<
logo Melhores Destinos

Ficou para depois! De olho no Brasil, nova companhia aérea do Uruguai adia voo inaugural para 2026

Mateus Tamiozzo
29/07/2025 às 5:00

Ficou para depois! De olho no Brasil, nova companhia aérea do Uruguai adia voo inaugural para 2026

Acesse nosso grupo de ofertas no telegram

Entrar

Precisaremos esperar mais um pouco para ver uma nova companhia aérea na América do Sul! A Sociedad Uruguay de Aviación (SUA) decidiu adiar o início de suas operações, após uma expectativa de estreia em novembro deste ano. A informação foi compartilhada pelo próprio CEO da empresa, Antonio Rama Toscano, após questionamento do Melhores Destinos.

Segundo o executivo, “devido ao tempo necessário para implementar os sistemas de reserva e distribuição, precisaremos adiar o voo inaugural” da SUA. Toscano não detalhou quando a estreia deve acontecer, mas espera-se que a primeira decolagem aconteça entre maio e junho do ano que vem.

A nova companhia aérea uruguaia foi lançada oficialmente em janeiro deste ano com a promessa de iniciar as operações até o último trimestre de 2025 – o que não vai mais acontecer. À época, a SUA afirmou que pretende operar voos regionais de Montevidéu e Punta del Este para outras cidades uruguaias como Salto e Rivera, além de conectar o país a Brasil, Argentina, Paraguai e Chile.

Aeroporto de Montevidéu

Em março, o CEO da empresa afirmou ao Portal de Américas que a operação da SUA deve começar com “dois voos diários para São Paulo e, a princípio, um por dia para o Rio de Janeiro“. A fase de estreia teria, ainda, quatro frequências diárias para Buenos Aires e ligações para Córdoba, Assunção e Santiago.

Atualmente, a companhia aérea está em fase de certificação junto à autoridade uruguaia de aviação.

Voos com avião exclusivo na América Latina

Uma particularidade interessante da SUA é que a empresa quer usar aviões Airbus A220. O modelo tem capacidade para operar voos domésticos e internacionais de curta distância e concorre diretamente com os jatos da Embraer.

Caso a ideia se concretize, será a primeira vez que veremos o A220 nos céus da América Latina – a empresa tem um acordo de aluguel desses aviões com a companhia aérea Air Baltic, da Letônia.

(Foto: One Mile At A Time)

O A220 da empresa europeia tem 148 assentos na configuração 2-3. Na parte frontal da cabine, há um layout 1-1 em algumas fileiras. Segundo a Airbus, o modelo pode ter de 100 a 150 poltronas.

Quem é Antonio Rama Toscano?

Antonio Rama Toscano não é um novato na aviação. Agora CEO da SUA, é um empresário e piloto uruguaio que já esteve diretamente envolvido com o setor aéreo do país vizinho. Em 2002, anunciou a Air Euroamérica, conhecida como Uair, para competir com a Pluna, empresa aérea estatal. Operou de 2003 a 2005, quando saiu do mercado devido a uma série de problemas financeiros, trabalhistas e judiciais.

Desde então, não se movimentou para criar novas empresas, mas, segundo o El Observador, manteve conversas com a Qatar Airways no início desta década para atrair voos para o Uruguai. Agora, volta aos holofotes com a possível criação de uma nova empresa aérea privada.

Lembra da Pluna?

Fundada em 1936, a companhia aérea uruguaia Pluna chegou a ser parcialmente controlada pela brasileira Varig, entre 1995 e 2004. A empresa encerrou suas operações em 2012 e era conhecida por suas tarifas competitivas e por oferecer voos para importantes cidades brasileiras, como São Paulo (Guarulhos), Rio de JaneiroPorto AlegreCuritiba e Brasília.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção