Embraer prepara novo modelo de avião turboélice


Embraer prepara novo modelo de avião turboélice
Na Feira de Aviação de Farnborough 2020, a Embraer revelou que está seguindo em frente com o estudo de um avião totalmente novo. A novidade não seria um jato, mas um turboélice com capacidade entre 70 e 100 passageiros. Uma antiga especialidade da empresa, que deixou de fabricar este tipo de avião há 20 anos (2001) com o fim da produção do Embraer 120 Brasília.

Embraer 120 Brasília, último modelo turboélice produzido pela Embraer
O projeto já circulava nos meios especializados desde o início de 2020, mas estava bastante atrelado à fusão da Embraer com a Boeing. Além disso, houve um fato que mudou bastante o setor, que foi a pandemia de coronavirus. Porém, para surpresa de muitos, Rodrigo Silva e Souza, vice-presidente de marketing da divisão de aviação comercial da Embraer, revelou que o projeto do novo avião está seguindo adiante.

Imagem ilustrativa do novo avião da Embraer
Ele aposta na versatilidade da nova aeronave, que poderia atender mercados com baixa demanda ou para onde é difícil voar com um jato comercial. Com capacidade de 70 e 100 assentos, seria competidor direto do ATR-72 e do Q-400. O ATR-72 foi o último modelo totalmente novo de avião turboélice, lançado em 1989.
Pode parecer loucura pensar em um novo avião em meio à maior crise da história no setor aeronáutico, mas é bom lembrar que os projetos de novos aviões levam anos para ser concluídos e levam em conta cenários futuros.
Mesmo assim é uma aposta arriscada, já que o mercado de aviões turboélice é pequeno e os custos de desenvolvimento de um novo avião enormes. É esperar pra ver.