Como é voar na Norwegian – mais uma avaliação
Como é voar na Norwegian – mais uma avaliação
Norwegian Air Shuttle é a segunda maior companhia aérea da Escandinávia e uma das maiores low costs europeias e já é uma conhecida dos leitores do Melhores Destinos. Hoje trazemos uma segunda avaliação da companhia, que não tem medo de enfrentar temperaturas baixíssimas para chegar a alguns dos pontos mais gelados do planeta! Embarque com o leitor Luiz Guilherme Mazzari e descubra mais detalhes sobre como é voar com a Norwegian!
A Norwegian, nome oficial Norwegian Air Shuttle ASA, é uma companhia aérea de baixo custo (low cost) norueguesa. Foi fundada a 22 de janeiro de 1993. É a maior companhia aérea de baixo custo dos Países Nórdicos, com cerca de 40% do mercado norueguês, e presença na Suécia, Dinamarca e Polônia, e a segunda maior companhia aérea na Escandinávia, e a nona maior companhia aérea da Europa em termos de número de passageiros. A sede da empresa está em Diamanten, e o Prédio Administrativo em Fornebu.
A Norwegian atende a Europa, Norte da África e Oriente Médio. No total, a companhia opera 300 rotas para 115 destinos em 30 países em três continentes. A companhia opera 70 aeronaves, todas Boeing 737, e é conhecido por sua farda distintivo de branco, com um nariz vermelho, com retratos individuais dos escandinavos notáveis (celebridades) na cauda das aeronaves. A companhia tem 12 bases: Alicante, Bergen, Copenhague, Estocolmo, Gotenburgo, Gran Canaria, Helsinki, Londres Gatwick, Málaga, Oslo-Gardermoen, Oslo Torp, Stavanger e Trondheim e pretende iniciar operações de longo curso a partir deste ano usando o Boeing 787-8 Dreamliner.
A viagem
Eu estava em Londres e buscava uma forma de ir para Oslo e depois para Tromso, no extremo norte da Noruega. De Londres/Oslo/Londres, fiz a viagem na Ryanair, famosa low vost irlandesa. O detalhe é que a Ryanair opera seus voos no aeroporto de Rygge, e a Norwegian opera no Aeroporto de Gardermoen. Entre um aeroporto do outro demora cerca de 1 hora e meia de ShuttleBus.
Todos sabemos que a Noruega é um país caro. E as passagens não foram diferentes, mesmo sendo low cost. De Oslo/Tromso/Oslo, pagamos 149,70 libras esterlinas, com direito a uma mala de 10 kg de cabine + uma mala no porão com até 20 kg. (Na Ryanair tínhamos direito a apenas 15 kg no porão). Tínhamos a outra grande empresa que atendia esse roteiro, mas era mais caro. A empresa era a SAS Scandinavian Airlines.
Fizemos a compra online, direto do site da Norwegian. Como estávamos em Londres, os preços saíram em libras. Imprimimos o Boarding Pass, mas não foi necessário. Pagamos com cartão de crédito.
Detalhe Curioso: o povo colocava a mala, dava mais de 20 quilos e começavam a tirar roupas e vesti-las para entrar no avião. Achei cômico isso, o avião tinha pessoas com quatro jaquetas no corpo. Como estava precavido, eu tinha levado um medidor de peso de mala comprado no Ebay, que me deu tranquilidade de ir com minha bagagem dentro do permitido e não ter que passar pelo constrangimento de abrir mala e entrar lotado de roupa dentro do avião.
Pequeno detalhe: Chegamos muito cedo ao aeroporto e tinha um voo para Tromso, que daria para antecipar. Queriam nos cobrar 400 libras para adiantar o voo para duas pessoas. Resolvemos “conhecer melhor o aeroporto” e continuar com nosso voo no horário previsto.
IDA:
De: Oslo/Gardermoen Saída 17:15 Para: Tromso Chegada: 19:05 Flight: DY384
VOLTA:
De: Tromso Saída 06:45 Para: Oslo/Gardemoen Chegada: 08:35 Flight: DY379
Check-in e bagagens
Check-in liberado com bastante antecedência do horário de partida do voo e não foi necessário o Boarding Pass impresso previamente. Quando chegamos ao aeroporto vimos que a maioria das empresas está apenas com guichês de despacho de bagagem – uma novidade para mim. Você só vai ao balcão caso não consiga fazer tudo sozinho ou esteja com malas acima do peso permitido , pois nesse caso elas cobram o excesso.
Isso mesmo, agora você não tem mais contato com as atendentes no balcão, você tem que ir aos guichês automáticos, imprimir seu Boarding Pass, e imprimir também a fita com código de barras que será colada na bagagem a ser despachada. Feito isso você tem seu cartão de embarque mais a mala devidamente etiquetada. Então você usa um scanner no código de barras da mala, coloca ela na esteira (que tem uma balança para checar o peso), sua mala entra no túnel e pronto! Nada de contato com as atendentes. Eu, como não sabia, fui direto ao balcão e a atendente me disse que eu teria que fazer tudo sozinho. Eu fiz esse procedimento na Ryanair, na Norwegian, na AirFrance e na KLM. Pelo visto, agora é tudo automatizado nas companhias europeias.
Com as malas despachadas automaticamente, estávamos livres para ir para a sala de embarque.
Voo
A Norwegian me aparentou ser uma Low Cost diferenciada em alguns aspectos. Aeronave nova, banco de couro, avião muito limpo, porém se quiser reservar o assento antecipadamente, tem que pagar (como outras low cost’s). Inicio de embarque rigorosamente 30 minutos antes do voo e decolagem com dois minutos de antecedência. Perfeito!
Voamos de Boeing 737-800, que pelo visto é a maioria do equipamento dessa companhia. Avião novo. Sem entretenimento onboard de vídeo, apenas áudio, com rádios gravadas, e você tem que levar o seu headphone.
Mesmo as poltronas sendo de couro, com ótimo acabamento, elas não são reclináveis. Uma posição apenas. E o espaço para as pernas não é nada diferente do que temos no mercado brasileiro: um pouco apertado. Para um voo de duas horas foi tranquilo, mas um voo com maior duração, acredito em certo desconforto.
O piloto e a tripulação fizeram speech em norueguês e inglês. Muito bom. As comissárias de bordo eram muito atenciosas para qualquer necessidade. Cordiais, educadas, me surpreendi, achando que encontraria pessoas frias e com educação com certo limite.
Serviço de bordo
Nesse voo em especial tinha apenas bebidas para vender, não tinha nenhum snack ou algo parecido. Comprei uma água por um preço muito barato, até perguntei novamente para a aeromoça o preço para confirmar: Apenas 25 NOK (R$ 9). Fiquei surpreso, comparado com os preços da GOL praticados aqui no Brasil, e a próprio preço da água na Noruega.
O avião estava praticamente lotado e o voo seguiu sem turbulências, com pouso no horário programado. Excelente take-off e ótimo pouso, mesmo em condições adversas, com muito frio, chuva em Tromso na chegada, e muito fog.
Wi-fi
Agora o detalhe mais espetacular para mim, que nunca havia visto: FREE WI-FI ONBOARD DURANTE O VOO !!! Não acreditei quando peguei meu Tablet, e pesquisei wi-fi, e me conectei e pude navegar à vontade. A velocidade não era essas coisas, mas totalmente navegável. Até postei uma foto no Facebook que o povo comentou: mas isso pode??? Você infringiu as leis?? rsrs Fiz um pequeno vídeo do Wi-Fi dentro do voo.
Chegando a Tromso, desembarque normalmente, com a entrega das malas em tempo regular, sem danos e livre para desbravar a cidade.
Conclusão
Recomendo a todos a companhia e se necessitar, voltarei a voar com a Norwegian. Gostei muito da franquia da mala de porão de 20 kg e, principalmente, da conexão wi-fi onboard.
Agradecemos ao Luiz Guilherme por esta ótima avaliação, que certamente será importante para os leitores que estão planejando uma viagem à Escandinávia – a primeira avaliação você pode conferir nesse link. E você? Já voou com a Norwegian? Deixe suas impressões nos comentários! Se você fez ou vai fazer uma viagem com alguma empresa aérea que ainda não foi avaliada aqui no Melhores Destinos ficaremos felizes em publicar sua avaliação: entre em contato pelo e-mail dicas@melhoresdestinos.com.br Você pode conferir todas as avaliações publicadas pelo MD neste post.