Aeroporto de Fernando de Noronha poderá retomar hoje operação de aviões a jato


Aeroporto de Fernando de Noronha poderá retomar hoje operação de aviões a jato
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) anunciou ontem (17/03) que as operações de aviões a jato no Aeroporto de Fernando de Noronha poderão ser provisoriamente retomadas a partir de hoje (18/03).
No mês passado, o Governo havia sinalizado que a previsão de liberação dos aviões maiores era para o mês de abril. Agora, antecipa a medida, ainda que em caráter provisório.
Para garantir a segurança das operações aéreas durante as obras realizadas pelo Governo do Estado do Pernambuco, a Anac proibiu pousos e decolagens de turbojatos em Fernando de Noronha em 12 de outubro de 2022. À época, para evitar que os motores aspirassem detritos das pistas de pouso e decolagem, colocando em risco as operações. O aeródromo seguiu liberado para aeronaves equipadas com outros motores, como os turboélices.
As obras realizadas até o momento incluem a requalificação de uma faixa central de 18 metros de largura ao longo de toda a extensão da pista de pouso e decolagem, e a recomposição provisória da sinalização horizontal, que permitem o retorno com segurança das operações de aviões maiores.
A recuperação completa da pista de pouso e decolagem do aeroporto seguirá até o fim do ano. As obras previstas para ocorrer entre março e dezembro de 2025, conforme cronograma enviado pelo governo do estado, serão monitoradas pela Anac e a continuidade das operações de aviões a jato no aeródromo depende do cumprimento dos prazos.
Ainda conforme a regulação vigente, a liberação parcial das operações de aeronaves a jato em Noronha dependerá do cumprimento de medidas de segurança e outros trâmites burocráticos entre as companhias e a concessionária do terminal.
A Latam está comercializando voos desde o fim de fevereiro, com início da operação marcado para 1º de maio.
Quer receber mais notícias, dicas e promoções de viagens? Baixe o aplicativo do Melhores Destinos e aproveite!