Prepare o bolso! Famosos destinos da Suíça planejam novas taxas para controlar o turismo
Prepare o bolso! Famosos destinos da Suíça planejam novas taxas para controlar o turismo
A Suíça é linda! As paisagens são de tirar o fôlego! A mescla entre vilarejos históricos, altas montanhas, infinitos lagos, vastos campos verdes, cachoeiras e muito mais, atrai cada ano mais visitantes. Cerca de 12 milhões de turistas cruzaram as fronteiras europeias em 2023 para desvendar os encantos desta nação alpina, que está entre os países mais caros da Europa. Mas o que já doía no bolso, pode piorar nos próximos meses! O aumento desenfreado de visitantes têm provocado reações entre os locais e dois dos mais incríveis destinos da Suíça podem criar taxas para controlar o turismo.
Nos últimos meses temos acompanhado notícias de protestos em diversos lugares pelo mundo contra o turismo desenfreado. Vários destinos adotaram medidas para reduzir o número de turistas, entre eles a famosa Veneza. Seguindo na mesma toada, as belas e muito procuradas cidades suíças de Lauterbrunnen e Zermatt planejam cobrar taxas dos visitantes.
Lauterbrunnen, um dos vilarejos imperdíveis que não podem faltar na sua viagem pela Suíça e que fica pertinho de Interlaken, caiu no gosto popular. As imagens da cascata, que parece despencar do céu azul ao fundo de um vilarejo idílico de casinhas rústicas de madeira, inundaram as publicações no Instagram por todo o mundo. A cachoeira Staubbach de 270 metros de altura virou um dos símbolos da Suíça. Entretanto, este vilarejo, que tem apenas 800 habitantes, tem sofrido com o turismo desenfreado.
Todos os dias milhares de visitantes inundam a rua principal de Lauterbrunnen em busca dos melhores ângulos para fotos e vídeos, pois ninguém mede esforços por uma simples publicação. É claro que esta muvuca traz benefícios econômicos para a localidade, mas também provoca muitos transtornos, como barulho, lixo, etc.
Para tentar controlar este fluxo, as autoridades locais estudam a cobrança de uma taxa entre CHF 5 e CHF 10 (R$ 66) para os visitantes que passam somente um dia na região e chegam de carro ou ônibus turístico. Os turistas que passam uma noite no local ou que chegam de transporte público seriam excluídos da cobrança.
Outra região que também estuda a implementação de uma taxa turística é a maravilhosa Zermatt, famosa por suas pistas de esqui e pelo majestoso Matterhorn. Localizada em meio aos Alpes e só acessível por transporte público, a cidadezinha de 5 mil habitantes planeja cobrar CHF 12 (R$ 99) dos turistas que passem somente um dia na região.
O pagamento seria feito por meio de um aplicativo e os valores angariados iriam para o fundo de sustentabilidade do município. Os turistas com reserva em hotéis, entregadores e comerciantes não teriam que pagar a nova taxa. Vale destacar, que Zermatt já cobra uma taxa de CHF 4 por noite de cada visitante acima de 16 anos.
Se você planeja uma ida para Europa, aproveite e veja dicas para economizar durante a sua viagem para Suíça, curiosidades sobre a Suíça e um incrível post sobre uma pesquisa sobre o melhor chocolate da Suíça. É claro que não dá para viajar sem seguro viagem e nem bons hotéis.
Ver essa foto no Instagram