Turistas vacinados não precisarão mais de RT-PCR para entrar em Fernando de Noronha
Turistas vacinados não precisarão mais de RT-PCR para entrar em Fernando de Noronha
A partir de 1º de outubro Fernando de Noronha terá um novo protocolo para entrada de turistas: quem já está totalmente vacinado há pelo menos 21 dias estará isento de apresentar exame de Covid-19. Veja como fica:
Turistas totalmente vacinados há 21 dias ou mais
Quem já recebeu todas as doses da vacina há 21 dias ou mais, só precisa apresentar o certificado de vacinação emitido pelo ConecteSUS, Conecta Recife ou Passe Verde. O texto não abre possibilidade para apresentação da carteira de vacinação física.
Turistas que tomaram apenas uma dose ou ainda não completaram 21 dias da última dose
Quem recebeu apenas uma dose de uma vacina que exige duas doses, ou ainda não completou os 21 dias da imunização, terá que apresentar o certificado digital de vacinação e mais um dos seguintes exames:
- teste RT-PCR negativo realizado até 48h antes do embarque;
- resultado reagente do exame IgG por sorologia, realizado em laboratório;
- resultado reagente de exame de anticorpos neutralizantes, realizado em laboratório.
Exames realizados por imunocromatografia, como testes rápidos e exames de busca de antígenos, não serão aceitos.
O texto não fala nada sobre aqueles que não tomaram nenhuma dose da vacina. Entramos em contato com a Administração de Fernando de Noronha para saber como fica a situação destes turistas e tão logo tenhamos resposta, vamos atualizar o texto.
Exames para entrada de crianças em Noronha
O texto também revela como será o protocolo de entrada dos menores de 18 anos:
- Menores de 0 a 6 anos estão dispensados de apresentar exames para Covid-19;
- Menores de 7 a 11 anos devem apresentar resultado negativo do teste molecular RT-PCR, realizado 48h antes do embarque ou menos, ou resultado reagente do exame IgG por sorologia, realizado em laboratório;
- Menores de 12 anos a 17 anos que tomaram a vacina, estão dispensados de apresentar exames. Os que ainda não tomaram a vacina, devem apresentar algum dos exames acima.
Exame de saída
Outra mudança é que o exame feito antes do embarque da volta, realizado por amostragem em 30% dos passageiros deixará de ser realizado.
Entrada a partir de 1º de dezembro
A partir do mês de dezembro só será aceita a carteira de vacinação digital com duas doses aplicadas, exceto para os menores de idade. Ou seja, não haverá uma possibilidade de entrar na ilha para aqueles que não estiverem vacinados.
O que achou das mudanças?