Vem para o Brasil? Nova companhia aérea bilionária da Arábia Saudita inicia operações neste mês
Vem para o Brasil? Nova companhia aérea bilionária da Arábia Saudita inicia operações neste mês
E veio, aí! Depois de muita expectativa, a Riyadh Air, nova companhia aérea da Arábia Saudita, anunciou que iniciará suas operações em 26 de outubro. A primeira rota, que será diária, ligará as cidades de Riad, capital do país árabe, e Londres (Aeroporto de Heathrow).

A novidade corrobora a informação que divulgamos em julho de que a estreia poderia acontecer em outubro, já que a Riyadh Air havia obtido um slot (autorização de pouso e decolagem) diário no aeroporto londrino, válido justamente a partir do fim deste mês. A escolha não é por acaso, já que rotas para Londres costumam ter alta demanda e um retorno financeiro importante.
Mas há um detalhe importante: as passagens aéreas ainda não estão à venda ao público geral! Isso porque a Riyadh Air adotou uma estratégia diferente: neste momento, os passageiros serão apenas alguns convidados e funcionários. Segundo a empresa, a ideia é deixar tudo pronto para receber os viajantes regulares, o que deve acontecer em um futuro próximo.

Há que se ressaltar, porém, que por trás dessa estratégia tem algo muito importante: faltam aviões à Riyadh Air. Os voos para Londres serão operados com um Boeing 787-9 que tem sido usado para testes. Assim como outras empresas, os sauditas também sofrem com os atrasos em entregas de novos aviões. Isso impede à Riyadh Air uma estreia plena.
Além de Londres, a nova companhia aérea deve iniciar, na sequência, voos para Dubai, mas a data exata ainda não está definida. A empresa disse, ainda, que anunciará novas rotas nas próximas semanas, que estarão em vigor durante a temporada europeia de inverno de 2025/2026 e de verão de 2026.
Riyadh Air nasce bilionária

Com a promessa de voar para mais de 100 destinos ao redor de todo o mundo até 2030, a Riyadh Air foi lançada oficialmente em março de 2023. A empresa foi criada pelo Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita, que tem como presidente o príncipe saudita Mohammad bin Salman bin Abdulaziz. Segundo o site Aviation Week, o PIF vai investir até US$ 30 bilhões na Riyadh Air.
A Riyadh Air é mais um dos muitos investimentos que a Arábia Saudita tem feito nos últimos para atrair turistas, novos negócios e se projetar ao mundo como um lugar tecnológico, inovador, mais sustentável e voltado ao futuro. Como muitos sabem, o país tem um histórico de ser fechado ao exterior, focado na produção de petróleo e bastante proibitivo nos direitos das mulheres, embora isso tenha mudado para melhor recentemente.

A ideia é que a capital Riad seja mais um importante centro de conectividade no Golfo Pérsico, como já são Dubai e Doha, por exemplo, onde Emirates e Qatar Aiways, respectivamente, dominam as operações. A Arábia Saudita já conta com uma companhia aérea, a Saudia, também controlada pelo governo.
E como toda companhia aérea, parcerias com outras empresas do setor são importantes, especialmente no que diz respeito à conectividade. A Riyadh Air já está se mexendo neste sentido, com “memorandos de entendimento” assinados com Lufthansa, Air France-KLM, Egypt Air, Air China, China Eastern Airlines, Singapore Airlines, Delta Airlines e Virgin Atlantic.
A Riyadh Air vai voar para o Brasil?

O Brasil ainda não foi mencionado, mas com mais de 100 destinos em mente até 2030, não é demais sonhar com voos para cá em algum momento. Em setembro, um novo acordo firmado entre Brasil e Arábia Saudita passou a permitir que o limite de frequências para voos de passageiros entre os dois países vá das atuais sete para 21 semanais.
Um dos principais obstáculos para brasileiros que queiram visitar a Arábia Saudita está na necessidade de visto. Atualmente, não é possível obter o documento nem mesmo na chegada a Riad. Porém, com a abertura da Arábia Saudita e a estreia da Riyadh Air, é possível imaginar que essas regras possam mudar futuramente – não só para o Brasil, mas para vários outros países.
Uma Emirates na Arábia Saudita?

Com US$ 30 bilhões para começar a conversa, os sauditas parecem não estar para brincadeira. Se a máxima de “liderar pelo exemplo” pode se aplicar à aviação, podemos dizer que a Riyadh Air parece querer emular companhias aéreas como a Emirates e a Qatar Airways, também do Oriente Médio, para moldar o seu produto a bordo.
Serviço de bordo
Entre os detalhes já divulgados de suas cabines, a Riyadh Air destaca que seus aviões terão “acabamentos de alta qualidade” e “tecnologia de última geração”. A empresa vai operar com dois formatos de classe executiva (a tradicional e a que chama de “Business Elite”), Premium Economy e econômica.

Na executiva, os layout será 1-2-1, com 24 assentos que ficam totalmente na horizontal, contam com porta deslizante, medem 1,98 metros de comprimento e tem 57 cm de largura. Na “Business Elite” há apenas 4 poltronas também deslizantes, com destaque para as telas de 32 polegadas com qualidade 4K – a Riyadh Air diz que são as maiores do mercado.
E para uma empresa que parece disposta a investir muito dinheiro na experiência do passageiro, não surpreende que a Riyadh Air tenha dito que terá wi-fi gratuito e de alta velocidade para todos a bordo – a fornecedora será a Viasat. No Oriente Médio, a Qatar Airways vem implementando esse mesmo formato de internet a bordo, mas com a Starlink.
Nas classes Business Elite e executiva “tradicional”, a Riyadh Air terá uma parceria com a Devialet, empresa francesa que instalará uma tecnologia acústica nos apoios de cabeça que dispensa o uso de fones de ouvido!

As telas com qualidade 4K que estarão na Business Elite também serão instaladas nas outras cabines, mas em tamanhos menores – 22 polegadas na executiva, 15,6 na Premium Economy e 13,3 na econômica. Ainda não há detalhes sobre o sistema de entretenimento.
Os aviões que terão todos esses elementos serão o Boeing 787-9 e o Airbus A350-1000, que, juntos, somam um pedido de até 122 aeronaves feito pela Riyadh Air. A companhia aérea também terá 60 modelos A321neo.
Sala VIP no aeroporto de Riad

Antes mesmo da estreia, a Riyadh Air já tem sua própria sala VIP no aeroporto de Riad! Anunciado oficialmente ontem, o “Hafawa Lounge” tem dois mil metros quadrados está localizado entre os terminais 1 e 2 do Aeroporto Internacional King Khalid.
Com capacidade para 370 pessoas, a sala VIP será exclusiva para passageiros Business Elite e da classe executiva. O espaço tem zonas específicas reservadas para descanso, convivência, alimentação casual e até mesmo menus mais refinados. A Riyadh Air também afirma que o lounge tem “experiências digitais imersivas” e salas privadas ou para famílias.
Sfeer, o programa de fidelidade da Riyadh Air
Anunciado hoje juntamente com a data de estreia dos voos, o Sfeer – que significa “Embaixador”, em árabe -, é o programa de fidelidade da Riyadh Air. Segundo a companhia, é um dos “mais únicos e empolgantes do mundo”. Será mesmo?
Em seu comunicado, a empresa destaca a características de “engajamento da comunidade com experiências “gamificadas”. Os membros do Sfeer poderão compartilhar pontos, benefícios e até gastos qualificáveis dentro de sua comunidade, permitindo que amigos e familiares usem esses pontos para aumentar seu próprio nível de associação.

A partir de 2026, o Sfeer terá desafios e rankings para incentivar a participação e o engajamento. Além disso, a Riyadh Air afirma que o programa terá uma política de “pontos sem validade”.
A inscrição no programa Sfeer já está aberta, e os primeiros cadastrados serão recebidos em um grupo exclusivo chamado “The Founders”, que terá acesso prioritário a reservas de voos futuros, além de outros benefícios que serão anunciados em breve.
Arábia Saudita terá maior aeroporto do mundo
Com obras já em andamento, o novo aeroporto de Riad poderá ser o maior do mundo e andará lado a lado com a Riyadh Air. O projeto, anunciado em 2022, prevê que o espaço de impressionantes 57 km quadrados tenha capacidade para acomodar até 100 milhões de passageiros por ano em 2030, quando deverá ser inaugurado.

O novo empreendimento terá seis pistas paralelas de pouso e decolagem, e deverá incorporar o espaço do terminal Rei Khalid, atualmente em operação. O gigante aeroporto terá 12 km quadrados de espaços residenciais e de recreação, lojas, apoio ao terminal e outros espaços de logística, além de ser operado com energia renovável.
O projeto do aeroporto é do Fundo de Investimento Público (PIF) da Arábia Saudita, o mesmo que financia a Riyadh Air.