Novo Latam Fidelidade vale a partir de hoje. Novos cartões virtuais já estão disponíveis no aplicativo da TAM!
Novo Latam Fidelidade vale a partir de hoje. Novos cartões virtuais já estão disponíveis no aplicativo da TAM!
Chegou o dia da mudança! A TAM iniciou hoje a implantação do Latam Fidelidade, novo programa, que substitui o TAM Fidelidade. Os novos cartões virtuais já estão disponíveis no aplicativo para celular da TAM e podem ser obtidos após uma atualização do app liberada agora pouco.
A mudança vai trazer gradativamente novidades positivas para os clientes, como upgrades cortesia para acompanhantes e para categorias que hoje não tinham esse benefício, confirmação de upgrade 12 horas antes do voo, novas categorias e uma nova plataforma que estará disponível em breve! Além disso, a parceria com a Multiplus continuará a funcionar normalmente, como era até hoje. Confira todas as novidades!
Novo cartão virtual já esta disponível no app da TAM
Novas categorias
As novas categorias LATAM Fidelidade são Black Signature, Black, Platinum, Gold e LATAM. Já estão implantadas. Confira as equivalências com as categorias antigas:
Não foram só os nomes que mudaram. Alguns benefícios também. Confira nos próximos itens.
Número LATAM Fidelidade
O CPF vai passar a ser o número LATAM Fidelidade. Caso o cliente não possua CPF, será enviado um novo número LATAM Fidelidade. Porém, no novo cartão virtual disponibilizado hoje, ainda aparece o antigo número do TAM Fidelidade. É possível que a alteração só se efetive com a chegada do cartão físico.
Upgrade cortesia
Aqui estão ótimas novidades para os passageiros frequentes da TAM. Com o novo programa será possível solicitar upgrades cortesias para acompanhantes utilizando cupons. O upgrade poderá ser feito da classe econômica para a Premium, sem custo adicional ou restrição de tarifa, no caso dos cartões Black Signature (atual Black) e Black (atual Vermelho Plus).
A boa notícia é que agora cartões Platinum (atual Vermelho) e Gold (atual Azul) também poderão solicitar upgrade cortesia para si, seja para a Premium Economy como para a Premium Business, elegíveis bundles de tarifa FLEX e PLUS, sem custo adicional. São 2 cupons por ano para cartões Gold e 6 para Platinum. O upgrade de uma viagem de Premium Business em voos para Europa ou Estados Unidos exige 3 cupons. Oceania 4 cupons. Demais rotas, como entre a América do Sul, 1 cupom por trecho. Os cupons poderão ser utilizados em voos TAM e LAN.
Além disso, o resultado do upgrade, sairá com antecedência. A solicitação de upgrade deverá ser feita de 72 a 12 horas antes do voo e a prioridade será dada pela hora do check-in e de acordo com a categoria do solicitante.
Segundo a TAM o novo sistema de upgrades estará disponível ao longo de 2016.
Acúmulo de pontos em voos domésticos
O acúmulo de pontos no LATAM Fidelidade em voos domésticos passará a ser o seguinte:
- Tarifa no perfil Básico: 2 pontos a cada R$ 1 em tarifa (taxas não pontuam)
- Tarifa nos perfis Flex, Top e Relax: 3 pontos a cada R$ 1 em tarifa (taxas não pontuam)
A melhor notícia é que clientes das categorias Gold, Platinum, Black e Black Signature terão garantido o benefício de acumular no mínimo 500 pontos a cada viagem, independentemente do perfil e valor da tarifa, o que corresponde a pontuação mínima atual.
Outros exemplos da nova regra:
- São Paulo x Brasília: tarifa Básica R$ 460 = 920 pts (na tabela atual: 500 pts)
- Vitória x Manaus: tarifa Flex R$ 500 = 1.500 pts (na tabela atual: 1.000 pts)
- Curitiba x Porto Alegre: tarifa Básica R$ 150 = 300 pts cartão LATAM ou 500 pts cartão Gold, Platinum, Black e Black Signature (na tabela atual 500 pontos)
Acúmulo de pontos em voos internacionais
Os pontos de voos internacionais passarão a ser calculados com base na distância percorrida em milhas entre a origem e o destino final, podendo haver um bônus conforme o perfil de tarifas (multiplicador por distância percorrida em milhas), como abaixo:
- Tarifas em classe econômica: Acces 100%, Flex 125%, Plus 150%, Premium Economy 150%
- Tarifa Classic: 150% (Europa e Regional) ou 200% (EUA)
- Tarifa Executive: 200% (Regional), 250% (Europa) ou 300% (EUA)
Mesmo que o voo tenha conexões domésticas, será considerado o total de milhas de todos os trechos percorridos.
Como já havia sido informado pela TAM, os clientes das categorias Gold, Platinum, Black e Black Signature terão garantidos o acúmulo mínimo de 5.000 pontos em viagens para os EUA.
O acúmulo de pontos Multiplus em companhias membro da aliança oneworld e/ou parceira permanece inalterado.
Upgrade para categorias Gold, Platinum, Black e Black Signature
O período de avaliação para promoção de categoria passa a considerar o ano civil, de janeiro a dezembro, e não mais 12 meses consecutivos, independente do ano, como ocorria até hoje.
Outra novidade muito positiva é a redução da pontuação e do números e trechos necessários para a promoção para as categorias Gold, Platinum, Black e Black Signature. Há ainda a possibilidade de combinar a quantidade de pontos acumulados com o número de trechos voados na Preminum Business, de acordo com as figuras a seguir.
Cálculo de trechos voados
Outro ponto que já havia sido anunciado e que merece destaque é a nova forma de cálculo de trechos domésticos e internacionais. Conexões passaram a entrar no cálculo. Com isso, um voo de São Paulo para Manaus com conexão em Brasília, por exemplo, passou a ser calculado como dois trechos voados, facilitando o upgrade de categoria.
Tabela diferenciada de resgate
Os passageiros das categorias Platinum, Black e Black Signature terão tabelas preferenciais e poderão resgatar passagens de uma forma exclusiva, como ocorre hoje, onde um trecho nacional pode custar no máximo 15 mil pontos, ao invés dos 35 mil padrão. Continua sendo o melhor benefício para passageiros frequentes do programa, juntamente com o upgrade cortesia!
Nova Plataforma
Segundo a empresa, ao longo de 2016 vai ficar mais fácil saber quantos pontos e/ou trechos faltam para se manter em sua categoria atual ou avançar para a próxima categoria. E todas essas informações estarão em uma mesma plataforma, de maneira simples e clara. Ótima notícia! Vamos aguardar!
Clientes LAN (LATAM Pass)
Clientes LAN continuarão com seu próprio programa de fidelidade, que passa a se chamar LATAM Pass. A acúmulo nesse programa continuará sendo feito por Km. Portanto, não haverá um programa único para a LATAM, pelo menos nesse primeiro momento.
Parceria com o Multiplus
Nada muda na parceria da TAM com o Multiplus. Os pontos LATAM Fidelidade continuarão sendo pontos Multiplus. Segundo a TAM, nada mudará também no resgate de bilhetes, que já é e continuará sendo realizado pelo Multiplus.
—–
E vocês, o que acharam das novidades?