Conheça o novo Aeroporto de Florianópolis, que será inaugurado em outubro
Conheça o novo Aeroporto de Florianópolis, que será inaugurado em outubro
Hoje à tarde ocorreu a coletiva de imprensa para apresentação do novo terminal de passageiros do Aeroporto de Florianópolis. O evento foi comandado pelo CEO do Floripa Airport, o suíço Tobias Markert, que confirmou a inauguração para o dia 1° de outubro e também apresentou as lojas e restaurantes que irão compor o mix de estabelecimentos comerciais do novo aeródromo. Confira!
Novo conceito
O Floripa Airport quer implementar um novo conceito de aeroporto, chamado de “a place to be” (lugar para estar). Ele visa tornar o aeroporto um lugar onde as pessoas visitam independentemente de estarem viajando. Para isso, serão criados diversos atrativos, com destaque para um shopping ao céu aberto, chamado Boulevard 14/32 (números das pistas de pouso de Floripa).
Localizado em frente ao terminal de passageiros, o visitante irá encontrar no Boulevard 14/32 bares, restaurantes e até um supermercado, algo pouquíssimo comum de ser ver em aeroportos. Também será um espaço para receber eventos como partidas de tênis, campeonatos de skate, shows de música e muito mais.
Além disso, o aeroporto será o primeiro no Brasil a contar com um terraço panorâmico aberto ao público em geral, baseado no modelo do aeroporto de Zurique, na Suíça.
O conceito foi bem recebido pelos lojistas, que já garantiram 94% de ocupação da área locável disponível, sendo que 50% das lojas será de marcas de Santa Catarina, como Mormaii e a Cervejaria Unika. Mas o grande destaque vem de uma marca internacional que fará sua estréia fora do eixo Rio-São Paulo: a Starbucks vai abrir nada mais, nada menos, que três lojas dentro do novo aeroporto (uma no Boulevard 14/32, uma no piso do check-in e outra na área de embarque).
Um ponto importante: por contrato, os lojistas não poderão cobrar mais do que a média dos outros Shoppings Centers da cidade.
Visita ao novo Aeroporto de Florianópolis
Depois da apresentação das marcas, os jornalistas foram convidados a conhecer de perto todas as áreas do novo terminal. Começamos pela área de check-in, que fica no primeiro piso. Ampla, arejada e com muita iluminação natural ela impressiona quem entra no aeroporto. Serão 45 posições de check-in, todas integradas a um sistema de manuseio de bagagem totalmente automatizado, que fará inspeção de 100% dos volumes despachados.
O acesso à área de embarque também será todo automatizado. O próprio passageiro irá escanear sua passagem para ter o acesso liberado (nos moldes do que se encontra, por exemplo, em Guarulhos e no Galeão).
O controle com raios-x, um problema sério do antigo terminal, recebeu um notável upgrade e contará com 2 esteiras exclusivas para os voos internacionais, 4 para os voos nacionais e mais 2 reversíveis, que podem ser utilizadas para os dois tipos de voo, dependendo da demanda.
Na área de embarque haverá uma ampla oferta de lugares para sentar, sendo que todos os bancos contam com tomadas e portas USB para carregar os eletrônicos, além de lojas e restaurantes.
Serão 10 pontes de embarque climatizadas, além de quatro posições de embarque remoto, com foco no atendimento de aeronaves menores.
A área de embarque doméstica continuará a contar com uma sala VIP chamada The Lounge, administrada pela Global Lounge Network. Ainda não há maiores detalhes sobre como serão as regras de acesso, mas a tendência é que, além do acesso pago, sejam estabelecidas parcerias com bancos e cartões de crédito.
Já o setor internacional voltará a contar com uma loja Duty Free, que será operada pela Dufry – o terminal atual deixou de contar com este tipo de loja há alguns anos.
Pode parecer que somente agora o aeroporto poderá receber aeronaves maiores, como os Boeing 777 e Airbus A330, mas a verdade é que o atual aeroporto já conta com esta possibilidade (está homologado para receber aeronaves até a categoria E). Tanto é assim que não haverá nenhuma alteração no atual sistema de pouso por instrumentos (Floripa conta com o ILS CAT1).
A verdade, pontuou Tobias Markert, é que as cias aéreas voam para mercados e precisam enxergar o potencial turístico de Santa Catarina. Será preciso um esforço conjunto entre a concessionária e o Governo do Estado para que os novos voos cheguem à Floripa (fala-se muito da possibilidade da vinda de voos diretos da TAP com destino a Portugal, ainda não confirmada).
A visita encerrou com a visita às seis novas esteiras de bagagem.
Acesso rodoviário
Um dos maiores entraves para a inauguração do novo aeroporto é o novo acesso viário, obra de responsabilidade do Governo do Estado de Santa Catarina. Faltando apenas dois meses para a inauguração, parece pouco provável que a obra seja entregue a tempo.
Embora o discurso oficial da concessionária seja de confiança, de acreditar que a obra será entregue no prazo, realisticamente é preciso enxergar que provavelmente o novo terminal será inaugurado com acesso dos passageiros pela SC-405, uma via que é bastante congestionada durante o ano inteiro e que, na temporada de verão, praticamente para.
Beira o inacreditável que se construa um terminal novo com tudo do mais moderno que existe no mundo em apenas um ano e meio, mas que o acesso de poucos quilômetros não seja concluído.
Cronograma de inauguração do novo Aeroporto de Florianópolis
Nos próximos dois meses serão realizados testes, a conclusão do Boulevard 14/32 e as obras dos lojistas que ocuparão o novo terminal. A inauguração será uma grande festa aberta para a população em geral, que nos dias 28 e 29 de setembro poderá conhecer o novo aeroporto, pondo em teste o conceito “a place to be“. Finalmente, no dia 1o de outubro de 2019 chegam os primeiros voos, com a operação integral passando do terminal velho, para o novo.
Conclusão
É até difícil traçar um paralelo da evolução que o novo Aeroporto de Florianópolis representa frente ao antigo. Não há comparação! O novo terminal se coloca no mesmo nível dos melhores do mundo e será seguramente um dos mais bonitos e confortáveis do Brasil.
O novo conceito que apresenta ainda será testado. A ideia é boa, mas vai depender da aceitação da população e dos atrativos que vão ser criados.
Porém, já é possível afirmar que os passageiros terão muito mais conforto e praticidade. Floripa merecia um aeroporto deste nível, que será um marco para o desenvolvimento da cidade.