Museu em homenagem ao rock será a mais nova atração do Rio de Janeiro – e tem causado polêmica!
Museu em homenagem ao rock será a mais nova atração do Rio de Janeiro – e tem causado polêmica!
O bairro da Lapa, na região central do Rio de Janeiro, vai ganhar um novo espaço de cultura voltado para a música brasileira. A Fundação de Artes do estado (Funarj) anunciou a criação do Museu do Rock, dedicado a comemorar a evolução do rock nacional e as lendas do Brasil que marcaram seus nomes na história do gênero musical.
Novo Museu do Rock no Rio de Janeiro
A expectativa é que o novo museu funcione também como um ponto de encontro para os fãs de rock, com exposições, espaços interativos, auditórios, lojinha e área para shows ao vivo e outros eventos. O espaço ainda não tem data para inauguração.
Segundo apurou o jornal O Dia, o local vai funcionar em um prédio de três andares, construído em uma área em que atualmente funciona um estacionamento na Rua da Lapa, número 49. Ainda assim, o terreno pertence ao governo do estado e funcionará ainda como a nova sede da Funarj.
Com vidraças na fachada e uma réplica de uma guitarra sobre a entrada, o design moderno promete chamar a atenção de quem passar por ali.
Polêmica
A criação do novo Museu do Rock na cidade carioca mal saiu do papel e já tem causado polêmica, considerando a escolha do local. Isso porque a Lapa é um bairro boêmio famoso pelas casas de samba que atraem turistas do mundo todo – sem contar que o Rio de Janeiro em si já é mundialmente conhecido pelo samba.
A coluna Veja Gente chamou de “controversa” a construção do museu voltado para o rock em um bairro famoso pelo samba. A mesma publicação diz que “não faz sentido” a localização escolhida. Além disso, nas redes sociais é possível ver comentários de cariocas que também não aprovaram a novidade.
Por outro lado, não podemos esquecer o papel da cidade na propagação do rock em eventos de massa. Podemos considerar o pioneirismo do Rio em festivais e shows do gênero, como o Rock in Rio, que desde a primeira edição em 1985 faz sucesso na cidade e atrai milhares de turistas.
A ocasião que idealizou o Museu do Rock teve a presença de diversos artistas, produtores e familiares de grandes nomes do rock, como Lucinha Araújo (mãe de Cazuza), Kika Seixas (viúva de Raul Seixas), Tico Santa Cruz (integrante da banda Detonautas), Tadeu Vivas (filho de Jerry Adriani) e Léo Esteves (filho de Erasmo Carlos).
Com informações do jornal O Dia
E você, o que achou do novo museu no Rio de Janeiro? Comente abaixo e participe!