Noronha tem novo protocolo de entrada a partir da próxima segunda
Noronha tem novo protocolo de entrada a partir da próxima segunda
Fernando de Noronha terá, a partir da próxima segunda-feira (21/12/20), novas regras de acesso. O exame RT-PCR para quem ainda não foi infectado poderá ser realizado até 48h antes da viagem e quem já teve a doença no máximo há 90 dias e no mínimo há 20 dias não precisará realizar novo exame.
A primeira mudança é a ampliação do prazo para realização do exame. O prazo anterior, de até 24h antes da viagem, era bastante apertado e restringia muitas pessoas de viajar para o arquipélago. Agora o prazo é de 48h, o que melhora um pouco mas ainda é um prazo bem curto.
A segunda mudança é para aqueles que já tiveram um exame positivo para Covid-19 há não mais que 90 dias e não menos que 20 dias. Esses passageiros poderão apresentar o resultado do exame feito à época da detecção e não precisam realizar um novo teste. Aqui vale tanto o positivo no exame RT-PCR, como no exame reagente de IgG (sorologia).
A terceira e última mudança é que os resultados deverão ser apresentados no balcão da companhia aérea no momento de embarque para a ilha, no aeroporto de origem (antes era no desembarque, o que poderia causar transtornos consideráveis). Ainda é preciso levar uma cópia do resultado do exame para entregar no desembarque na ilha.
Continuam valendo as regras anteriores como assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta, com orientações da Vigilância em Saúde do Distrito, utilização de máscaras em ambientes públicos, distanciamento social, uso do álcool gel e a utilização do aplicativo Dycovid (que notifica o usuário sobre possível contato de risco) durante o período de estadia em Fernando de Noronha – confira mais detalhes sobre estes itens no nosso post sobre o protocolo de entrada anterior.
Com o novo protocolo, vem também o aumento do número de voos para Noronha, que vai de 17 para 24 voos semanais.
Veja nosso guia quanto custa viajar para Fernando de Noronha!