Conheça em detalhes as novas cabines de classe econômica e executiva da Latam para voos de longa duração
Conheça em detalhes as novas cabines de classe econômica e executiva da Latam para voos de longa duração
Hoje a Latam apresentou formalmente o primeiro avião Boeing 777 com a cabine totalmente remodelada. Além desta, outras 200 aeronaves devem passar por melhorias em seu interior nos próximos dois anos. Estivemos no evento e mostramos em detalhes tudo o que rolou por lá, como os novos assentos da classe econômica e da classe executiva, novo serviço de bordo na Premium Business, o Centro de Manutenção de Linha e outras novidades. Confira!
O evento
O evento foi no novo Centro de Manutenção de Linha da Latam, no Aeroporto de Guarulhos (SP) e contou com a participação de Enrique Cueto, CEO do Grupo Latam Airlines, Jerome Cadier, Presidente da Latam Brasil, e Paulo Miranda, Vice-presidente de Clientes do Grupo Latam.
Os executivos destacaram que, ao todo, serão investidos cerca de R$ 2 bilhões (US$ 500 milhões) pelo grupo na melhoria do serviço e renovação das cabines das aeronaves que operam voos domésticos e internacionais. Quase metade desse valor será utilizado no benefício da operação no Brasil.
Na cerimônia, a Latam fez uma apresentação bem legal projetando as novidades na própria aeronave. Quem quiser conferir os vídeos do evento pode acessar os stories do nosso Instagram @melhoresdestinos
Nova experiência na classe executiva Premium Business: cabine e serviço
Cabine
O principal diferencial da cabine é no quesito privacidade. Saiu o layout 2-3-2 e entrou o 1-2-1, em que todas as poltronas têm acesso ao corredor, além de terem maior largura, comprimento e conforto.
As poltronas foram revestidas com acabamento em tecido cinza escuro, com apoio para a cabeça em couro, na cor vinho. Destaque para o acabamento do assento e a mesa lateral.
Os passageiros também vão contar com novos travesseiros, edredom e colchão com tecnologia de regulação de temperatura.
Além disso, há um novo dispositivo de “não perturbe”, que pode ser acionado caso o cliente não deseje ser interrompido durante o descanso.
Alguns detalhes: os assentos da fileira 6 (6J, 6C, 6H e 6D) são muito próximos do banheiro. Se puder evitar, melhor. Já as fileiras 1 e 8 oferecem mais espaço para os pés e são uma boa escolha. Mas seja qual for a sua poltrona, uma certeza: é muito melhor que qualquer outra cabine de classe executiva da Latam, e uma das melhores opções do mercado! Fiquei ansioso para voar nessa belezura!
Os assentos centrais tem dois tipos de configuração. Nas fileiras ímpares os assentos são bem próximos, ideais para quem viaja em casal. Nas fileiras pares, são mais distantes, e podem oferecer mais privacidade.
Com nova configuração, os clientes que voarem na classe executiva Premium Business terão à disposição as cabines com poltronas-cama que ficam com 1,98 cm de comprimento quando deitadas. É muito mais espaço que os modelos anteriores.
O entretenimento de bordo tem telas maiores, passando de cerca de 15 para mais de 18 polegadas, e com melhor definição. Detalhe para a tomada e os controles as poltrona. Sem grandes novidades nos fones de ouvido.
Com tantas melhorias, a Premium Business acabou tendo uma redução de 20 assentos se comparada com o modelo antigo o que deve dificultar o uso de milhas já que a oferta de assentos vai cair.
Novo serviço de bordo da classe executiva
O serviço de bordo para a classe executiva conta com um novo cardápio. Segundo a empresa, foi elaborado para proporcionar ao passageiro ainda mais conforto durante o período de descanso e energia ao despertar, mantendo a essência do cardápio Latam, com ingredientes típicos da América do Sul.
A melhoria pode ser notada nos detalhes das imagens, mas como não houve degustação do menu, não posso dizer se o gosto estava bom como parecia.
Confira no detalhe os pratos disponíveis para o almoço/jantar e café da manhã, incluindo entradas e complementos:
Há ainda uma nova carta de vinhos, selecionada pelo mestre sommelier Hector Vergara, com os melhores rótulos do continente, segundo a empresa.
Realmente era um item que a Latam estava devendo e que parece ter recebido a devida atenção. Alguém já provou os novos quitutes?
Assentos Latam+ e Classe Econômica
A nova experiência de serviço da companhia também se estende para a classe econômica. Além da renovação dos estofados e da implantação de tomadas USB individuais, a grande novidade são os Assentos Latam+.
Assentos Latam+
Os assentos Latam+ oferecem mais espaço entre as poltronas, além do embarque prioritário e espaços para bagagens exclusivos, mediante custo adicional. Ficam nas primeiras fileiras da aeronave, e saída de emergência.
Economy (assentos comuns)
A Latam manteve a configuração de maior densidade, no formato 3 x 4 x 3, com dez assentos por fileira. Algumas companhias utilizam nove assentos por fila, oferecendo um pouco mais de espaço lateral.
Os assentos comuns possuem acabamento em tecido na cor vermelha, com detalhes em azul. Tirando isso, a tomada USB, e o sistema de entretenimento de 9 polegadas, não houve grandes mudanças para quem viaja nessa cabine.
Renovação da cabine dos aviões que fazem voos domésticos
Da mesma forma, os aviões dos modelos Airbus A320 e A321 que realizam voos domésticos no Brasil e pela América do Sul também estão passando por uma reformulação e passarão a contar com Assentos LATAM+ em sua configuração com mais espaço entre as poltronas. Em breve mostraremos o interior da nova aeronave e os detalhes da novidade.
Centro de Manutenção de Linha (CML)
A Latam também aproveitou para lançar oficialmente no evento o maior Centro de Manutenção de Linha (CML) da empresa, que consolida as ações para o ganho de eficiência nas operações em Guarulhos, o principal centro de conexões da companhia.
A diferença do CML é que ele atende aeronaves que estão em operação. É utilizado para manutenções rápidas e devolver rapidamente os aviões para a realização de voos.
Ao todo, mais de 400 funcionários trabalham no CML em um espaço de 65 mil metros quadrados de construção e com capacidade para atender simultaneamente sete aeronaves de dois corredores (wide body), como os Boeing 777, 767 e 787 e o modelo Airbus A350 ou até 19 aviões de um único corredor (narrow body) da família Airbus A320 em um espaço de mais de 65 mil metros quadrados.
E você, o que achou das novidades? Comente e participe!