logo Melhores Destinos

Novo Aeroporto Internacional de Cusco já está em obras e poderá receber voos diretos do Brasil

João Goldmeier
João Goldmeier
24/11/2021 às 15:05

Novo Aeroporto Internacional de Cusco já está em obras e poderá receber voos diretos do Brasil

As obras para o novo aeroporto internacional de Cusco, pausadas por conta da pandemia, foram reiniciadas. A previsão é que o novo terminal entre em operação em 2025 e permita voos internacionais de diversos países, inclusive do Brasil, facilitando a visita a Cusco e Machu Picchu, maior atração do país e uma das 7 maravilhas do mundo moderno.

O novo terminal, conhecido como Aeropuerto Chichero, será oito vezes maior que o atual e terá capacidade de  receber voos internacionais e até 5 milhões de passageiros ao ano, com possibilidade de expansão para 8 milhões. A obra, que tem um custo total de US$ 695 milhões, prevista para terminar este ano, deve ser entregue em 2025.

Polêmica

A ideia do novo aeroporto é antiga e polêmica. O terminal atual, apesar de ser internacional e contar com uma pista de 3.400 m, já opera na perto de sua capacidade máxima e conta com uma série de restrições de voos por conta da sua localização.

A área escolhida para o novo terminal, na cidade de Chinchero, teria pelo menos 3 rotas incas que integrariam a “Qhapac Ñan”, uma rede gigantesca de rotas caminháveis feitas pelos povos pré-colombianos, patrimônio da humanidade reconhecido pela Unesco. O governo nega e fala que os estudos na área nada encontraram.

Com o novo terminal será possível que turistas do Brasil possam viajar em voos diretos para Cusco, sem ter que passar por Lima.

Com informações do Governo do Peru.