Noronha prevê imunização de todos adultos ainda neste mês – será o fim da exigência do RT-PCR?


Noronha prevê imunização de todos adultos ainda neste mês – será o fim da exigência do RT-PCR?
Depois de zerar os casos de Covid-19, Fernando de Noronha pretende agora ser uma das primeiras cidades brasileiras a imunizar toda população adulta contra o coronavírus. O arquipélago recebeu na última sexta-feira (11/06) um lote adicional de vacinas e com isso pretende vacinar todos cidadãos inclusos no Plano Nacional de Imunização até o dia 24 de junho (sim, você não leu errado).
A notícia é especialmente importante já que Noronha não possui hospital (os casos graves são transportados de jatinho para Recife), além de viver quase que exclusivamente do turismo. Com 100% de vacina poderia receber os turistas com protocolos menos rígidos e com mais segurança para a população local.
Hoje, por exemplo, todo turista precisa apresentar exame RT-PCR negativo já no balcão de check-in para poder embarcar para Noronha, que a gente sabe que é um procedimento invasivo e custoso, o que encarece ainda mais um destino que já não é barato – confira todos os protocolos de entrada de Noronha.
Com a população local imunizada, tal exigência poderia ser dispensada, possibilidade que foi confirmada por Guilherme Rocha, administrador da ilha: “A partir da imunização dos moradores, vamos discutir com o Comitê de Combate à Covid-19 os protocolos de segurança na ilha”.