Novas regras restringem consumo de bebidas alcoólicas em áreas turísticas do Porto


Novas regras restringem consumo de bebidas alcoólicas em áreas turísticas do Porto
Uma cerveja bem gelada ou um vinho verde refrescante são escolhas irresistíveis para muitos turistas que visitam Portugal neste verão europeu. Mas, no Porto, a facilidade para saborear essas e outras bebidas acabou de mudar.
A Prefeitura do Porto decidiu que supermercados, lojas de conveniência, adegas e até lojas de souvenir não podem mais vender bebidas alcoólicas entre 21h e 8h da manhã.
A restrição vale para o chamado “Perímetro de Contenção”, que abrange praticamente todo o centro histórico do Porto, incluindo zonas muito movimentadas, como a famosa Rua da Galeria de Paris.
Nesse período noturno, apenas bares, cafés, restaurantes e casas de show estarão autorizados a vender bebidas alcoólicas.
Baixe o aplicativo do Melhores Destinos e não perca nenhuma promoção de passagem aérea, hotel, seguro viagem e muito mais!
Motivo das restrições
Na prática, a medida da prefeitura espera que a nova regra ajude a controlar o consumo excessivo de bebidas nas ruas e melhore a qualidade da noite portuense, incluindo no quesito segurança.
Segundo a nova regulamentação, há poucas exceções. Uma delas é a noite da virada, entre 31 de dezembro e 1º de janeiro, quando as regras não se aplicam.
A fiscalização promete ser rigorosa, e estabelecimentos que não respeitarem a proibição poderão até ser fechados temporariamente.

Ribeira do Porto – Foto: Bruna Scirea/ Guia Melhores Destinos
Na verdade, as regras são uma atualização da regulamentação de 2023. Em entrevista ao jornal The Portugal News, o prefeito explicou que as medidas foram alteradas porque apenas multar os estabelecimentos não vinha surtindo efeito. O valor das penalidades era tão baixo que muitos comerciantes preferiam pagar a multa e continuar vendendo bebidas.
Seja como for, vale ficar de olho nas novas regras ao visitar o Porto. Apesar de não ter “multa para turista” que estiver bebendo nas ruas, quem sabe, valha mais a pena planejar seu próximo encontro em um dos bares superdescolados da cidade portuguesa – dicas não faltam para aproveitar a vida noturna por lá!