ideia não envolveria, por exemplo, poltronas mais largas ou com mais espaço para as pernas. Na verdade, a proposta gira em torno de assentos mais altos! Clark menciona a possibilidade de cinco polegadas (12 cm) a mais sobre as estruturas atuais.
“É muito difícil. Temos as métricas econômicas e financeiras usuais com as quais trabalhar, mas ainda acho que podemos fazer muito melhor na forma como apresentamos o conforto do assento, a maneira como ele se molda ao corpo, o tratamento dado aos pés e às pernas”, disse ele.
A iniciativa da Emirates pode ser considerada incomum em um tempo em que as companhias aéreas travam uma batalha nas cabines superiores, como a Premium Economy e a classe executiva, na esperança de aumentar receitas com um produto que é, naturalmente, mais caro do que a econômica.
Novo assento pode esbarrar em questões regulatórias
Atualmente, a Emirates tenta chamar a atenção das fabricantes para o projeto e convencê-las de que a ideia é factível.

Uma mudança dessas seria muito bem-vinda se de fato for benéfica para os passageiros, mas há que se pensar nas questões regulatórias, como até que ponto os aviões teriam que ser novamente certificados pelas autoridades aeronáuticas (e quanto tempo isso levaria).
Um dos principais obstáculos estaria em uma regra do setor que determina que os comissários de bordo sejam capazes de enxergar toda a cabine. Órgãos reguladores dos Estados Unidos e da Europa fazem menção a essas necessidades.

O CEO da Emirates rebate essa questão propondo uma alternativa: “Me disseram que a equipe de bordo não poderia enxergar o fundo do avião [com os novos assentos], mas os aviões agora têm câmeras em todos os lugares. O A380 está cheio de câmeras”.
Vale ressaltar que a proposta da Emirates não tem um prazo, atualmente, para sair do papel.
British Airways instala nova Premium Economy no Boeing 787

Enquanto a Emirates pensa no futuro da sua classe econômica, na Europa a British Airways começou “silenciosamente” a instalar os assentos da sua nova Premium Economy no Boeing 787-9. Imagens divulgadas nos últimos dias pelo diretor de Marketing da empresa, Hamish McVey, mostram os trabalhos em andamento no primeiro avião deste modelo que será remodelado.
Um destaque dos novos assentos está no formato de “ponta de asa” na parte de apoio da cabeça, o que deve dar, pelo menos, uma sensação de um pouco mais de privacidade na cabine intermediária. Quanto à configuração da cabine, o formato 2-3-2 das poltronas no Boeing 787 está mantido. Em outros aviões, como o Boeing 777, a empresa usa o layout 2-4-2.

A nova Premium Economy da British Airways integra um plano de investimentos de cerca de sete bilhões de libras, anunciado no início de 2024, mas ainda não havia sido apresentada ao público. O projeto também bilionário inclui, ainda, uma nova primeira classe, apresentada no fim do ano passado.
Mesmo que não apareça nas imagens, é possível imaginar que este Boeing 787-9 tenha também recebido a nova classe executiva, chamada de “Club Suite”. A cabine foi anunciada em 2019 e vem sendo implementada (bem) aos poucos nos aviões. Em meados do ano passado, o Club Suite foi instalado no primeiro Boeing 787-8 da companhia.