logo Melhores Destinos

Serra gaúcha vai ganhar um novo aeroporto mais perto de Gramado e Bento Gonçalves!

João Goldmeier
João Goldmeier
13/04/2021 às 18:43

Serra gaúcha vai ganhar um novo aeroporto mais perto de Gramado e Bento Gonçalves!

O Ministério da Infraestrutura autorizou hoje a licitação para o projeto de construção do novo Aeroporto Regional da Serra Gaúcha, em Caxias do Sul. O novo terminal, quando pronto, deve ser uma ótima alternativa para os turistas visitarem destinos da região, como Gramado e Bento Gonçalves.

Na primeira etapa serão contratados os projetos básico e executivo, num valor de R$ 2,27 milhões. Já a fase de obras tem R$ 200 milhões assegurados do Fundo Nacional de Aviação (FNAC). Em contrapartida, o Município terá que realizar as obras de acesso e desapropriações necessárias.

O novo aeroporto ficará situação no distrito de Vila Oliva, em um terreno com 445 hectares e atenderá 53 municípios da região. Terá capacidade para receber aeronaves do porte de um Boeing 737-800, um terminal de passageiros de 4,7 mil m2 com oito posições de estacionamento de aeronaves, uma pista de pousos e decolagens com 1.930 metros de comprimento e 45 metros de largura e 500 vagas de estacionamento.

O acesso a Gramado pelo novo aeroporto deverá encurtar o traslado em cerca de 40 minutos, comparando com o traslado desde o aeroporto de Porto Alegre.

Vale lembrar que a região conta ainda com um projeto da iniciativa privada para a construção de um aeroporto em Canela.