Avianca dá fim à Taca e à Aerogal, apresenta nova pintura e quer ser a melhor do mundo
Avianca dá fim à Taca e à Aerogal, apresenta nova pintura e quer ser a melhor do mundo
Qatar, Singapore, Etihad e Emirates que se cuidem, a Avianca quer se tornar a melhor companhia aérea do mundo. A colombiana unificou hoje as marcas do grupo e pôs fim às companhias Taca, Aerogal e Tampa Cargo. Também apresentou uma nova identidade visual para seus aviões, que segundo ela simboliza a união da imagem da Avianca com a destas companhias, que deixam hoje de existir. A mudança foi antecipada pelo Melhores Destinos no ano passado e é parte da estratégia da companhia para concorrer com a Latam no continente.
Durante a apresentação da nova marca, o presidente da Avianca, German Efromovich, afirmou que a companhia já é a melhor da América Latina e que o próximo passo é ser a melhor do mundo. Ele lembrou que assumiu o controle da aérea em 10 de dezembro de 2004 com uma frota antiga e 5 mil colaboradores. “Na época disse que seríamos a melhor do continente em dez anos. Mentimos, porque conseguimos isso com 17 meses de antecedência”, afirmou o executivo ao site Mercado&Eventos.
Efromovich falou ainda sobre a concorrência com a Latam na América Latina. Segundo ele, a “briga” entre as duas empresas é saudável, uma vez que ambas são inteligentes e isso é muito bom para o mercado e para os passageiros.
Além da nova marca, a Avianca apresentou um novo slogan “Excelência Latina”, reforçando a identidade com o continente. Os números da nova Avianca impressionam. A nova marca estará presente em mais de 160 aviões, 14 mil assentos, 100 aeroportos e mais de 20 salas VIP em 25 países, com um total de mais de 5.100 voos semanais e mais de 23 milhões de passageiros transportados por ano. Até o fim da década, a companhia pretende investir até US$ 5 bilhões na aquisição mais 100 aeronave, incluindo 15 Boeing 787 Dreamliner.
Avianca Brasil
A Avianca Brasil, que não é parte do Grupo Avianca mas pertence aos mesmos proprietários, deve manter a antiga identidade pelo menos por enquanto. Efromovich afirmou que a companhia brasileira não vai entrar em guerra tarifária e lembrou que a TAM e a GOL estão diminuindo oferta nos últimos meses. “Não queremos share, mas rentabilidade. Em 2012 a Avianca Brasil não perdeu dinheiro e no primeiro trimestre deste ano tivemos lucro”, contou ao Mercado e Eventos.
Ele também confirmou a informação publicada pelo Melhores Destinos, que o programa de passageiros Amigo deve ser incorporado ao programa internacional LifeMiles, mas preferiu não dar um prazo para que isso ocorra. “Estamos estudando isso. Não será em um futuro imediato, mas vai acontecer”, garantiu.
Segundo o vice-presidente de Marketing da Avianca Brasil, Tarcísio Gargioni, a adoção da nova imagem pela companhia brasileira é inevitável. “Hoje o grupo inicia um novo processo com a incorporação de uma nova imagem. Mas ainda não está definido um cronograma para aplicação da imagem em outros países ou companhias”, comentou.
A Taca tinha sede na América Central e foi fundada há 82 anos. A fusão entre as companhias ocorreu em 2009, quando a nova empresa passou a chamar-se AviancaTaca.