Itapemirim pretende lançar nova companhia aérea em março de 2021 com 10 aeronaves
Itapemirim pretende lançar nova companhia aérea em março de 2021 com 10 aeronaves
O Grupo Itapemirim confirmou nesta semana que pretende iniciar as operações de uma companhia aérea no mercado brasileiro em março do próximo ano, com 10 aeronaves Airbus A320. O nome da nova empresa será Itapemirim Transportes Aéreos (ITA) e a contratação dos primeiros tripulantes e aeroviários será iniciada nas próximas semanas, de acordo com o CEO da companhia, Tiago Senna.
Aeronaves e primeiras bases de operação da ITA
A empresa destacou que já assinou um protocolo de intenções (chamado de LOI) com as empresas de leasing para garantir dez Airbus A320, mesmo modelo de jato utilizado pela Latam no Brasil. As aeronaves, que atualmente estão estocadas na Europa e Índia, serão pintadas de amarelo e trazidas ao Brasil nos próximos meses, após a definição sobre a configuração das cabines.
A ITA informou ainda planeja aumentar a frota para 50 Airbus 320, mas nenhum acordo para as 40 aeronaves adicionais foi divulgado. “O momento da crise é oportuno porque há um excedente. São muitas aeronaves disponíveis e excelentes condições para alugar agora”, destacou Tiago Senna numa entrevista ao canal ASA, do jornalista e aviador Robert Zwerdling.
A empresa não antecipou nenhuma rota, mas informou que deve iniciar as operações a partir dos aeroportos de Guarulhos (São Paulo), Galeão (Rio de Janeiro) e Brasília. “Não seremos uma companhia aérea regional”, ressaltou o executivo.
Classe executiva em voos domésticos foi descartada
Tiago Senna destacou que a ITA não terá classe executiva em voos domésticos, como havia sido divulgado inicialmente pela imprensa. “Foi um mal entendido. Este modelo já foi testado pela Varig e pela Latam e não se mostrou viável no Brasil. O que teremos é uma configuração interna confortável para os passageiros e uma classe confort, com mais espaço”, disse. Tal produto já é oferecido hoje pela Azul, Gol e Latam.
O serviço de bordo terá lanche e será satisfatório, de acordo com o executivo. “Não será algo premium ou fora da curva e da realidade, mas sabemos que o brasileiro gosta de ser servido.”
Investimento e contratações
O ITA informou que conta com US$ 500 milhões de investidores dos Emirados Árabes Unidos e dos Estados Unidos, além de capital brasileiro.
Segundo o CEO, o grupo deve contratar 600 funcionários em breve, incluindo 170 pilotos e 300 comissários de bordo.
Recuperação judicial do Grupo Itapemirim
Vale destacar que o Grupo Itapemirim, que será o controlador da ITA Transportes Aéreos, está em recuperação judicial no Brasil. Mas, de acordo com os executivos, as etapas estão em dia e isso não vai afetar os planos de lançamento da empresa no setor aéreo.
Vale lembrar que a aviação não é uma completa novidade para a Itapemirim. O grupo já teve uma empresa de transporte cargas aéreas no passado, que encerrou as atividades depois de algum tempo de atividade.
Com informações do Portal Aviator, canal Asa e do grupo Itapemirim.