Novo trem rápido deve ligar Paris a Londres a partir de 2029


Novo trem rápido deve ligar Paris a Londres a partir de 2029
Um dos melhores meios de conhecer vários destinos na Europa em uma única viagem é de trem. E os viajantes que desejarem transitar entre Inglaterra e França devem ter novos trens de alta velocidade para atravessar o Túnel do Canal da Mancha daqui a alguns anos. Essa possibilidade foi anunciada pela empresa de transportes do Virgin Group, que planeja operar trens nessa rota e competir contra o monopólio da Eurostar. Saiba mais, a seguir:
Se você planeja conhecer a Europa sobre trilhos, leia nosso post de rotas imperdíveis e saiba como comprar passagem de trem na Europa!
Novos trens operando no Eurotúnel
De acordo com os planos divulgados pelo Virgin Group, o grupo empresarial deve encomendar doze novos trens de alta velocidade ainda no primeiro trimestre de 2025. A compra da nova frota é a primeira etapa de um projeto para que a Virgin ofereça viagens ferroviárias entre Londres e a Europa continental, a partir de 2029.
Ainda não há certeza sobre qual será o fornecedor das locomotivas, mas o Virgin Group divulgou que considera ofertas da empresa japonesa Hitachi, da francesa Alstom, da espanhola Talgo e da alemã Siemens. O investimento nos trens será de mais 500 milhões de libras (mais de 3,7 bilhões de reais), mas o valor total estimado para tornar possíveis as viagens nos trilhos do Eurotúnel é de 1 bilhão de libras (mais de R$ 7 bilhões).
Esquenta a concorrência contra o monopólio da Eurostar
Atualmente, a Eurostar é a única operadora férrea a oferecer viagens conectando o Reino Unido à Europa continental. A falta de concorrência perdura há trinta anos e contribui para o aumento de tarifas, já que a rota está nas mãos de uma única empresa.
Porém, o Virgin Group não é a primeira empresa a tentar mudar esse cenário. Em 2023, a startup Evolyn anunciou que começaria a operar trens na linha neste ano de 2025. A empresa teve seu projeto apoiado pela família Cosmen, que é a principal investidora da companhia de transporte britânica Mobico (anteriormente National Express Group).
Mesmo assim, a Evolyn ainda não conseguiu colocar seus trens para rodar no Eurotúnel, e prorrogou o prazo de lançamento da linha para 2026. Com a entrada do Virgin Group na jogada e o aumento da concorrência, as duas empresas devem pressionar uma a outra, acelerando a inauguração de novas empresas na rota e ajudando a reduzir o preço das passagens.
Como esperado, a Eurostar se opõe à entrada da Evolyn e do Virgin Group nos trilhos do Túnel do Canal da Mancha. O argumento da operadora é de que não há capacidade para tantos trens no centro de operações ferroviárias Temple Mills, o único ligado a chamada HS1, a linha férrea de alta velocidade entre Londres e o túnel.
Numa entrevista para o jornal britânico The Telegraph, um porta-voz da Eurostar diz que a empresa não tem intenção de restringir o acesso da concorrência, mas “que já há espaço limitado nas estações St. Pancras e Temple Mills para atender às ambições de crescimento de todos”.
A empresa ainda afirma que pediu ao governo britânico um apoio para a construção de uma estrutura que permitirá a expansão de todas as operadoras, inclusive a Eurostar. Na entrevista, não é mencionada nenhuma resposta do governo a esse pedido.
Tento em vista essas limitações de Temple Mills, a concorrência entre Evolyn e Virgin Group contra o monopólio da Eurostar é uma verdadeira corrida. Embora o Virgin Group seja um grupo empresarial maior, não há garantia de que o centro de operações terá capacidade para receber duas novas companhias férreas até 2029. Ou seja, a empresa que finalizar um contrato para novos trens primeiro ganhará o direito de rodar.
A Evolyn não se pronunciou sobre o anúncio do Virgin Group na disputa para a linha. Em contrapartida, o grupo Virgin disse em nota que, apesar de não planejarem lançar o serviço no próximo ano, eles estão progredindo rapidamente na solicitação de acesso à Temple Mills. Segundo a empresa, eles estão “conversando com a Eurostar sobre o acesso há algum tempo” e esperam chegar a um acordo em breve.
Fique por dentro de todas as notícias e promoções de viagens. Baixe o aplicativo do Melhores Destinos e ative as notificações!
Independentemente de quem vencer essa corrida, seja a Evolyn ou o Virgin Group, a entrada de concorrentes das linhas de trem do Eurotúnel deve trazer benefícios para os passageiros, a começar pela redução de tarifas. Conforme forem divulgadas novidades, a gente volta aqui contar para você. Mas até lá, deixe nos comentários: quais são suas apostas para essa “briga”?
Leia também:
— Viagens de trem na Europa podem ficar até 10% mais baratas!
— Rail Europe é confiável? Análise completa do maior site de trens da Europa
— Passagem de trem Europa: as 19 rotas mais procuradas na Rail Europe