TAM lança novo site. Confira a avaliação do Melhores Destinos.
TAM lança novo site. Confira a avaliação do Melhores Destinos.
Ontem (15/11) a TAM colocou no ar um novo sistema de reserva/emissão de passagens aéreas. Esse novo sistema é muito melhor que o anterior, além de ter mais funcionalidades para o usuário esse sistema é utilizado pelas principais companhias aéreas do mundo.
Para verificar como está essa nova solução implantada no site da TAM (www.tam.com.br) o Melhores Destinos foi conferir. Fizemos uma série de testes com passagens nacionais e internacionais e o resultado foi o esperado: o site está muito melhor mas ainda apresenta alguns erros, que são normais de um sistema que está implantado a menos de 24 horas.
Destaque positivo: pesquisa por preço. Agora é possível ver o preço das passagens em várias datas ao mesmo tempo.
Destaque negativo: número excessivo de telas. Para uma compra ‘normal’ o usuário passa por no mínimo 7 telas.
Vamos às telas…
1 – Tela de pesquisa/página inicial
Essa é o novo formulário de pesquisa que é exibido na página inicial do site da TAM. Veja que agora você pode pesquisar nos dois aeroportos de São Paulo ao mesmo tempo e pode marcar a opção “sou flexível com as datas”, essa opção permite que você verifique o preço em várias datas ao mesmo tempo. Essas duas opções também existem no site da GOL mas aparentemente poucas pessoas usam.
Resultado da pesquisa
Aqui a data que você escolheu vem marcada de cinza e as datas que possuem a menor tarifa ficam marcadas de amarelo.
Seleção do vôo:
Nessa tela o destaque fica por conta do aviso das tarifas que estão com poucas poltronas vagas. Veja que aparece uma cadeira com o número de passagens disponíveis. Muito legal essa opção de ver o número de poltronas disponíveis. As outras companhias podiam fazer o mesmo.
Resumo do vôo selecionado
Não tem muito o que destacar nessa tela. Essa é uma tela que talvez pudesse ser incorporada a alguma outra.
Tela de login
Essa tela é apenas para que os clientes TAM Fidelidade se identifiquem.
Preencher dados do passageiro
Nessa tela serão digitados os dados do(s) passageiro(s)
Tela de erro
Essa tela foi exibida na nossa primeira tentativa de fazer a reserva, nas outras tentativas não tivemos esse problema.
Você quer mesmo comprar?
Mais uma vez é exibido um resumo das suas opções com alguns avisos. Nessa tela fomos surpreendidos por um aviso informando que alterações no e-ticket são realizadas apenas nas lojas TAM. Os 3 links do aviso estavam quebrados: Condições de Contrato, Termos de uso e regras do Programa TAM Fidelidade.
Preenchimento dos dados do pagamento
Bom, agora é só pagar né 🙂 Nós não pagamos…
Aqui o curioso é que o endereço não é do site da TAM. Na hora de selecionar a forma de pagamento fomos redirecionados para o site https://asp.bpag.com.br/ que é de uma empresa de pagamentos online do UOL.
Sem dúvida, essa foi uma excelente mudança. O sistema de reservas da TAM está muito melhor. No caso dos vôos internacionais não tem mais aquela inconveniência de você não ver o preço da ida separado do preço da volta.
Melhor que isso só se a TAM parasse de mostrar aquela tela de sessão expirada pedindo para escolher o país 😉