Chile inaugura novo terminal internacional de passageiros no aeroporto de Santiago
Chile inaugura novo terminal internacional de passageiros no aeroporto de Santiago
O aeroporto de Santiago inaugurou esta semana um novo terminal internacional de passageiros. A ampliação, que custou quase US$ 1 bilhão (mais de R$ 5,1 bilhões de reais no câmbio atual), mais que dobrou a capacidade do aeroporto, passando de 16 milhões para 38 milhões de passageiros por ano.
O novo Terminal 2 tem 248.400 m2 de área construída e deve melhorar a experiência do passageiro, com redução nos tempos de espera, maior espaço e conforto. A quantidade de portões de embarque aumentou de 31 para 76. Os passageiros vão contar ainda com 96 novos totens de auto-atendimento, 64 novas posições de check-in e 40% mais balcões de imigração para controle de passaportes.
O aeroporto também ganhou um novo sistema de manuseio de bagagem, novas áreas comerciais, restaurantes e serviços, como creche e sala de exposições.
Desde segunda-feira (28), treze companhias aéreas já migraram as suas operações internacionais para o novo terminal: Aerolíneas Argentinas, Air Canada, Air France, Aeromexico, American Airlines, Avianca, British Airways, Copa Airlines, Iberia, KLM, JetSmart, United Airlines e Sky Airline.
Hoje, 2 de março, é o último dia das mudanças, quando a Latam e a Delta Air Lines transferem seus voos internacionais para o novo espaço.
Mudança necessária
A novidade chega com atraso. Antes da pandemia, o aeroporto já operava bem além da capacidade, atendendo quase 25 milhões de passageiros em 2019. Os viajantes enfrentavam longas e demoradas filas, além de ambientes lotados nos horários de maior movimento.
O aeroporto é administrado pelo consórcio privado Nuevo Pudahuel, que reúne o grupo ADP, a Vinci Airports e a Astaldi Concessioni.
Confira aqui todas as promoções de passagens aéreas para o Chile!