logo Melhores Destinos

Novo Aeroporto Internacional de Cusco já está em obras e poderá receber voos diretos do Brasil

João Goldmeier
24/11/2021 às 15:05

Novo Aeroporto Internacional de Cusco já está em obras e poderá receber voos diretos do Brasil

As obras para o novo aeroporto internacional de Cusco, pausadas por conta da pandemia, foram reiniciadas. A previsão é que o novo terminal entre em operação em 2025 e permita voos internacionais de diversos países, inclusive do Brasil, facilitando a visita a Cusco e Machu Picchu, maior atração do país e uma das 7 maravilhas do mundo moderno.

O novo terminal, conhecido como Aeropuerto Chichero, será oito vezes maior que o atual e terá capacidade de  receber voos internacionais e até 5 milhões de passageiros ao ano, com possibilidade de expansão para 8 milhões. A obra, que tem um custo total de US$ 695 milhões, prevista para terminar este ano, deve ser entregue em 2025.

Polêmica

A ideia do novo aeroporto é antiga e polêmica. O terminal atual, apesar de ser internacional e contar com uma pista de 3.400 m, já opera na perto de sua capacidade máxima e conta com uma série de restrições de voos por conta da sua localização.

A área escolhida para o novo terminal, na cidade de Chinchero, teria pelo menos 3 rotas incas que integrariam a “Qhapac Ñan”, uma rede gigantesca de rotas caminháveis feitas pelos povos pré-colombianos, patrimônio da humanidade reconhecido pela Unesco. O governo nega e fala que os estudos na área nada encontraram.

Com o novo terminal será possível que turistas do Brasil possam viajar em voos diretos para Cusco, sem ter que passar por Lima.

Com informações do Governo do Peru.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção